top of page
  • Foto do escritorBR40

Inteligência Artificial das Coisas já é realidade nas indústrias brasileiras


Inteligência Artificial

A tecnologia é uma grande aliada da produtividade nas indústrias, por isso o setor está sempre alinhada com os mais modernos recursos tecnológicos que surgem no mercado. Não seria diferente com a AIoT (Inteligência Artificial das Coisas). O conceito surgiu da junção da Internet das Coisas (IoT) com a Inteligência Artificial (AI). AIoT tem o potencial de trazer benefícios significativos para toda a cadeia industrial e a nova tecnologia já vem sendo aplicada com bastante êxito em projetos variados. Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente da Deloitte, com líderes empresariais de todo o mundo, revelou que 92% deles, de nível sênior, dizem que o valor da AIoT supera as expectativas, sendo que 34% dos entrevistados disseram que o aumento da receita é o principal objetivo para o uso da AIoT.


A aplicação da Inteligência Artificial das coisas garante eficiência no processo industrial, já que permite que dispositivos funcionem de forma mais inteligente. A AIoT é capaz de otimizar tarefas, o que gera economia de recursos, tempo e energia. Dessa forma, essa tecnologia pode ser considerada sustentável, pois garante o uso responsável de recursos naturais, por exemplo, a água e combustíveis altamente poluentes. Tudo é feito por meio da análise contínua de Dados, o que faz com que as operações possam ser ajustadas em tempo real, evitando o desperdício.


Quando falamos de AIoT outro ponto importante é o controle de qualidade de produção. Por meio de equipamentos modernos, como câmeras de monitoramento e painéis de controle que fornecem insights relevantes a todo tempo, os gestores podem identificar se há desvios nos padrões de fabricação. Além do mais, os ajustes podem ser realizados em um tempo menor, o que assegura maior produtividade.


Metalurgia 2023 - Feira e Congresso

Uma questão que pode ser resolvida com o uso da AIoT é a gestão dos estoques com a logística inteligente de produtos. A tecnologia garante que os produtos em estoque sejam rastreados e que os responsáveis pelas entregas realizem a roteirização do transporte online e em tempo real. Ações como estas ajudam a reduzir custos logísticos, evitam atrasos e melhoram a eficiência em toda a cadeia de suprimentos.


Cada indústria, uma solução AIoT diferente


Assim, não podemos falar que AIoT é o futuro da indústria no Brasil, pois já é uma realidade que veio para ficar. As organizações que não adotarem sistemas a partir de Inteligência Artificial das Coisas ficarão em desvantagem no mercado industrial. Entretanto, não há uma única solução que atenda todos os casos, cada indústria tem seus próprios desafios e deve trabalhar para resolvê-los. Antes de implementar um projeto de AIoT, o mais indicado é que se faça um estudo com o objetivo de identificar em quais setores a tecnologia irá funcionar melhor.


Por Hilton Carvalho, gerente de pré-vendas da Hikvision.

Fonte e imagem: InforChannel



Σχόλια


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page