top of page
  • Foto do escritorBR40

Nova versão do TIA Portal da Siemens: engenharia ainda mais eficiente para processos

  • Plataforma pioneira na automação industrial de diversos setores é modular e cada vez mais intuitiva;

  • Ferramenta Simatic Motion Interpreter programa sequências de movimento sem a necessidade de conhecimento especializado;

  • Novas funcionalidades serão apresentadas em webinar em 6 de fevereiro com link para inscrição aqui.


Engenharia eficiente com esforços reduzidos na nova versão do TIA Portal, plataforma pioneira de automação nas indústrias. Foto: Divulgação Siemens
Engenharia eficiente com esforços reduzidos na nova versão do TIA Portal, plataforma pioneira de automação nas indústrias. Foto: Divulgação Siemens

Em nova versão, o TIA Portal (Totally Integrated Automation Portal) da Siemens possibilita acesso completo aos serviços de digitalização da companhia. Na plataforma amplamente utilizada na manufatura de setores como automotivo, alimentos e bebidas, elétrico, têxtil, baterias, entre outros, o controle de movimento é intuitivo e totalmente integrado, desde a engenharia até os acionamentos de máquinas e instalações.

Se o usuário do TIA Portal precisa controlar um único eixo ou uma cinemática complexa, o TIA Portal oferece suporte com interfaces gráficas, objetos tecnológicos intuitivos e extensas opções de diagnóstico, como rastreamento. A versão 19 traz ainda mais aprimoramentos: funções estendidas para uma engenharia sofisticada, incluindo unidades de software que auxiliam na modularização.

Isso permite que diferentes usuários criem seus próprios espaços de trabalho e desenvolvam aplicações de movimento complexas. Essas áreas modulares facilitam a reutilização de aplicações, são descomplicadas para implantar, rastrear e criar versões. A introdução do novo recurso "Named Values" permite a criação de código legível, proporcionando maior comodidade de programação.


siemens

Os aprimoramentos no TIA Portal V19 também suportam o uso de CPUs SIMATIC para aplicações de ponta em segmentos importantes de engenharia mecânica e simulação de todos os tipos de controladores de hardware e software.

“Focado em modularização, engenharia automatizada, qualidade de software e colaboração interdisciplinar, o TIA Portal, uma plataforma aberta, é a resposta para eficiência na automação que oferece muitas possibilidades” diz Tamires Almeida, Gerente de Produto da Siemens.

Confira os principais destaques da nova versão:

Engenharia eficiente com esforços reduzidos

A versão 19 oferece funções estendidas, incluindo unidades de software que ajudam na modularização do programa. Isso permite que diferentes usuários criem seus próprios espaços de trabalho e escrevam, por exemplo, aplicações complexas de movimento. Essas áreas modulares facilitam a reutilização de aplicativos, são descomplicadas para implantar, rastrear e o versionamento também é mais simples.

Motion Control fácil, flexível e aberto

O controle de movimento é intuitivo e totalmente integrado. O SIMATIC Motion Interpreter é uma ferramenta que permite programar aplicações de movimentação com facilidade com um único eixo ou com seis (Kinematics). Com o Motion Interpreter, é possível separar o programa de automação no CLP das tarefas de Motion, uma vantagem que permite desenvolvimento em paralelo de engenharia e encurta o tempo gasto no processo de desenvolvimento de um produto ou máquina (time-to-market).

Há novos recursos da função Shared Device, agora integrada ao projeto e estendida para tarefas de Safety e Motion, garantindo menor esforço de configuração de máquinas e linhas modulares.


Interplast 2024

Qualidade de software aprimorada

Para simular, testar e validar a aplicação em um ambiente virtual, o SIMATIC S7-PLCSIM Advanced é o gêmeo digital do seu controlador. Com novo design, agora os usuários podem contar com o suporte de todos os controladores avançados SIMATIC S7-1500, incluindo modelos para requisitos específicos, como SIPLUS, SIPLUS RAIL e controlador baseado em PC Software Controller.

Alta disponibilidade em toda a cadeia da automação

Para garantir máxima transparência e confiabilidade do sistema, as CPUs 1500R/H suportam o protocolo OPC UA, padrão aberto de comunicação de dados industriais, seja em arquiteturas com servidor simples ou redundante.

Outra novidade também voltada para a integração vertical é o suporte aos módulos de comunicação CP, aumentando o número de interfaces Ethernet.

As CPUs 1500R/H agora contam com suporte ao gateway IE/PB LINK HA, que permite integração otimizada com redes Profibus existentes sem necessidade de CPUs intermediárias.

Controladores mais poderosos preparados para Integração IT/OT

A inovação de hardware da família dos controladores avançados SIMATIC S7-1500 lançada na versão anterior chega agora nos modelos Compactos e CPUs ET200pro: mais memória, mais performance, maior desempenho de comunicação (graças ao processador com 2º núcleo dedicado). O aumento da memória tanto de dados quanto de programa entrega mais recursos para futuras extensões de aplicações existentes. Com crescimento de até 140% de performance, as CPUs Compactas ficaram com a mesma performance das CPUs Standard, facilitando a seleção do controlador.

Cibersegurança: mecanismos de segurança abrangentes e de última geração

A V19 tem mais recursos que asseguram não só a integridade do sistema, mas também a segurança da rede e da planta. Controle de acesso flexível para vários usuários, baseado em direitos individuais com gerenciamento unificado para CLPs S7-1200/1500 para proteção consistente, além de rastreabilidade de acessos e modificações para eventos relacionados à segurança, são algumas das novidades.

Para divulgar as novas funcionalidades, a companhia promove, no dia 6 de fevereiro, entre 10h e 11h30, um webinar gratuito com especialistas que irão discorrer sobre novos conteúdos. O link para inscrição está aqui.


Siemens

Sobre a Digital Industries:

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Combinando os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.


No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de € 77,8 bilhões e lucro líquido de € 8,5 bilhões. Em 30 de setembro de 2023, a empresa contava com aproximadamente 320.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte: Assessoria de imprensa InPress Porter Novelli

Kommentare


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page