Metodologia inovadora das Faculdades da Indústria tem foco em resultado prático para o mercado
top of page
  • Foto do escritorBR40

Metodologia inovadora das Faculdades da Indústria tem foco em resultado prático para o mercado

Sistema de ensino voltado ao desenvolvimento de projetos reais beneficia estudantes e empresas


Quando teve a ideia de desenvolver um aplicativo para organizar as entregas das ordens de produção da empresa onde atuava como aprendiz, o estudante das Faculdades da Indústria, Nathan Bernar, nem imaginava que sua ideia poderia ir tão longe. Junto com o colega, que também cursa o quarto período do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdades da Indústria, Peterson Barth, e outros quatro estudantes, eles uniram o conhecimento das aulas com a necessidade prática do mercado e se deram bem.


O projeto dos estudantes foi um dos mais elogiados na Jornada da Aprendizagem deste ano, um formato inovador de ensino da instituição. Os alunos podem se dedicar a projetos de sua prática profissional e discutir alternativas e melhorias com sua equipe e ter o auxílio dos professores.


“É uma nova forma de oferecer soluções para a indústria. Essa metodologia permite um alinhamento total com o que os alunos vão aprender para se tornarem profissionais”, explica a gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, Giovana Punhagui. “O objetivo maior é que a formação dos nossos alunos esteja pautada nas demandas do mercado, considerando a realidade e os desafios que vão encontrar atuando na indústria”, completa.


Vantagens


Foi exatamente a prática de mercado que incentivou os alunos de Sistemas da Informação neste semestre. O app desenvolvido por eles é capaz de identificar e monitorar entregas e aplicar os dados numa planilha. Dessa forma, conseguiram reduzir erros, agilizar tarefas e obter ganhos de eficiência no processo de produção da indústria, que atua no setor de iluminação. “Além das melhorias para a empresa, o projeto proporcionou visibilidade à toda a equipe. Junto com a coordenação do curso, o aplicativo foi apresentado e elogiado por executivos do Sistema Fiep e profissionais da área”, comenta Peterson.


“O aplicativo gerou uma melhoria no fluxo de produção entre os setores, permitindo maior controle e precisão da ordem de produção. A automatização dos processos resultou ainda em ganho de tempo e redução de custos. Assim foi possível ajustar entregas em prazos menores aos clientes, além de garantir à empresa maior confiabilidade e organização no armazenamento de dados”, conclui Nathan.

A vivência como assistente de programação em uma empresa de automação industrial também foi o que levou o estudante do curso de Tecnologia em Automação Industrial, Misael Silva Souza, a apostar em uma ideia. Ele utilizou seus conhecimentos para desenvolver um projeto de reconhecimento facial que facilita o login de colaboradores no sistema e disponibiliza dados para acesso de diferentes usuários dentro da empresa. “Assim, quando uma pessoa se loga ao sistema, são liberadas informações pertinentes apenas ao setor e hierarquia daquele usuário. Isso gera mais segurança e proteção de dados”, explica.


“Estou na reta final do meu curso e acredito que a Jornada da Aprendizagem contribuiu muito para minha formação. Os ensinamentos em sala de aula fluíram melhor, com objetivos claros. Estou muito satisfeito com a base educacional que adquiri para me desenvolver profissionalmente na indústria”, relata.

Sobre a Jornada


A Jornada da Aprendizagem das Faculdades da Indústria compreende cinco fases: mãos na massa, vivenciando a indústria, trocando ideias, hora de falar e próximo desafio. Cada fase visa estimular e desenvolver competências e habilidades específicas por meio da identificação e análise de problemas, desenvolvimento de soluções, contato com o mundo real, apresentação e defesa de ideias e projetos.


***Mais informações sobre os cursos oferecidos, vestibulares e oportunidades de pós-graduação podem ser obtidas no site www.faculdadesdaindustria.org.br.


Fonte: Agência Sistema FIEP

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page