top of page
  • Foto do escritorBR40

Intermach reúne tecnologias e inovações para a indústria metalmecânica em Joinville

De 11 a 14 de julho, evento terá exposição de 300 marcas e oferece 30 horas de conteúdo técnico para os profissionais do setor


Intermach 2023 - Feira e Congresso

A 14ª Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, será realizada de 11 a 14 de julho de 2023, em Joinville -SC, um dos grandes polos brasileiros desse mercado. Referência em tecnologia para a manufatura industrial, a Intermach concentra lançamentos, tecnologias, inovações, tendências, desenvolve negócios e relacionamentos, além de promover acesso ao conhecimento técnico. O evento reúne empresas fornecedoras para o mercado industrial e recebe visitantes nacionais e internacionais em busca de tendências do mercado.


A feira es tá maior nessa edição, em relação a 2022, em número de expositores e área de ocupada. São 30 novos expositores de um total de 300 marcas e a área de exposição está 10% maior, além de oferecer 30 horas de conteúdo técnico aos profissionais do setor. Entre os expositores destaque para lançamentos, tecnologias e serviços de fornecedores nacionais e internacionais nas áreas de automação industrial, impressão 3D, manufatura aditiva, soluções AI/IoT, Indústria 4.0, usinagem, soldagem, ferramentaria e metrologia


A Intermac h terá mais de 50 máquinas em funcionamento, demonstrando na prática os recursos e novas tecnologias. As soluções expostas trazem oportunidade de melhorias operacionais para as indústrias em diversas frentes como redução de custos de produção, ganhos de produtividade, integração de tecnologias 4.0, recursos apoiados em IoT e Inteligência Artificial, soluções em sustentabilidade, meio ambiente e eficiência


Intermach 2023 - Feira e Congresso

A expectativa é superar a marca de negócios da edição do ano passado, que foi de cerca de R$ 300 milhões, concretizados ao longo dos 12 meses seguintes à feira. O público do evento também deve se manter em torno de 24 mil pessoas, entre visitantes, expositores, congressistas e participantes da Rodada de Negócios. Em 2022, foram registradas pessoas vindas de 508 cidades e 20 estados, com destaque para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.


Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora da Intermach, comenta que tradicionalmente a feira é realizada a cada dois anos, mas em função da alta demanda do mercado, será realizada novamente em 2023. "Após o período impactado pela pandemia, o mercado vem crescendo com os melhores patamares desde 2015, refletido no aumento de empregos, busca por investimentos em tecnologia e inovação, retorno da China ao mercado brasileiro e interesse dos expositores que ficaram fora do evento no ano passado. Com tantos bons motivos, vamos fazer o evento dois anos seguidos e depois retomaremos a cada dois anos", explica.


Perfil do público que visita o evento e o mercado catarinense


Para as empresas, tão importante quanto expor seu produto e sua marca, é atingir o seu público alvo com assertividade. Tradicionalmente, a Intermach reúne profissionais de engenharia, com destaque para os segmentos da indústria automotiva, indústria plástica, fundição e metalurgia, além de eletrônica, eletroeletrônica, eletrodomésticos, construção civil e agrícola.


Metalurgia 2023 - Feira e Congresso

Em relação ao tamanho, 60% das empresas visitantes são de médio porte, com até 500 funcionários. Outro importante dado está relacionado ao perfil do visitante da Intermach: 25% são de pessoas com poder de decisão final de compra. Do público total, sócios e proprietários de empresas representam 12% dos visitantes da feira, seguido por diretores e gerentes, que representam 20% do público.


A Intermach é realizada em um mercado promissor para a indústria brasileira. Segundo dados levantados pelo Observatório FIESC, Santa Catarina é o terceiro estado que mais gera emprego na indústria de transformação, atrás somente de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Somente em abril de 2023, a economia catarinense registrou saldo de 7 mil novos postos de trabalho, sendo o quarto mês consecutivo de crescimento do trabalho formal. Destaque para os setores de serviços e industrial, em especial da construção civil. A produção industrial também registrou expansão de 2,2% em relação ao 4º trimestre de 2022.


A indústria química registrou recuperação total de suas contratações no mercado de trabalho, estimulado pelo aumento das exportações para países como os EUA, Bélgica e Rússia. O mercado de produtos de metal gerou 1,4 mil novas vagas em 2023 e sua produção segue estimulada pelo aumento das vendas internacionais de fios de cobre e ferros laminados planos, sobretudo para a Argentina. O setor de máquinas e equipamentos, principalmente nas vendas de compressores, máquinas agrícolas e aparelhos de elevação, em 2023, gerou 1,2 mil novas vagas de trabalho formais. A diversidade produtiva é uma vantagem do estado de Santa Catarina e permite que a economia se beneficie de diferentes ciclos econômicos setoriais, em diferentes regiões.


Serviço

Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica

Data: 11 a 14 de julho de 2023

Horário: 13h às 20h

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE - R. XV de Novembro, 4315 - Glória, Joinville - SC

Organização: Messe Brasil



White Paper Siemens

FIESC compartilha tecnologia e promove o Congresso Técnico na Intermach


A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) estará na 14ª Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica na próxima semana (11 a 14 de julho) como organizadora do CINTEC - Congresso de Inovação e Tecnologia e com estande na feira.


A abertura do CINTEC será feita pelo diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, às 19 horas do dia 11/07. Na sequência, Luís Gonzaga Trabasso, pesquisador-chefe dos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, em Joinville, vai mediar a mesa redonda com Fernando Cestari de Rizzo (Tupy), Valter Luiz Knihs (WEG) e André Teixeira (FIESC). O tema do debate será "Meio ambiente, futuro e oportunidades de negócio".


O congresso técnico é focado em temas como inteligência artificial, robótica aplicada, processamento a laser, transição energética e ESG, com atividades nos quatro dias da feira. Na sexta-feira, 14/07, a programação estará sob a responsabilidade do UniSENAI, que irá apresentar sua metodologia de ensino e projetos integradores, Ensino DUAL e projetos dos grupos de pesquisa, entre outras atividades.


Entre as atrações tecnológicas e interativas do estande, a FIESC irá mostrar equipamentos utilizados pelas escolas SENAI, como uma planta da indústria 4.0, que representa o processo produtivo do novo contexto industrial em escala reduzida, que os estudantes dos cursos técnicos e de graduação têm acesso em diversas situações de aprendizagem. Os visitantes poderão, de forma interativa, definir as características do produto e acompanhar a sua produção por uma planta automatizada com a presença de um robô colaborativo e dados circulando em nuvem.


Webinar - A Jornada Rumo à Maturidade Digital: Um estudo de caso brasileiro

Outra atração do estande será o robô que irá interagir com os visitantes por meio da manipulação lúdica, envolvendo uma lógica utilizada no jogo da velha. O robô, que lembra o personagem do filme Homem de Ferro, foi todo fabricado em impressão 3D nas unidades do SENAI de Joinville, e é considerada a maior peça impressa em 3D do Brasil. O projeto foi concebido com a participação de professores, alunos e funcionários da instituição. Os visitantes da Intermach também poderão acompanhar a produção do seu próprio brinde, que será fabricado por uma injetora de plástico da FIESC.


A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site da Intermach.

Quando: 11 de julho - terça-feira - das 19h às 21h

12 a 14 de julho - quarta a sexta-feira - das 14h às 18h30

Local: Sala Bromélia n° 4 - Expoville


Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade organizado pela CSQI da ABIMAQ


O Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade para a indústria metalmecânica, organizado pela CSQI (Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição) da ABIMAQ, que será realizado durante Intermach 2023, reúne especialistas em qualidade e instrumentação do setor. Conta com apresentações de empresas como MTS, Mitutoyo, JHP, BASS, Starrett e Intermáquinas.


O objetivo principal do seminário é apresentar as mais recentes tecnologias e soluções inovadoras para o setor de metrologia e controle de qualidade na indústria metalmecânica. Além do acesso ao conhecimento técnico no seminário, os participantes podem observar na prática as inovações tecnológicas, por meio da demonstração de equipamentos de última geração fornecidos pelas empresas participantes na feira. Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto essas tecnologias avançadas, observar testes práticos e entender como elas podem ser aplicadas em seus processos

industriais, visando melhorar a qualidade, aumentar a eficiência e a produtividade.


A programação completa do seminário e as inscrições gratuitas estão disponíveis no site da feira.

Quando: 13 de julho - quinta-feira - das 14h às 17h

Local: Sala Tulipa n° 5 - Expoville


Artigo Siemens

Intermach terá programação de workshops focado no mercado de aço inox


O aço inox é um material resistente e um dos metais mais duráveis do mercado e sua aplicação e uso na indústria vem crescendo a cada ano. Nessa edição da Intermach recebeu um espaço específico com workshop organizados pela Inox do Brasil. O evento será realizado no dia 12 de julho com os temas: Descobrindo o aço inox, Aços inoxidáveis de alto desempenho e Solda a laser para aços inoxidáveis.


Inscrições gratuitas no site da feira.

Quando: 12 de julho - quarta-feira - das 15h às 18h30

Local: Sala Tulipa n° 5 - Expoville


Expositores detalham aspectos técnicos das soluções em Workshops


Completam a programação de conhecimento técnico da Intermach, os workshops promovidos por expositores. A ação possibilita que os profissionais do mercado tenham acesso às tecnologias inovadoras e lançamentos, disponíveis para a da indústria metalmecânica. As temáticas abrangem questões relacionadas a produção de moldes e injeção, tratamento de água industrial, projetos hidráulicos, redução de custos de matéria prima, gestão de orçamentos, eficiência energética, fontes renováveis de energia, Indústria 4.0 e 5.0, robôs colaborativos, automação industrial, digitalização industrial, solda a laser, usinagem criogênica e prensas hidráulicas. Os workshops de expositores serão realizados de 11 a 14 de julho.


A programação completa e as inscrições gratuitas estão disponíveis no site da Intermach.


Rodada de Negócios reúne compradores e vendedores


A Rodada de Negócios Intermach será realizada dia 12 de julho, na Expoville. Compradores e vendedores participam de reuniões individuais, com interesses mútuos na demanda e na oferta de produtos e serviços. Cada empresa tem a oportunidade de participar de dezenas de reuniões em um único dia, com boas possibilidades de fechar negócios durante a rodada, além de iniciar um relacionamento que cria resultados a médio e longo prazos.


"A Messe Brasil utiliza de sua expertise de mais de 25 anos de relacionamento com o mercado da indústria metalmecânica para selecionais as melhores empresas e organizar as reuniões direcionadas de acordo com a demanda e produto ofertado, potencializando a realização de negócios e otimizando o tempo dos participantes", comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.


Inscrições limitadas no site da Intermach.


Fonte e imagens: Assessoria de Comunicação Intermach

Comentários


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page