Sorvete vegano é feito à base de proteína de ervilha, sem glúten, transgênico ou ovo; ingredientes são escolhidos por inteligência artificial
A foodtech chilena NotCo lança no Brasil, no mês de dezembro, o Not IceCream, o primeiro sorvete 100% feito de ingredientes vegetais. Segundo a empresa, que usa inteligência artificial para produzir alimentos sustentáveis à base de plantas, ele tem "a cremosidade dos sorvetes tradicionais".
O Not IceCream, sorvete vegano, será vendido em redes de supermercado no Brasil. Inicialmente, a cidade de São Paulo receberá apenas o sabor chocolate, mas em breve outros sabores (baunilha, cookies & cream e morango) deverão chegar por aqui.
A NotCo destaca que suas receitas são formuladas por um algoritmo chamado Giuseppe, baseado em IA e criado pelos fundadores da startup. Ele busca reproduzir a estrutura molecular dos alimentos de origem animal, porém sugerindo combinações de plantas.
O presidente da empresa no Brasil, Luiz Augusto Silva, fala que "se ninguém disser que [o Not IceCream] é feito a partir de ervilhas e outros ingredientes vegetais, o consumidor não nota". Ele é feito sem leite e com proteína de ervilha, além de não conter glúten, transgênico ou ovo.
"A escolha dos ingredientes foi feita pelo Giuseppe, nosso algoritmo de inteligência artificial, e nos surpreendeu, porque ficou incrivelmente gostoso", diz o executivo.
Por aqui, a NotCo já disponibiliza um outro produto: a Not Mayo. Trata-se de uma maionese sem ovos, lançada em maio, e feita à base de grão de bico, sem glúten, colesterol ou lactose.
Lá no Chile, onde a startup nasceu em 2015, há ainda produtos como o Not Milk. É a versão da NotCo do leite, só que à base de repolho e abacaxi. A expectativa é trazê-lo para o Brasil ainda em 2019.
Além de São Paulo, que recebe agora o Not IceCream, outras capitais brasileiras deverão receber produtos da empresa.
Fonte: Redação IT Forum 365
コメント