• Brasil 4.0

Indústria 4.0 no setor de alimentos

Tema foi debatido durante a reunião da Câmara da Indústria de Alimentos



Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG, no dia 30/04, se encontrou para mais uma reunião setorial. O colegiado, que é presidido por Mário Morais Marques, recebeu Morgana Zimmermann, do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (CIT SENAI), que apresentou os conceitos da Indústria 4.0 e aplicações das tecnologias habilitadoras no setor de alimentos e bebidas por meio de cases de sucesso.


Um dos exemplos citados por Zimmermann da utilização da inovação no setor de alimentos foi o case da cervejaria Heineken que, por meio da impressão em 3D, substituiu peças de aço, utilizadas na produção, por plástico. Já a rede de lojas Zaitt, apostou na automação de todos os seus processos e os clientes têm uma imersão tecnológica em que todo o serviço é autônomo. Para isso, são utilizadas câmeras com sensores monitoram toda a movimentação nas lojas e os cestos de compras reconhece, contabiliza e faz o débito das compras automaticamente. “Praticidade na hora das compras que vem ganhando força no Brasil”, ressaltou.


Já Bruno Rivetti Zabeu, business Development Manager Brasil, apresentou o conceito de Cobots (Robôs Colaborativos) e como ela é enquadrada e utilizada como tecnologia habilitadora da indústria 4.0 no segmento de alimentos e bebidas. Os cobots foram criados para interagir com humanos em ambientes de trabalho. “Os cobots acrescentam valor a diversos setores produtivos e contribuem para o aumento da eficiência e da produtividade’, explicou. “Os robôs são máquinas programadas para manipular algo. Nós os inventamos para que façam o nosso trabalho e isso é ancestrais”, disse citando o artista Leonardo da Vince, que criou o primeiro protótipo de humanoide, o Cavaleiro Mecânico, de 1495.


Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG (CIN), apresentou para os presentes no encontro on-line, as Possibilidades de Exportação para a Indústria de Alimentos.


Fonte e imagens: FIEMG

71 visualizações0 comentário
Creating-a-Sustainable-Future-wp-banners160x600.jpg