• Brasil 4.0

MCTI participa de lançamento do BNDES Crédito e Serviços 4.0

O secretário-executivo Julio Semeghini participou do evento e destacou que o governo Jair Bolsonaro está empenhado em subsidiar a transformação digital no país


Foto: Leonardo Marques - ASCOM/MCTI

O Banco Nacional e Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta terça-feira, (29), o BNDES Crédito e Serviços 4.0, que é uma linha de financiamento a empresas, produtores rurais e setor público para aquisição de serviços visando a modernização tecnológica, digitalização e adoção de tecnologias 4.0. O evento contou com a participação do secretário-executivo do MCTI, Julio Semeghini, do assessor especial do ministro Marcos Pontes, Márcio Migon, do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (ME), Carlos Da Costa, do diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Industria (CNI), Carlos Abijaodi, do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, do presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), José Velloso e do diretor presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social vinculada ao MCTI, Jorge Guimarães.


A iniciativa visa modernizar a estrutura produtiva com foco em digitalização e tecnologias industriais de preparo ou implantação da manufatura avançada; estimular o processo de digitalização de MPMEs; gerar escala para o conjunto de prestadores de serviços tecnológicos, tais como, ICTs, Institutos Tecnológicos, integradoras e fornecedores de soluções de IoT e 4.0 em geral e viabilizar a implantação de soluções de cidades inteligentes.


Fazem parte da categoria de serviços tecnológicos apoiados no BNDES Crédito e Serviços 4.0 a manufatura enxuta, digitalização, Internet da Coisas (IoT), manufatura avançada, desenvolvimento de novos produtos e processos, tecnologias industriais básicas e eficiência energética e redução de resíduos.


“Essa linha de crédito é um marco na história do BNDES pois estamos financiando os intangíveis e a capacidade de gerar inteligência em vários setores. Estamos falando de tudo que é relacionado a área digital, capacidade e geração de inteligência, economia produtiva que gera a capacidade de manuseio de dados, tudo que é relacionado à Big Data, Internet das Coisas. Essa visão em adição ao financiamento tradicional de máquinas e equipamentos é que dá essa possibilidade de crescimento da economia brasileira”, declarou o diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto do BNDES, Bruno Laskowsky.


O secretário-executivo do MCTI, Julio Semeghini, destacou que o governo Jair Bolsonaro tem trabalhando muito na construção do marco regulatório e uma boa infraestrutura para permitir que a transformação digital no país. “As transformações já estavam acontecendo, porém fomos atropelados pela pandemia do coronavírus. A própria saúde com a telemedicina, a educação com essa quantidade de alunos tendo que assistir aula online. Essas mudanças têm sobrecarregado e ao mesmo tempo acelerado as transformações digitais”, explicou.



Semeghini destacou ainda que o governo tem trabalhando para que as Chamadas Públicas de 4.0 possam abranger todos os setores do Brasil como um todo e lembrou que o MCTI lançou recentemente via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) uma chamada para projetos 4.0 no valor de R$ 50 milhões para as áreas de Saúde 4.0, Indústria 4.0, Agro 4.0 e Cidades Inteligentes 4.0. Ao todo foram 1190 projetos inscritos com uma demanda no valor de R$1,7 bilhão de reais. “Isso mostra como o Brasil está preparado para aproveitar essa oportunidade da transformação digital e o que temos que fazer é exatamente disponibilizar acesso ao crédito, recursos para que esses projetos possam se transformar em realidade”, ressaltou Semeghini.


Para saber mais detalhes do financiamento, acesse o site do BNDES.


Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações


banner-siemens-plm-160x600-pt.jpg
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br