top of page
  • Foto do escritorBR40

Inteligência artificial no agro: soluções para o campo estão na Agrishow 2024

Explore as inovações em IA apresentadas na Agrishow 2024, que estão ajudando os produtores rurais a tomar decisões estratégicas e a produzir mais com menos recursos.


agrishow

A Agrishow 2024 foi palco de uma verdadeira revolução tecnológica. A Inteligência Artificial (IA) dominou o evento, com diversas marcas expositoras apresentando soluções inovadoras que prometem auxiliar os produtores rurais a tomar decisões estratégicas com maior eficiência e eficácia.


Os avanços da IA estão permitindo que os agricultores produzam mais e melhor, utilizando menos recursos. A IA já está integrada a processos cruciais para o campo, como coleta e processamento de informações sobre clima, dados geoespaciais, monitoramento de safras e solos, produção e produtividade. Tudo isso visando a sustentabilidade dos processos e unindo a agricultura de precisão à agricultura de decisão.


As marcas expositoras da feira contam com núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que funcionam como pilares para estudar, desenvolver e testar soluções personalizadas para as necessidades específicas de cada agricultor ou pecuarista. Além disso, o aprendizado de máquina, adquirido pela IA Generativa, está oferecendo ainda mais opções para atender à crescente demanda mundial por alimentos.


EXSTO

Soluções de IA no agro


Um dos destaques desta edição é a Plataforma de Inteligência Artificial AGLIBS, desenvolvida pela Embrapa Instrumentação em parceria com a agfintech Agrorobótica. Essa tecnologia inovadora integra diferentes softwares e sensores avançados, permitindo a digitalização do solo e das atividades agrícolas. A AGLIBS não apenas viabiliza o acesso à agricultura de precisão, mas também permite a comercialização de créditos de carbono no mercado voluntário internacional, promovendo a gestão da fertilidade do solo e a nutrição das plantas de forma sustentável.


Outra inovação apresentada na Agrishow é o Cromai Scan Weed, da Cromai, que identifica e classifica plantas invasoras, enquanto o Cromai Scan Growline corrige falhas de plantio na cana-de-açúcar. O Cromai Sentinel quantifica impurezas vegetais de forma automática, promovendo uma tomada de decisão assertiva e melhorando a eficiência operacional nas atividades agrícolas.


A Bosch também está na vanguarda da transformação digital no campo, com o One Smart Spray, solução que permite a aplicação seletiva de herbicidas, detectando a presença de plantas daninhas em tempo real e pulverizando apenas onde necessário, graças ao uso de câmeras com redes neurais e IA.


eletro metal mecânica

A Bayer, em colaboração com a Microsoft, apresenta o Agri-Copilot, uma espécie de "ChatGPT do Agro", que usa IA para responder intuitiva e personalizadamente às perguntas dos produtores rurais, com base em conjuntos de dados agrícolas e ambientais.


Na John Deere, destaca-se o See & Spray™ Select, um sistema de pulverização inteligente que utiliza IA, visão computacional e machine learning para identificar e pulverizar apenas plantas daninhas, economizando até 97% de herbicidas em testes realizados no Brasil.


As inovações apresentadas no evento têm o potencial de transformar a forma como os produtores rurais trabalham, tornando a agricultura mais eficiente, sustentável e produtiva. É uma nova era para a agricultura, e estamos apenas no começo.


Encontre todas as marcas expositoras da Agrishow na plataforma Agrishow Experience!

 



Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page