top of page
  • Foto do escritorBR40

Intermach começa nesta terça-feira consolidada como vitrine da inovação e tecnologia

Intermach começa nesta terça-feira consolidada como vitrine da inovação e tecnologia para a indústria metalmecânica


Feira reúne tecnologias e inovações, com destaque para indústria 5.0, capacitação e rodada de negócios. Evento sediado em Joinville-SC, de 13 a 16 de setembro, é o principal da região Sul do Brasil


A cidade de Joinville-SC recebe de 13 a 16 setembro, a 13ª Intermach, maior Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica do Sul do país. Depois de três anos sem ser realizada, em razão da pandemia de Covid-19, o evento retorna para movimentar a indústria metalmecânica. A expectativa, para este ano, é que sejam firmados contratos envolvendo até 300 milhões, que devem se consolidar em até 12 meses após a realização do evento.


O evento se tornou a vitrine para grandes negócios, concentrando máquinas e equipamentos de última geração, de fornecedores nacionais e internacionais nas áreas de Usinagem, Soldagem, Metrologia Industrial, indústria 4.0, impressão 3D, manufatura aditiva e soluções AI/IoT.


Nesta edição a expectativa é reunir 24 mil profissionais de 400 cidades e 20 estados além de países da América do Sul, consolidando a importância do evento para o setor industrial da região Sul. Organizada pela Messe Brasil, a Intermach de 2022 ocorre no Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, das 13 às 20, em todos os dias de evento. Dentro da feira, haverá diversas exposições, apresentações técnicas e de novos produtos e serviços.



Richard Spirandelli, diretor da feira, destaca que a feira é uma ótima oportunidade de alavancar os negócios, pois oferece condições comerciais atrativas e linhas de crédito serão oferecidas aos participantes. “É de praxe o expositor oferecer melhores condições comerciais durante a feira, além disso teremos agentes financeiros oferecendo linhas de crédito no evento. Os visitantes terão a oportunidade de comparar as máquinas em funcionamento lado a lado, conversar com a equipe técnica de atendimento presente no evento, obter as melhores condições comerciais que os expositores oferecem na feira, além de poder obter linhas de crédito oferecidas no próprio evento. O estímulo aos negócios e renovação do nosso parque fabril será muito forte”, explica.


Soluções inovadoras para a indústria


Um mundo de oportunidades em tecnologia e inovação estará à disposição dos visitantes da Intermach. Destaque para soluções de inteligência para o chão de fábrica, manufatura estratégica, conceitos da indústria 5.0 e transformação digital. Sistemas passam a cuidar das otimizações e automação de processos, desempenhando um papel importante na captura de dados e análise dos resultados e as soluções em IoT (internet das coisas) estão cada vez mais focadas no aumento de produtividade.


A Intermach terá modernas soluções inteligentes de manufatura que combinam tecnologias de sensor, de software e autônomas. A dinâmica é colocar os dados a trabalhar de forma autônoma, aumentando a eficiência e produtividade, qualidade e segurança em qualquer setor, seja o industrial, de fabricação, de infraestrutura, público e em aplicativos de mobilidade. As tecnologias estão moldando a produção e os ecossistemas relacionados às pessoas, para que se tornem cada vez mais conectadas e autônomas, garantindo um futuro escalável e sustentável. Nesse contexto, impressoras 3D garantem prototipagem rápida, com baixo custo, versatilidade e fluxo nos processos de design. A tecnologia da realidade virtual é utilizada no desenvolvimento e na validação de soluções ainda em fase de projeto.


A feira apresenta também máquinas e equipamentos inovadores para estamparia, corte e dobra. Serviços de metrologia que atendem às normas técnicas com acreditação à RBC (Rede Brasileira de Calibração do Inmetro), máquinas de rastreabilidade, codificação industrial e identificação de produtos. Os centros de usinagem e fresadoras CNC são cada vez mais versáteis e podem ser aplicados para usinar ampla gama de materiais e produtos.


Por sua vez, as máquinas e equipamentos de movimentação abrangem sistemas de esteiras porta cabos, cabos elétricos especiais, conectores, buchas autolubrificantes, guias lineares e componentes de tecnologia de acionamento, tarugos para usinagem de peças personalizadas e impressão 3D. A Intermach reúne também, compressores de parafuso com pressão de até 20 bar, sendo ideais para aplicação em indústrias que utilizam máquinas de corte a laser de fibra, em seu processo produtivo. Há ainda, máquinas de solda e sistemas de automação e robótica com soluções de segurança antiesmagamento, que atendem a NR12, dispensando o enclausuramento, o que amplia a área livre para manuseio das peças a serem soldadas.


Programação do Congresso Técnico da Intermach é voltado às inovações tecnológicas


Organizado pelo Instituto SENAI de Inovação em parceria com a Messe Brasil, o Congresso Mecânica e Automação será realizado no dia 15 de setembro, por meio de quatro painéis. O painel de abertura “Robótica – cases aplicados” terá palestras das empresas KUKA, Shell e Pollux. O segundo painel aborda a “Transformação Digital” incluindo palestras das empresas NIDEC, Rudolph e UBIVIS. No terceiro painel as empresas GM, HOGANAS e TRUMPF apresentam suas palestras sobre “Processamento de Materiais a Laser”. E o quarto painel com o tema “Tecnologia dos Materiais e Processos de Usinagem” terá palestras da Gerdau, SECO Ferramentas e ZEISS. Todos os painéis serão finalizados com espaço para perguntas aos palestrantes


Agenda – 15/09

14h – abertura

14h10 – Painel Robótica cases aplicados

15h15 – Painel Transformação Digital

16h40 – Painel Processamento de Materiais a Laser

17h45 – Painel Tecnologia dos Materiais e Processos de Usinagem

SERVIÇO – 15/09 (quinta-feira) das 14h às 18h30 – Sala 5 Tulipa


Indústria do Futuro será tema de palestra da ABIMAQ na Intermach


A programação de conteúdo técnico da Intermach contará com a palestra “Indústria do Futuro”, com o diretor-executivo de Tecnologia e Inovação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ, João Alfredo Saraiva Delgado. A palestra traz uma abordagem da maneira que a integração das diversas tecnologias 4.0 estão moldando o futuro da indústria.


João Alfredo é graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI e tem especialização em Engenharia de Produção pela FEI e MBA em Marketing pela FGV. O palestrante é presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos – IPDMAQ, onde coordena as ações de inovação para as empresas de bens de capital mecânicos e as propostas de Políticas Públicas para o setor.


SERVIÇO – 13/09 (terça-feira) das 16h às 17h – Sala 4 Bromélia



Palestra da ABIMAQ detalha a última revisão e novas tecnologias da NR12


Manter as rotinas das indústrias adequadas às normas técnicas é um desafio cada vez maior para o mercado brasileiro. Para facilitar o entendimento a ABIMAQ promove a palestra “NR12: última revisão e novas tecnologias”, com os especialistas no tema Sidney Esteves Peinado e Ronaldo Gabriel dos Santos.


A programação inclui o detalhamento da NR12, portaria 197 x portaria 916 de 30.7.2019, o impacto econômico das alterações e novas normas técnicas aplicadas. Os palestrantes detalham como as mudanças interferem em outras regulamentações de segurança como NBR ISO 14119 e ISO TR 24119, fazem uma introdução a NBR ISO 13849-1 e NBR ISO 13849-2 e apresentam as novas tecnologias de segurança humana. Completam o conteúdo os sistemas de radar para segurança humana/inxpect e o intertravamento de segurança “trapped key” – PSPC.


SERVIÇO – 13/09 (terça-feira) das 17h30 às 20h - Sala 4 Bromélia


Câmara Setorial da ABIMAQ detalha soluções de metrologia e controle da qualidade para a indústria metalmecânica


A “Metrologia e Controle da Qualidade para a Indústria Metalmecânica” é o tema central das apresentações que a Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle da Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI), da ABIMAQ, realiza na Intermach. Empresas apresentam cases práticos aplicados em suas unidades fabris. Confira a programação:


14h - Medição Óptica em Processos de Produção – STARRETT

14h30 - É possível economizar com sensores utilizando Inteligência Artificial? - BIRMIND AUTOMAÇÃO E SERVIÇOS

15h - Gêmeos Digitais para a Indústria de Moldes e Matrizes - HEXAGON METROLOGY

15h30 - Soluções para Metrologia Dimensional, Rugosidade e Dureza – MITUTOYO

16h - Controle de Vazão para Diminuição de Refugo em Peças de Injeção – JHP

16h30 - Ensaios de corrosão acelerados para avaliação da durabilidade de produtos – BASS

SERVIÇO – 15/09 (quinta-feira) das 14h às 17h – Sala 5 Tulipa


5ª edição do Automation Talks do Núcleo de Automação da ACIJ será voltado às aplicações inteligentes na indústria 4.0


A 5ª edição do Automation Talks com a temática central de aplicações inteligentes na indústria 4.0 será realizado pelo Núcleo de Automação Industrial da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) na Intermach, em ambiente propício para relacionamento e negócios. O evento reúne rodada de negócios, palestras técnicas ou focadas em inovações tecnológicas, cases tecnológicos e participação na feira em estande coletivo.


O Automation Talks será realizado nos dias 14 e 15 de setembro (Sala Bromélia), dentro da Intermach, e deve reunir cerca de 500 profissionais ligados à automação industrial.


Agenda


14 /09 – Sala Bromélia


14h – SCHULZ na Rota da Inovação

15h - DRETi40 - Diagnóstico para o Roadmap Estratégico e Tecnológico na Indústria 4.0 - GO44, I3C, VALOR VERTICAL

17h - Não é Complexo, não é sobre Tecnologia - é Transformação Digital - TUPY


15 /09 – Sala Bromélia


13h - Energia Solar, o melhor momento para investir é agora – TECNOIND

14h - Desafios da Implementação Digitalização dos Processos na Pneumática – MICROAUTOMAÇÃO

15h - Robótica Orientada por Visão - FOUR / YASKAWA MOTOMAN

16h - Indústria 4.0 - Como utilizar a Inteligência Artificial na predição de falhas de linhas produtivas - MASSIGNAM ENGENHARIA




ABINFER Business Center será dedicado à divulgação de soluções e serviços de ferramentarias


A ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), estruturou uma área de 84 m², na Intermach que será ocupado por dez ferramentarias associadas para apresentação de suas soluções e serviços para a indústria metalmecânica. Denominado ABINFER Business Center Intermach (ABC Intermach), o espaço oferece uma solução completa aos visitantes, reunindo exposição, tecnologia e conhecimento no mesmo ambiente. Estão confirmadas as ferramentarias Winter, Moldtool, Herten, Fastparts, Bosch, Inova Matrizes e GTF, além dos patrocinadores PLMX e BOSCH.


O ABC Intermach proporciona visibilidade às marcas e geração de negócios, ao mesmo tempo que divulga a competência produtiva nacional em ferramentais, o aprendizado de novas técnicas e tecnologias, e o networking entre expositores, patrocinadores e visitantes. Entre os temas de destaque está a Indústria 4.0 e automatização dos processos. “O momento para o mercado é extremamente positivo e o uso de novas tecnologias é primordial para alavancar o mercado e o desenvolvimento do setor”, comenta Christian Dihlmann, presidente da ABINFER.


O ABC Intermach é uma realização da ABINFER em parceria com a Messe Brasil, organizadora da feira e congresso. Conta com o apoio institucional da ISTMA World (Associação Mundial de Ferramentaria e Usinagem) e do SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista), e apoio de mídia da Revista Ferramental e APREM Comunicação.



Campeonato de Solda Weld Vision reúne profissionais de empresas da região na Intermach


A Weld Vision, especializada em equipamentos de solda e corte, realiza na Intermach o Campeonato de Solda Weld Vision que reúne profissionais de empresas da região para a competição. A ideia é permitir que os soldadores tenham a oportunidade de demonstrar seus talentos e habilidades com o uso das tecnologias mais recentes disponíveis no mercado.


Os participantes receberão duas chapas de aço carbono de 6,4 mm e uma EPS (Especificação do Processo de Soldagem). A disputa será individual e o tempo para realizar a soldagem é de 15 minutos. Após o término da prova, um especialista da Weld Vision fará a avaliação da solda que definirá os vencedores.


Mais informações estão disponíveis no site do campeonato de solda www.campeonatodesolda.com.br


SERVIÇO – 13 a 16/09 (terça-feira) – divulgação dos vencedores 16/09, às 19h – estande 388


Expositores têm a oportunidade de detalhar aspectos técnicos das soluções em Workshops


Completam a programação de conhecimento técnico da Intermach, os workshops promovidos por expositores. A ação possibilita que os profissionais do mercado tenham acesso às tecnologias inovadoras e lançamentos, disponíveis para a da indústria de transformação do plástico. Confira a programação:


13/09 – terça-feira


17h às 18h - A Próxima Onda da Indústria 5.0 - Tendências da Transformação Digital - GHOLIAS/GRUPO ALLTECH - Sala Margarida N.12

18h às 19h - Grampos de Fixação - KIFIX - Sala Margarida N.12


14/09 – quarta-feira


14h às 15h - Qualificação e Soldagem - INFOSOLDA - Sala Margarida N.12

15h às 16h - Inovações, Eficiência e Precisão dos Sistemas Lineares de Movimentação como Requisitos da Indústria 4.0 na Tecnologia de Manufatura e Manutenção Preditiva - THK - Sala Margarida N.12

15h às 16h - Impressão 3D: Oportunidade de baixo custo para a indústria - SLIM3D - Sala Acácia N.13

16h às 17h - Conheças as Vantagens e Ganhos na Monitoração de Condições de Máquinas - BALLUFF / ECO AUTOMAÇÃO - Sala Margarida N.12

16h às 17h - Os materiais Poliméricos e suas aplicações na Manufatura Aditiva. Uma visão de Engenharia - SLIM3D - Sala Acácia N.13

17h às 18h - Controle de Movimento - Análise Comparativa das Tecnologias de Controle de Movimento: Eletro-hidráulica, Eletro-mecânica e Eletro-hidro-mecânica - BAHRI - Sala Margarida N.12

17h às 18h - Sistemas de Rádio Controle Remoto Industrial - TELERÁDIO - Sala Acácia N.13

18h às 19h - Air Trust Solutions - Terceirizando a geração de Ar Comprimido da sua empresa - PNX - Sala Margarida N.12

18h às 20h - Segurança de Máquinas aplicando Performance Level - PLr (Norma ABNT ISO 13849 e ABNT ISO 12100) - FAST SOLUTION - Sala Acácia N.13


15/09 – quinta-feira


14h às 15h - Rentabilidade de investimentos em geração de energia sustentável para o setor metalmecânico - TAB ENERGIA - Sala Margarida N.12

14h às 15h - Iluminação LED Projetos e Retrofit em Iluminação e Linha Elétrica p/ Manutenção Industrial - WHASUR - Sala Acácia N.13

15h às 16h - Qualidade de Energia e Harmônicos no Sistema Elétrico – Problemas e Tendências de Mercado - VERKAUF - Sala Margarida N.12

15h às 16h - Rastreabilidade na indústria 4.0 – Porque é importante e como implementar na sua empresa - PRO MARKING - Sala Acácia N.13

16h às 17h - Monitoramento de Ativos do Sistema Elétrico interligados a Indústria 4.0 - VERKAUF - Sala Margarida N.12

16h às 17h - Cenário econômico em tempos de incertezas - CREDCREA - Sala Acácia N.13

17h às 18h - Brasil 2030 - Evolução da automação industrial brasileira no atual cenário socioeconômico mundial - GME AEROSPACE - Sala Margarida N.12

17h às 18h - Redução de Custos com Energia Elétrica – Mercado Livre de Energia - RBE ENERGIA - Sala Acácia N.13

18h às 19h - TELAS METÁLICAS NA NR-12 - Segurança na proteção de vidas - TECIAM - Sala Margarida N.12

18h às 19h - Como a Impressão 3D está alavancando Carreiras na Indústria - WISHBOX - Sala Acácia N.13


16/09 – sexta-feira


14h às 15h - Tomografia Computadorizada para Indústrias de Alumínio e Plástico - ZEISS - Sala Margarida N.12

15h às 16h - Análise das Condições Econômicas de Usinagem - PAESE FERRAGENS - Sala Margarida N.12


Rodada de Negócios reúne compradores e vendedores


A Rodada de Negócios Intermach será realizada dia 14 de setembro, no período da manhã e à tarde, na Expoville. O evento acontece em momento que o mercado da indústria do metalmecânica está aquecido e tem a demanda de diversificar a rede de fornecedores.


“A indústria de todo o país encontra nos eventos da Messe Brasil a oportunidade de desenvolver fornecedores com acesso à inovação e tecnologias, e a renovação contínua do banco de contatos, considerando os 25 anos de trajetória de relacionamento com o mercado”, destaca Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.




Serviço

Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica


Data: 13 a 16 de setembro de 2022

Horário: 13h às 20h

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC

Organização: Messe Brasil

Informações: www.intermach.com.br


O que os expositores levam para a feira



Fonte e imagens: Assessoria de Imprensa Messe Brasil

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page