top of page
  • Foto do escritorBR40

Incubadora da USP em Ribeirão Preto é reconhecida como uma das principais da América Latina

Empresa de inteligência de mercado com sede em Estocolmo, na Suécia, destacou a incubadora do Supera Parque de Inovação e Tecnologia devido ao seu impacto geral e realizações de desempenho em relação aos seus pares regionais


Incubadora do Supera Parque em Ribeirão Preto é destaque em ranking internacional – Foto: Divulgação/Supera Parque

A incubadora do Supera Parque de Inovação e Tecnologia foi reconhecida pela segunda vez consecutiva como uma das principais incubadoras e aceleradoras da América Latina, de acordo com o estudo UBI Global, responsável pelo Estudo de Referência 2021-2022, que está em sua sexta edição. Ao todo, foram analisadas 109 iniciativas localizadas em 56 países. Resultado de uma parceria entre a USP, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o parque está instalado no campus da USP na cidade.


O prêmio concedido pela UBI, empresa de inteligência de mercado com sede em Estocolmo, reconhece a Supera Incubadora devido ao seu impacto geral e realizações de desempenho em relação aos seus respectivos pares regionais. É a única brasileira citada na categoria Principais Desafios da América Latina. “É o resultado de anos de dedicação e excelência de uma equipe qualificada e comprometida, que tem contribuído para que empreendedores e pesquisadores consigam desenvolver e chegar ao mercado com produtos inovadores, capazes de solucionar desafios apresentados pela sociedade, de forma sustentável. Nos sentimos honrados por mais essa conquista em nível mundial”, destaca Saulo Rodrigues, gerente da Incubadora.



A empresa realizou uma ampla avaliação de quase dois mil participantes, sendo que apenas 109 foram selecionados para análise. Eles foram comparados utilizando 21 indicadores-chave de desempenho a fim de chegar às classificações World Top Program (categoria global) e Top Challenger (categoria de reconhecimento).


O estudo classificou os participantes em grupos e subgrupos. Os grupos são incubadoras de negócios, aceleradoras de negócio e híbridos, que contam com incubadoras e aceleradoras em seus portfólios de serviços. Já as incubadoras e aceleradoras de empresas também foram divididas em quatro subgrupos, a saber: universidade, público, privado e corporativo.


Ranking UBI Global da América Latina – Foto: Reprodução/UBI

O diretor-presidente do Supera Parque, Sandro Scarpelini, destaca a importância do Parque Tecnológico para a sociedade. “A premiação mostra a excelência do trabalho realizado em Ribeirão Preto que ganha, cada vez mais, reconhecimento mundial, além de reforçar sua importância nacional. O parque promove e valoriza o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia, gerando valor a toda a sociedade.”


Ali Amin, CEO da UBI Global, destaca o quanto o estudo é relevante e valioso para o setor. “Essas organizações de inovação enfrentaram desafios pós-pandemia com soluções criativas para oferecer um portfólio de serviços em nível mundial. Nossos sinceros parabéns pelo compromisso contínuo com a excelência a todas organizações aqui presentes”.


A lista completa pode ser conferida no site www.worldbenchmarkstudy.com


Sobre o Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no campus da USP local, o parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (Piso), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 80 empresas instaladas no parque, sendo: 57 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 22 empreendimentos no Centro de Negócios e uma empresa instalada no loteamento. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.


Texto adaptado da Assessoria de Imprensa do Supera Parque

Fonte: Jornal da USP

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page