top of page
  • Foto do escritorBR40

Inteligência artificial generativa leva a solução de manutenção preditiva da Siemens para o próximo nível

  • O aprimoramento de recursos comprovados de aprendizagem de máquina com IA generativa cria uma solução de manutenção preditiva robusta e abrangente que aproveita os pontos fortes de ambos.

  • Usando uma interface de usuário conversacional, os fabricantes podem tomar ações proativas facilmente, economizando tempo e recursos.

  • A nova funcionalidade de IA generativa do Senseye Predictive Maintenance torna a manutenção preditiva conversacional.


siemens

A nova funcionalidade generativa de IA ajuda a neutralizar a escassez de habilidades no setor de manutenção. Foto: Divulgação Siemens


A Siemens está lançando uma nova funcionalidade de inteligência artificial (IA) generativa em sua solução de manutenção preditiva – Senseye Predictive Maintenance (Manutenção Preditiva Senseye). Usando o ambiente privado de IA da companhia, esse avanço torna a manutenção preditiva mais conversacional e intuitiva. Por meio desta nova versão da Senseye Predictive Maintenance com funcionalidade de IA generativa, as interações homem-máquina e a manutenção preditiva serão mais rápidas e eficientes, aprimorando os recursos comprovados de aprendizagem de máquina com IA generativa.

Sinergia de IA generativa e aprendizagem de máquina


A Senseye Predictive Maintenance usa inteligência artificial e aprendizagem de máquina para gerar automaticamente modelos de comportamento de máquinas para direcionar a atenção e a experiência das equipes de manutenção para onde é mais necessário. Com essa base sólida, agora está sendo introduzida uma funcionalidade de IA generativa que ajudará os clientes a trazer o conhecimento existente de todas as suas máquinas e sistemas e selecionar o curso de ação para ajudar a aumentar a eficiência das manutenções.

Atualmente, os dados da máquina e da manutenção são analisados por algoritmos de aprendizado de máquina e a plataforma apresenta notificações aos usuários em caixas/pop-up estáticos e independentes. Com pouca configuração, a interface de usuário UI) na Senseye Predictive Maintenance trará um novo nível de flexibilidade e colaboração para as empresas. Ela facilita uma conversa entre o usuário, a IA e os especialistas em manutenção: esse diálogo interativo agiliza o processo de tomada de decisão, tornando-o mais eficiente.


siemens

Um dos clientes da Senseye que aproveitará a nova capacidade de IA generativa é a BlueScope, uma fabricante de aço australiana.

“A Senseye Predictive Maintenance tem sido mais do que uma ferramenta, é um catalisador para a mudança em nossa organização. A inovadora funcionalidade de IA generativa da Siemens ajudará a acelerar nossos esforços para ampliar o compartilhamento de conhecimento entre nossas equipes globais e continuará a apoiar nossa ambiciosa estratégia de transformação digital.” – Colin Robertson, Gerente de Transformação Digital, BlueScope

Da manutenção preditiva à manutenção prescritiva


No aplicativo, a IA generativa pode escanear e agrupar casos, mesmo em vários idiomas, e buscar casos passados semelhantes e suas soluções para fornecer contexto para problemas atuais. Também é capaz de processar dados de diferentes softwares de manutenção. Os dados não precisam ser de alta qualidade para que a IA generativa os transforme em insights: com pouco configuração necessária, considera protocolos de manutenção concisos e notas sobre casos anteriores para ajudar a aumentar o conhecimento interno do cliente. Ao contextualizar melhor as informações disponíveis, o aplicativo é capaz de derivar uma estratégia de manutenção prescritiva.

A nova funcionalidade de IA generativa na solução Software-as-a-Service (SaaS) Senseye Predictive Maintenance estará disponível a partir do segundo trimestre para todos os usuários da Senseye. A combinação de IA generativa e aprendizado de máquina cria uma solução de manutenção preditiva robusta e abrangente que aproveita os pontos fortes de ambos.


interplast

Impulsionando a produtividade e a transformação digital


Para a Siemens, introduzir a IA generativa na manutenção preditiva não se trata apenas de aprimorar a tecnologia; trata-se de gerar benefícios tangíveis para os fabricantes. Ao permitir decisões de manutenção mais rápidas e fáceis, aumenta a produtividade, promove a sustentabilidade e acelera a transformação digital em toda a organização. Ele também apoia na escassez de mão de obra qualificada no setor, pois capta e traz à tona o conhecimento especializado da força de trabalho que está envelhecendo. Ao fazer isso, capacita os funcionários menos experientes do chão de fábrica, tornando-os mais eficientes e eficazes em suas funções.

“Ao aproveitar o poder do aprendizado de máquina, da IA generativa e dos insights humanos, estamos levando a Senseye Predictive Maintenance para o próximo nível. A nova funcionalidade torna a manutenção preditiva mais conversacional e intuitiva – ajudando nossos clientes a agilizar os processos de manutenção, aumentar a produtividade e otimizar recursos. Isso representa um marco importante no combate à escassez de mão de obra qualificada e no apoio à transformação digital de nossos clientes.” - Margherita Adragna, CEO, Atendimento ao Cliente para Digital Industries, Siemens AG

Este comunicado de imprensa está disponível aqui.

Para obter mais informações sobre a Senseye Predictive Maintenance, consulte aqui.

Saiba mais sobre como a BlueScope, uma empresa siderúrgica australiana, melhorou sua eficiência operacional com a Senseye Predictive Maintenance aqui

A empresa de tecnologia Siemens está aproveitando o poder da inteligência artificial (IA) generativa para ajudar as empresas industriais a impulsionar a inovação e a eficiência à medida que evolui constantemente seu portfólio de IA. Na SPS 2023, a Siemens demonstrou outra oferta de IA generativa: O Copiloto Industrial – um assistente gerador alimentado por IA em uma máquina de produção.


siemens

A Siemens Digital Industries (DI) é líder em inovação em automação e digitalização. Colaborando estreitamente com parceiros e clientes, a DI impulsiona a transformação digital nos processos e indústrias discretas. Com seu portfólio Digital Enterprise, a DI fornece a empresas de todos os portes um conjunto de produtos, soluções e serviços de ponta a ponta para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para as necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI apoia os clientes a alcançar maior produtividade e flexibilidade. A DI está constantemente adicionando inovações ao seu portfólio para integrar tecnologias futuras de ponta. A Siemens Digital Industries tem sua sede global em Nuremberg, Alemanha, e tem cerca de 72.000 funcionários internacionalmente.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Combinando os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.


No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de € 77,8 bilhões e lucro líquido de € 8,5 bilhões. Em 30 de setembro de 2023, a empresa contava com aproximadamente 320.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet em www.siemens.com.


Fonte: Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page