top of page
  • Foto do escritorBR40

Intermach debate cultura da inovação e controle de qualidade na indústria metalmecânica

Em mais um dia de grande público visitando a 13ª Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, temas como inovação tecnológica, cultura da inovação e controle de qualidade estiveram em pauta.


Organizado pelo Instituto SENAI de Inovação, em parceria com a Messe Brasil, o Congresso Mecânica e Automação apresentou painéis que abordaram assuntos como robótica, transformação digital, processamento de materiais a laser, tecnologia dos materiais e processos de usinagem.


Mesmo fazendo parte da equipe do Instituto SENAI de Inovação e familiarizada como os temas, a engenheira de materiais Natália Dreveck teve a oportunidade de conhecer novas tendências de mercado e particularidades dos processos que deram a ela nova visão.


A disseminação da cultura da inovação também foi um assunto que despertou a atenção de Natália: “De forma prática, fala-se sobre tecnologia, desenvolvimento de máquinas, sensoriamento e, no final das contas, tudo se volta para as pessoas, como capacitá-las, como treiná-las e como cativar as equipes para que comprem esse desafio e se dediquem a enxergar as coisas de outras formas”.



A “Metrologia e Controle da Qualidade para a Indústria Metalmecânica” foi o tema central das apresentações que a Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle da Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI), da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), realizou na Intermach.


O evento abordou assuntos como medição óptica em processos de produção, economia de sensores com uso a Inteligência Artificial (IA), gêmeos digirais para a indústria de moldes e matrizes, soluções para metrologia dimensional, rugosidade e dureza, controle de vazão para diminuição de refugo em peças de injeção, ensaios de corrosão acelerados para avaliação de durabilidade de produtos.


O evento sobre metrologia foi um dos principais pontos de interesse para o analista de sistemas, Ivomar Rech, durante a Intermach.



“Trabalhamos só com software e não temos muita visão do chão de fábrica. As apresentações que vimos aqui foram verdadeiras aulas. Estamos pesquisando interação homem/máquina e coleta das informações para aplicação nos sistemas de gestão, e vimos que vários equipamentos demonstrados já têm capacidade para fazer esse tipo de comunicação”, declarou.


13ª Intermach termina nesta sexta-feira (16/9)


Após três dias de grande visitação, abrangente grade de capacitações, intenso networking e sucesso em negócios firmados, a 13ª Intermach segue para a sua reta final e termina nesta sexta-feira (16/9).


“O público que ainda não veio conferir as novidades, tecnologias em equipamentos e serviços apresentados nesta edição, ainda poderá aproveitar o último dia do evento para prestigiar a Intermach”, reforça o diretor da feira, Richard Spirandelli.


Programação


Campeonato de Solda Weld Vision anuncia vencedores


O Campeonato de Solda Weld Vision reúne profissionais de empresas da região. A ideia é permitir que os soldadores tenham a oportunidade de demonstrar seus talentos e habilidades com o uso das tecnologias mais recentes disponíveis no mercado.



Durante a competição, os participantes recebem duas chapas de aço carbono de 6,4 mm e uma EPS (Especificação do Processo de Soldagem). A disputa é individual e o tempo para realizar a soldagem é de 15 minutos. Após o término da prova, um especialista da Weld Vision avalia a solda que definirá os vencedores.


Na sexta-feira (16/9), às 19h, acontece a divulgação dos vencedores, no estande da Weld Vision (estande 388).


Workshops


  • 14h às 15h - Tomografia Computadorizada para Indústrias de Alumínio e Plástico - ZEISS - Sala Margarida N.12

  • 15h às 16h - Análise das Condições Econômicas de Usinagem - PAESE FERRAGENS - Sala Margarida N.12


Serviço:

Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica

Data: 13 a 16 de setembro de 2022

Horário: 13h às 20h

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC

Organização: Messe Brasil

Informações: www.intermach.com.br


Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa Messe Brasil

Comentarios


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page