• Brasil 4.0

Nordika anuncia parceria com modelo brasileiro de maturidade para Indústria 4.0

Nordika do Brasil passa a utilizar novo modelo de maturidade PIMM 4.0 para avaliar a maturidade dos requisitos da Indústria 4.0 para o setor de Life Science


Em fevereiro de 2021, foi estabelecida uma parceria inédita entre a Nordika do Brasil e a 4horizon a fim de apresentar uma ferramenta de avaliação do nível de maturidade e prontidão para a Indústria 4.0 para o segmento de Life Science (Ciências da Vida), ou seja, indústrias farmacêuticas, cosméticas, veterinárias, de insumos, entre outras.


O acordo entre as empresas foi feito com a finalidade de oferecer maior entendimento e visibilidade da atual maturidade tecnológica da indústria, e apontar tecnologias de alto valor agregado ao mercado consumidor de serviços ou produtos para a área médica e hospitalar, de biotecnologia, farmacêutica e cosmética.

Aplicação da metodologia PIMM 4.0


Valendo-se da estrutura do projeto AMa (Advanced Manufacturing Assessment), desenvolvido em parceria entre INDT e Schneider Electric e oferecido pela 4horizon com o modelo de maturidade e prontidão PIMM 4.0, será possível consolidar de forma estruturada uma implementação proveitosa da Indústria 4.0, avaliando e implementando os melhores projetos e tecnologias ao mercado no segmento.


A implementação adequada dos conceitos da Indústria 4.0, obedecendo às diretrizes que regem o ambiente controlado de Ciências da Vida, permitirá que processos e produtos provenientes das pesquisas, bem como tratamentos evoluam de acordo com as transformações tecnológicas.

Conforme Cristiano Behringer Ferrari, Gerente de Automação e T.I. na Nordika, o objetivo da empresa, que hoje faz uso de uma ferramenta própria, é utilizar outra mais ampla e robusta, com o propósito de avaliar de forma holística os processos industriais, para então alimentar o roadmap tecnológico da indústria.


“Com uma análise mais abrangente, que envolve não só os processos em si, mas também as fronteiras culturais e operacionais, é possível entender o real cenário fabril e alinhá-lo com as estratégias de negócio da empresa. Isso significa oferecer as melhores soluções em cada processo, alinhando as expectativas não só com relação à Indústria 4.0, mas com o Plano de Negócios de forma geral. E assim conseguimos implantar projetos de tecnologia com o maior valor agregado ao cliente”, afirma Ferrari.

A partir das fases de implementação do PIMM 4.0 no programa oferecido pela Nordika, a Indústria 4.0 poderá ser adotada gradualmente no desenvolvimento de iniciativas de Ciências da Vida fomentados pela Nordika. De acordo com Sandro Breval Santiago, professor e doutor que desenvolveu o modelo, a solidez técnico-científica do modelo aliada às verificações práticas e aos testes de experimentação realizados propiciam uma segurança na transição para a indústria 4.0, considerando o ambiente do setor de Life Science e os critérios técnicos exigidos.


Segundo Jeferson Miranda, Head de Negócios na 4horizon, a parceria com a Nordika surge como uma grande oportunidade para expandir o projeto AMa para outros segmentos, considerando a importância que o mercado de Ciências da Vida tem na cadeia industrial, no Brasil e no mundo.


Para Carlos Urbano, Vice Presidente de Indústria da Schneider Electric, como uma das líderes mundiais em transformação digital dos mercados de automação industrial, a companhia fica muito satisfeita em contribuir com a Nordika neste processo de implementação da Indústria 4.0.


As organizações parceiras






A Nordika é uma empresa dinamarquesa de referência, reconhecida nacional e internacionalmente na área de Life Science, com numerosas contribuições para a evolução das empresas do setor. A empresa elabora projetos multidisciplinares de engenharia, desde a etapa conceitual até o projeto executivo e gerenciamento de construção com um time de mais de 80 colaboradores. A avaliação da maturidade tecnológica é realizada pela unidade de negócios de Automação, que além da realização de projetos conceituais, básicos e executivos, também atua como integradora de sistemas e como um hub de tecnologias disruptivas. Em parceria com empresas de todo o mundo, oferece soluções de Inteligência Artificial, Analytics, Robôs Autônomos e Colaborativos, módulos de predição de manutenção, entre outras.






A 4horizon é uma empresa de negócios originária de Curitiba, cuja missão é oferecer soluções tecnológicas nacionais e internacionais a empresas que queiram se desenvolver e se qualificar no mercado competitivo. Ela iniciou as atividades a partir da necessidade que startups e centros de pesquisa e desenvolvimento apresentavam de levar produtos e serviços tecnológicos ao mercado.





A Schneider Electric tem como propósito empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com energia e recursos, fomentando o progresso e a sustentabilidade, processo chamado pela companhia de ‘Life Is On’. Sua missão é formar parcerias digitais para sustentabilidade e eficiência, e conduzir a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo o ciclo de vida do produto, propiciando um gerenciamento integrado para empresas, casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.





O INDT é um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento fundado pela NOKIA em 2002 e atua com projetos e soluções para a Indústria.



Manufatura Avançada com Valor Agregado. Implemente a Indústria 4.0 em sua empresa com garantia de resultados e segurança do valor investido.

contato@4horizon.com.br



Fonte e imagens: 4 High-Value


48 visualizações0 comentário
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br