Nanosatelites na industria e cidades inteligentes sao temas de reuniao da Smart Cities
top of page
  • Foto do escritorBR40

Nanosatélites na indústria e cidades inteligentes são temas de reunião da Smart Cities

A Câmara integra o Programa Travessia da FIESC, sendo estratégica do ponto de vista tecnológico e de qualidade de vida


Florianópolis, 30.7.2021 – A Câmara de Smart Cities da FIESC se reuniu na quinta-feira (29), para ouvir sobre as aplicações de nanosatélites na indústria e em cidades inteligentes. Para palestrar sobre o tema, a Câmara recebeu o diretor de Governança do Setor Espacial na Agência Espacial Brasileira (AEB), Cristiano Trein.


Santa Catarina fará a construção de a construção dos nanosatélites


Ele destacou as aplicações de tecnologias espaciais no dia-a-dia como, por exemplo, monitoramento de obras públicas, focos e controle de doenças, combate ao crime organizado e monitoramento de queimadas. Para cidades inteligentes apresentou a importância da utilização de nanosatélites para o planejamento urbano de energia, saneamento, edificações, mobilidade, integração e serviços públicos.


Trein destacou ainda a oportunidades de fornecimento industrial para o Constelação Catarina, projeto da AEB em SC, para monitorar com cerca de 12 nanossatélites a defesa civil, a meteorologia, o agro 4.0, o setor elétrico, a segurança de barragens e os recursos hídricos. O serviço de monitoramento será realizado em todo o território brasileiro os satélites serão desenvolvidos em Florianópolis, pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e pela Universidade Federal de Santa Catarina. Por fim, Trein comentou sobre o ecossistema de inovação em Santa Catarina que pode auxiliar na execução do projeto.


Fonte e imagens: FIESC




160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page