top of page

Indústria do esporte busca inovar através de fintechs, healthtechs e outras startups

  • Foto do escritor: BR40
    BR40
  • 7 de out. de 2020
  • 4 min de leitura

ree

O Arena Hub, centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco em esportes e entretenimento, abriu recentemente suas portas e já está com muitas novidades. Além das palestras, debates e bate-papos sobre temas da indústria, em sua abertura o hub também anunciou o desafio ‘Like a Player’, promovido em parceria com o Sebrae e apoio do Nexus e do Startupi.


Ao participar do challenge, as startups terão à disposição diversas ferramentas que as ajudarão a crescerem economicamente, além de enriquecer o negócio da indústria esportiva e ampliar o mercado como um todo.


ree

Outro diferencial do desafio é que ele é aberto a todos os segmentos e não somente ao do esporte. Ou seja, uma HRTech pode participar, uma fintech e até uma healthtech, desde que sua solução gere crescimento e valor ao esporte.


Isso porque as entidades esportivas têm buscado soluções que as ajudem em diversos setores. A Federação Paulista de Futebol, por exemplo, está trabalhando para ter uma gestão mais ágil e moderna e por isso está em busca de soluções que envolvam aceleração de processos e gestão interna.


Inscrições até dia 9/10 pelo site.


Mauro Silva, ex-futebolista brasileiro e atual vice-presidente da FPF, ainda ressaltou outras frentes em que startups poderiam ajudar nesse sentido: áreas de controle e gestão de treinamento, condicionamento físico de atletas, gestão financeira, custos, jurídico; transmissões online; aumento de receitas, redução de custos, entre outros.


Para Renato Gil, cofundador do Arena Hub, é uma oportunidade para essas startups de outros segmentos cresceram junto ao ecossistema de sportechs. “O esporte é um mercado muito grande, como diz Gustavo Hazan; ‘Se o esporte fosse um país, seria considerado a sétima maior economia do mundo’. A oportunidade existe e o Arena Hub tem o papel de agrupar e organizar todo este ecossistema”, ressaltou.


Ainda segundo ele, “o desafio Like a Player veio mapear estas tecnologias que podem entregar inovação no esporte, algumas ainda nem sabem que podem entregar esta tecnologia, ou algum produto que seja uma inovação para o setor”.


ree
Renato Gil, cofundador do Arena Hub.

Nesta semana, durante o Arena Talks, evento realizado às quintas-feiras, com pessoas relevantes da indústria do esporte, entretenimento e do ecossistema de inovação, outras entidades importantes para o esporte ressaltaram a importância dessa conexão que o Arena Hub promove entre empresas, startups e marcas.


Uma das participantes da live foi Verônica Hipólito, atleta e fundadora do Time Naurú. A atual embaixadora do Arena Hub contou que em menos de um mês em contato com o centro de inovação já encontrou startups que a ajudaram com diversas soluções como na elaboração e desenvolvimento de projetos incentivados e geração de receita.


A atleta disse que acredita muito na interdisciplinaridade e que, portanto, essa conexão que o Arena Hub proporciona entre entidades, startups e marcas é muito importante já que um sempre pode ajudar o outro de forma a complementar suas expertises.

ree
Importantes players da indústria do esporte participam do Arena Hub Talks

Raphael Nishimura, presidente da Associação Brasileira de Escalada Esportiva, também falou sobre as necessidades da entidade e de como startups poderiam ajudá-la em sua maior dor que, atualmente, é a administrativa. Segundo ele, a ABEE trabalha muito com envio de documentos e prestação de contas e a principal tecnologia usada pela equipe é o Google Drive. “Essa parte da gestão otimizaria nosso tempo. Quanto mais tempo a gente conseguir economizar é melhor, principalmente nessa parte de gestão de projetos”, afirmou.


Para João Barion, piloto de drift, além da troca de know-how com outras atividades e com outros esportes que o Arena Hub proporciona, a chance de desenvolver novas tecnologias é um pilar muito importante que o centro de inovação carrega. “Acho que cada vez mais a tecnologia tem um peso muito grande dentro dos esportes. A pandemia veio só para reforçar isso”, disse.


Ele também falou sobre soluções criadas durante esse período, como tecnologias para membership e transmissões, e a importância das startups nesse sentido. “Dentro das startups as pessoas estão tentando sair da caixa. Empresas mais estabelecidas, normalmente, tendem a fazer o que já sabem e não inovar como startups.


Beto Ópice, gerente de marketing do Osasco Vôlei, contou sobre o que inspirou o time a participar do projeto do Arena Hub. “A ideia do Osasco Voleibol quando tomou conhecimento dessa iniciativa maravilhosa é se tornar mais um parceiro dessa indústria esportiva trazendo iniciativas inovadoras para agregar no nosso desenvolvimento e também criar novas soluções para aumentar nosso desempenho tanto dentro como fora das quadras”.


ree

Ele ainda destacou um ponto importante sobre essa relação entre startups e entidades. “Como entidade esportiva a gente vai poder servir de laboratório para essas startups implementarem suas criações e executarem tudo que eles planejam, mas a gente quer também mostrar que como parceiro da indústria pode ser um ganha ganha dos dois lados”.


Pensando em todos esses aspectos, o ‘Like a Player’ espera receber mais de 200 inscrições de startups de qualquer área que possam enriquecer, compartilhar e apresentar inovações e soluções para a indústria esportiva.


Como participar


O challenge acontecerá em três fases: inscrição; fase de pitches; e um evento final, ao vivo, para definição e anúncio dos vencedores.


Entre os jurados confirmados estão grandes nomes do mercado como Geraldo Santos, diretor do Startupi e investidor-anjo; Eduardo Zaidan, CFO da Squadra Ventures; Marcia Cintra, investidora pela Gávea Angels; Luiz Claudio Menezes, investidor pela BR Angels; Marcello Gonçalves, cofundador da Domo Invest; Pedro Sirotsky , sócio-gerente da Barrah, family office focado em investimentos de venture capital; Raul Daitx, sócio da Catarina Capital; Eduardo Baraldi, CEO da Octagon Brasil e México; Felipe Ribbe, head of BizDev na Enzima; Fernanda Rojtenberg, head de Marketing do Colosseum Group; Fernando Gavini, fundador do Olimpíada Todo Dia; e Edson Mackeenzy, diretor de Investimentos na The Venture City.


Prêmios


1º colocado

01 Pitch Deck desenvolvido pela 2simple;

03 mentorias 2simple Conecta;

01 pacote de serviços jurídicos cedido pela Bonuz;

06 meses de utilização gratuita do espaço do Arena Hub (01 posição);

01 Publieditorial (matéria completa), com veiculação no portal e nas redes sociais Startupi.


2º colocado

01 pacote de serviços jurídicos cedido pela Bonuz;

02 mentorias 2simple Conecta;

03 meses gratuitos de utilização do espaço físico do Arena Hub (01 posição).


3º colocado

01 pacote de serviços jurídicos cedido pela Bonuz;

01 mentoria 2simple Conecta.


As startups interessadas deverão se inscrever gratuitamente até o dia 09 de outubro no site e apresentar suas ideias e perspectivas de negócio.


Por: Janaina Dantas: Jornalista do Startupi, formada pela FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação em 2015.

Fonte e imagens: Startupi

Comentários


bottom of page