Nuvem híbrida e outras tendências em cloud ganham força em 2020
top of page
  • Foto do escritorBR40

Nuvem híbrida e outras tendências em cloud ganham força em 2020

Segundo uma previsão da Gartner, líder em pesquisas de tecnologia e negócios, o mercado mundial de serviços de nuvem pública vai atingir 331,2 bilhões

Foto: Shutterstock - IT Forum 365

Gabriela Wolff


Já faz um tempo que a computação em nuvem deixou de ser uma expressão somente para os entusiastas da tecnologia. Para além do ambiente empresarial, no qual estar atento às tendência na área é essencial, o armazenamento em nuvem é uma realidade para grande parte da população que utiliza um smartphone, por exemplo. Segundo uma previsão da Gartner, líder em pesquisas de tecnologia e negócios, o mercado mundial de serviços de nuvem pública vai atingir 331,2 bilhões de dólares em 2022.


No mundo corporativo, as empresas atentas aos benefícios do armazenamento em nuvem estão em uma escalada migrando seus sistemas. “São muitas vantagens como a acessibilidade de qualquer lugar com acesso à internet, maior segurança — empresas que prestam o serviço de armazenamento em nuvem possuem políticas rigorosas de segurança, com menores chances de ataques cibernéticos se comparado a computadores pessoais. Outros benefícios são a redução de custos, facilidade de compartilhamento nos diversos setores de uma empresa, diminuição de erros e suporte”, explica Valdemir Silveira, executivo de operações e negócio da Supero Tecnologia, empresa especializada em fornecer soluções sob medida em TI.


Sidnei explica que a evolução está sendo rápida em cloud, principalmente em um momento em que as empresas têm muitos desafios em como gerenciar uma grande quantidade de dados com uma infraestrutura complexa, por esse motivo as soluções devem ser bem estruturadas conforme as necessidades de cada organização.



Confira algumas estratégias de nuvem e o principal benefício de cada uma delas:


Multicloud

Estratégia que envolve o uso de múltiplos serviços de nuvem no mesmo ambiente, integrando soluções de diferentes prestadores de serviços de cloud, trazendo flexibilidade operacional. A combinação de tecnologia vai depender do negócio, das necessidades de cada empresa, e também das diferentes aplicações dentro de uma mesma empresa.

Benefício

Não dependência de um único fornecedor, possibilidade de aproveitar o que cada cloud tem de melhor.


Cloud Híbrida

Junção de uma nuvem pública (com data centers externos) com uma nuvem privada (data centers dentro da empresa), a cloud híbrida oferece flexibilidade aos negócios, pois se aproveitam as funcionalidades dos dois tipos de nuvem. Com isso, os processos não precisam de direcionamento de acordo com somente um tipo de cloud utilizada pela empresa.

Benefício

Flexibilidade operacional, possibilitando o uso de tecnologias que precisam do ambiente on-premise e aproveitando o potencial das soluções cloud.


Nuvem distribuída

É uma cloud distribuída que pode ser totalmente pública e/ou privada, mas precisa estar em vários lugares. Isso significa que a computação, o armazenamento e a rede estão em uma micro-nuvem localizada fora da nuvem centralizada.

Benefício

Garantia de disponibilidade de recursos e baixa latência.





160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page