• Brasil 4.0

Maqmóveis automatiza o planejamento e a gestão da produção com soluções da SKA


Empresa líder no mercado de móveis escolares e referência em mobiliário corporativo, a Maqmóveis tem sua história marcada por transformações e inovações que sempre a mantiveram no topo do setor moveleiro brasileiro. Com a SKA, a Maqmóveis dá um grande passo para a automatização dos seus processos, ao implantar em suas unidades industriais os sistemas SYNECO (MES) e DELMIA Ortems (APS).


No mês de abril, foi realizado o GoLive do projeto, com a entrega formal do termo de aceite na presença da coordenação das empresas.


Com o objetivo de automatizar o planejamento futuro e a gestão da produção da empresa, a Maqmóveis procurou a SKA para compreender quais soluções poderiam se adequar às necessidades de Engenharia. Uma das principais demandas era que o software a ser implantado apresentasse indicadores da produção, entregando dados confiáveis sobre a situação do chão de fábrica.


Assim, com as soluções da SKA, a Maqmóveis passará a não apenas enxergar estes indicadores de forma clara e objetiva, mas, também, ganhará muito em visibilidade das operações que são realizadas pela empresa. A solução entregue nos dá uma visão clara da disponibilidade dos recursos produtivos, permitindo uma melhor gestão tanto de matéria-prima quanto de mão de obra.


Segundo Eduardo Silva, diretor de sistemas da Maqmóveis, “antigamente, não possuíamos um planejamento executado via sistema, a maioria dos controles que tínhamos era em Excel. Também não se tinha uma visão de longo prazo sobre uso dos nossos recursos. Então, existia um gap de informações muito grande. Agora, além das vantagens sobre os recursos que utilizamos e o futuro da programação, a implantação do SYNECO e do DELMIA Ortems também trouxe um ganho em planejamento sem precedentes. Isso mostra como é preciso estar atualizado, sempre”.


Por possuir uma grande gama de produtos e diversas variações deles, o ciclo de processo da Maqmóveis acaba se tornando muito grande. Para ajudar a empresa a distribuir a produção em frações diárias foi desenvolvido pela equipe de especialistas em gestão do chão de fábrica da Maqmóveis (Pietro Corsetti) e a Equipe SKA, o “Fracionador de Ordens”.


O produto supre uma demanda comum a diversas empresas: imagine que você receba uma ordem de serviço (OS) de 10 mil produtos. Esta OS só será finalizada quando a sua empresa entregar todos os itens, certo? Isso significa que todos os esforços estarão voltados àquela entrega; que nenhum outro produto será produzido além daquela ordem; que enquanto todos os produtos não forem entregues, eles serão mantidos em estoque; e que só receberá o pagamento depois da OS finalizada. Então, ao fracionar as ordens de produção diárias, é possível suprir todas estas dificuldades enfrentadas pela empresa.


Para o CEO da SKA, Siegfried Koelln, “a SKA se orgulha em concretizar a entrega deste grande projeto para a Maqmóveis. Realizar este projeto é, além de uma grande satisfação, a confirmação de que estamos construindo, juntos, o futuro da indústria brasileira”.


Aumento da produtividade, otimização de setup, gestão da produção com indicadores, alta na taxa de nível de serviço… Estes são objetivos comuns a diversas empresas, não é mesmo? Se a sua empresa também deseja atingir estes objetivos, entre em contato com a SKA e busque a melhor solução para a sua Engenharia!


Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa SKA


12 visualizações0 comentário
Creating-a-Sustainable-Future-wp-banners160x600.jpg