top of page
  • Foto do escritorBR40

Mulheres na Automação, renova o propósito da Siemens em promover a equidade de gênero

Segunda edição do Tech Delas – Mulheres na Automação, renova o propósito da Siemens em promover a equidade de gênero


  • Candidatas podem se inscrever entre 20 e 31 de outubro e curso gratuito ocorre no início de 2023;

  • Iniciativa se insere dentro da política global da companhia, de promover maior participação das mulheres na alta liderança, e no programa DiverSifica, que estimula a diversidade e a inclusão;

  • Curso ocorre no SITRAIN, o centro de excelência da Siemens, criado para alavancar conhecimento sobre o portfólio de produtos aplicados à indústria.


Reforçando sua missão de impulsionar a presença de mulheres no ambiente tecnológico, a Siemens promove pela segunda vez o projeto Tech Delas – Mulheres na Automação, um curso gratuito onde o gênero feminino impera – das professoras às alunas. As inscrições para participar da jornada de conhecimento estão abertas aqui entre 20 e 31 de outubro, para treinamento previsto em 2023, de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, das 8h às 17h. O local escolhido é o SITRAIN Brasil, um centro de excelência voltado para o conhecimento dos produtos do portfólio da companhia.


Líder em inovação, a companhia busca fortalecer a inclusão feminina em alinhamento com sua meta global de ter 30% de mulheres na alta direção até 2025.


A busca pela valorização da mulher também se insere dentro do DiverSifica da Siemens, programa de diversidade e inclusão baseado em quatro pilares: Gênero, Raça & Etnia, Pessoas com Deficiência e LGBTQIA+.


Primeira edição do Tech Delas – Mulheres na Automação, reuniu doze alunas para jornada de conhecimento no Sitrain, centro de excelência da companhia criado para alavancar conhecimento sobre o portfólio de produtos aplicados à indústria Foto: Divulgação Siemens

O curso tem o objetivo de fornecer a base de Programação do CLP S7-1500 com o uso da ferramenta de programação SIMATIC TIA PORTAL. Em todos os tópicos abordados são realizados exercícios práticos com um kit didático, que simula uma esteira em um processo industrial, automatizado e controlado por um CLP (controlador lógico programável) da linha S7-1500 e controlado através de uma IHM (Interface Homem Máquina) da linha SIMATIC Panel. A aluna estará apta a desenvolver projetos de uma maneira rápida e efetiva, diminuindo o tempo de engenharia e comissionamento, além de uma otimização no processo de manutenção.



O conteúdo vai abordar os seguintes temas:

  • A família SIMATIC S7

  • Introdução ao TIA Portal

  • Dispositivos de Treinamento

  • Dispositivos e Redes

  • Endereçamentos

  • Blocos de Programa e Edição

  • Operações Binárias

  • Operações Digitais

  • Bloco de Dados

  • I/O´s Distribuídos

  • Conexão com um dispositivo IHM

  • Funções e Blocos de Função

  • Blocos de Organização

  • Procura de falhas

  • Integração e Comissionamento de Drive com Startdrive

“Trazer diversidade para o ambiente de trabalho, incentivando as mulheres a se sentirem representadas é um grande passo na busca pela equidade”, diz Luciana Ferreira da Costa, trainee, engenheira de desenvolvimento de negócios e uma das organizadoras do Tech Delas – Mulheres na Automação.


Globalmente, a busca pela equidade se insere dentro da estrutura DEGREE da Siemens, um acrônimo, em inglês, para as palavras Descarbonização, Ética, Governança, Equidade, Recursos com uso eficiente, Empregabilidade.


Essa estrutura é uma abordagem 360 graus para todos os stakeholders – clientes, fornecedores, investidores, funcionários, sociedade e o planeta. Em termos de equidade, a meta global da companhia é ter 30% de mulheres na alta direção até 2025.



A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2021, encerrado em 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receita de € 62,3 bilhões e lucro líquido de € 6,7 bilhões. Em 30 de setembro de 2021, a empresa contava com aproximadamente 303.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa In Press Porter Novelli

Commenti


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page