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Investindo na Equipe: O Valor de Palestras Profissionais de Vendas

Não é todo empresário ou executivo que se convence de cara sobre a contratação de uma palestra de vendas. Na verdade, apesar do crescimento desse setor ainda há muita resistência por parte dos responsáveis pelo negócio para a adoção desse tipo de evento, ainda que ele se mostre muito funcional e eficaz no cumprimento de uma série de objetivos.


Rodrigo Portes

Sendo assim, é fundamental explicar porque vale a pena apostar nesse caminho, que vai te trazer tantos benefícios e vai colocar a sua empresa na frente dos concorrentes!


Veja abaixo alguns argumentos para que você faça essa aposta sem medo e com muita fé:

  • Porque o ambiente da palestra de vendas é mais favorável – É muito mais provável que você consiga engajar os seus colaboradores e apoiadores nesse ambiente, do que apostando em uma insistência dos gestores nessa direção no ambiente de trabalho. A áurea em que ocorrem as palestras permite que sensações muito profundas sejam transmitidas, e traz mais peso e mais força quando a equipe se vê livre do compromisso e da burocracia do trabalho, podendo focar mais nos sentimentos e nas consequências que eles trazem;

  • Porque o profissional da palestra de vendas é mais preparado – O profissional que dá esse tipo de palestra se preparou a vida toda justamente para fazer esse trabalho, e ele faz com que qualquer profissional saia do espaço com vontade de crescer, de se desenvolver e de fazer muito mais por si mesmo e pela empresa na qual atua;

  • Porque a palestra de vendas é necessária também para outros setores do negócio – Esse tipo de palestra tem valor não apenas para a área de vendas do seu negócio, mas também para profissionais de outros setores, como o de marketing, aplicação, engenharia e pós-vendas;

  • Porque a área de vendas é fundamental para o negócio sobreviver – Outra questão que torna a palestra de vendas imperiosa é que ela ajuda a preparar a treinar e capacitar os colaboradores dessa área da empresa, que é especialmente importante porque é a partir dela que entra o dinheiro que mantém o negócio girando e funcionando;

  • Porque a palestra de vendas escancara os problemas no setor – Para que uma palestra de vendas ocorra é necessário que haja um estudo profundo sobre a empresa em questão, que vai da sua marca ao seu presente, e é necessário entender porque as vendas não estão acontecendo da forma esperada. Muitas vezes o problema não está nos colaboradores ou nas atividades ofertadas, mas sim em questões operacionais ou na execução equivocada dos trabalhos por parte de outros setores do negócio. Avaliar esses pontos ajuda no ajuste dos problemas;

  • Porque a palestra de vendas faz todos entenderem o valor desse trabalho – Nem todos os colaboradores de uma empresa conseguem entender o impacto das vendas dentro do negócio, e isso vale inclusive para quem atua nesse setor. É necessário, portanto, acender essa chama na mente e nos corações de quem está dentro do empreendimento em questão, e a palestra (se for de qualidade) tem a capacidade para fazer isso acontecer;


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Como você pode ver não faltam razões para você contratar uma palestra de vendas, mas muita gente também não sabe dizer para que elas servem de uma forma objetiva e clara, e talvez seja esse o seu caso.


De modo geral, esses eventos ajudam a trazer à tona a motivação e a reflexão em todo um time. Obviamente os resultados que essas palestras oferecem não podem ser medidos de forma objetiva, mas se forem de fato inspiradoras e trouxerem informações valiosas, aempresa em questão pode de fato ganhar muito com suas consequências positivas.


É importante dizer que os ensinamentos propostos nas palestras precisam continuar reverberando no dia a dia da instituição em questão, e isso deve ser feito a partir de atividades diárias, como workshops ou reconhecimento para quem performar.


É fundamental ter a compreensão exata de que por conta própria a palestra só terá uma ação interna poderosa, e cabe aos responsáveis pela empresa seguir mantendo no cotidiano laboral do negócio a força de suas proposições e de seus pensamentos, porque do contrário eles vão se esvair, infelizmente!


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Vale apontar também o seguinte fato: engana-se quem pensa que os colaboradores nãos e satisfazem com essas palestras. Elas trazem ensinamentos não apenas para a vida empresarial, mas também para a rotina pessoal dos indivíduos, e acabam sendo aprendizados valiosos, que ajudam as pessoas a saírem de situações difíceis, zona de confortoe e consumarem desejos que não conseguiram até então.


As palestras de vendas, portanto, acabam sendo um presente e tanto, que lhes dá subsídio para trabalharem melhor e também lhes permite atuar como melhores profissionais.


Pontos para considerar ao contratar um palestrante de vendas


Ao considerar a contratação de um palestrante de vendas para um treinamento ou convenção, é crucial levar em conta três pontos essenciais.


Essa abordagem aumenta as chances de fazer um investimento valioso, especialmente considerando a ampla variedade de opções disponíveis no mercado brasileiro de treinamento e desenvolvimento profissional.


Analisar criteriosamente esses pontos fundamentais é fundamental para identificar um profissional renomado capaz de proporcionar uma palestra impactante e diferenciada sobre vendas.


Um indicador interessante é quando um palestrante de vendas publica um post de um evento que tenha ministrado em sua rede social.

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Fique ligado em três pontos específicos:

  • Palestrante especialista em vendas: Certifique-se de escolher um palestrante que seja reconhecido como um especialista em vendas, com experiência comprovada no setor. Verifique seu histórico, credenciais, depoimentos de outros clientes e a relevância de suas palestras anteriores.

  • Conexão com sua equipe: O palestrante de vendas deve ser capaz de se conectar e envolver sua equipe. Ele deve ser capaz de se comunicar de forma clara e cativar os participantes, utilizando exemplos e histórias relevantes para o público-alvo.

  • Conteúdo validado: Verifique se o conteúdo da palestra foi validado por outras empresas ou profissionais do ramo. Pesquise sobre a reputação do palestrante e se suas técnicas e abordagens são reconhecidas e eficazes.

Um indicador interessante é quando um palestrante de vendas publica um post de um evento que tenha ministrado em sua rede social.

  • Houve reações com mensagens de agradecimento?

  • Os comentários foram positivos e elogiosos?

  • O post foi compartilhado?

  • Ou é um post sem qualquer interação dos participantes? Se ninguém interagiu...


Rodrigo Portes

Por: Rodrigo Portes

Diretor de Vendas | Diretor Comercial | Gerente Nacional de Vendas | Gerente de Vendas Sênior | Mentor | Palestrante | Autor | Transformação Digital | Indústria 4.0

Fonte: Linkedin Rodrigo Portes - BR4.0


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