Moretti parabeniza iniciativa de descarbonização da agricultura brasileira
top of page
  • Foto do escritorBR40

Moretti parabeniza iniciativa de descarbonização da agricultura brasileira


Foto: Sara Regina Pereira - Celso Moretti participou como convidado na live de lançamento do Plano ABC+.

“Não tenho dúvida de que é mais um passo acertado que o Brasil dá na direção da sustentabilidade do setor agropecuário.” Foi o que disse Celso Luiz Moretti, presidente da Embrapa, em participação na live de lançamento do Plano Nacional de Adaptação e Mitigação de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (ABC+ 2020 – 2030), realizado nesta terça-feira (20) e com vigência até 2.030. Segundo Moretti, o avanço do chamado Plano ABC+ é uma estratégia necessária e urgente. “O mundo está de olho na questão da emissão de gás de efeito estufa e na gestão da paisagem que têm essas estratégias integradas para gestão de propriedade rural”, contou o presidente.


O dirigente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ainda reforçou que a instituição se comprometeu, por meio de metas no seu novo Plano Diretor, a contribuir para o avanço da descarbonização da agricultura no Brasil. Entre essas metas está a proposta de até 2025 incrementar em 10 milhões de hectares as áreas com plantios em sistemas de integração, lavoura, pecuária e floresta. “A Embrapa fez compromissos assertivos voltados para a agenda da descarbonização da agricultura e esses compromissos estão consignados no nosso 7º plano diretor, que foi lançado em novembro do ano passado”, explica Moretti.


O VII Plano Diretor da Embrapa 2020-2030 da Embrapa está disponível para download em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/217274/1/VII-PDE-2020.pdf.


O que é o Plano ABC+ ?


O ABC+ é a atualização do Plano ABC, executado de 2010 a 2020, que se tornou referência mundial de política pública para o setor agropecuário. Tem como objetivo avançar nas soluções tecnológicas sustentáveis para a produção no campo e a melhoria da renda do produtor rural, com foco no enfrentamento da agropecuária às mudanças do clima. Foi elaborado após ampla consulta a técnicos, pesquisadores, consultores e outros parceiros. O trabalho foi iniciado em julho de 2020 sob a liderança da Coordenação-Geral de Mudanças do Clima (CGMC), do Departamento de Produção Sustentável (Depros) do Mapa.


A live foi conduzida pela ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no canal oficial do Ministério no Youtube, e contou com a presença de diversos representantes do governo e de organizações agropecuárias.


Clique aqui para conhecer mais sobre o Plano ABC+.


Colaboração de Sara Regina Pereira

Secretaria de Inteligencia e Relações Estratégicas (Sire)

Fonte: EMBRAPA

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page