top of page
  • Foto do escritorBR40

O ambiente em Nuvem é elemento- chave para implementação de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade em um mundo cada vez mais digital e orientado por Dados. Empresas e profissionais que não adotarem a IA nos próximos anos terão impactos significativos em sua competitividade e, muito provavelmente, ficarão (e serão) ultrapassadas. Já podemos dizer, com segurança, que tal tecnologia é essencial para manter-se relevante e eficiente no mercado, mas o que pouco se fala é do quanto o ambiente em Nuvem (Cloud) será importante para esse advento tão disruptivo.


Cloud Computing

A IA veio revolucionar a forma como as empresas operam e deve ser usada para melhorar a eficiência, aumentar a produtividade, aprimorar a experiência do cliente e desenvolver novos produtos e serviços. São inúmeros exemplos de aplicação dessa tecnologia capaz de automatizar tarefas repetitivas e demoradas, liberando os profissionais para atividades mais criativas e estratégicas e aumentando a eficiência de suas rotinas. Será um momento em que os seres humanos poderão ser mais humanos, investindo mais tempo nas habilidades humanas e comportamentais. Além disso, a IA pode ser usada para melhorar os resultados e eficiência das empresas, fornecendo aos gestores responsáveis insights baseados em dados, em informações concretas, e até ajudar a desenvolver novos produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes.


Quando combinamos a Inteligência Artificial com a computação na Nuvem, passamos a usufruir de um instrumento sem parâmetros comparativos, pois o ambiente de Cloud Computing é elemento- chave para a implementação de projetos de IA. Certamente, esta é uma das tendências mais importantes da tecnologia. Segundo o instituto de pesquisa Gartner, até 2024, 60% das empresas brasileiras utilizarão IA na Nuvem. Muitos serviços atrelados à Inteligência Artificial já estão disponíveis diretamente nas plataformas de Nuvem, facilitando a adoção e a execução dos projetos. A Nuvem e a IA podem ser usadas para melhorar a eficiência, a produtividade e a segurança de uma ampla gama de aplicações, isto porque a nuvem permite armazenar e processar grandes volumes de Dados – essencial para a aprendizagem de máquina (Machine Learning). Mais do que isso, a nuvem oferece alta capacidade de processamento e flexibilidade, possibilitando treinar modelos de IA complexos para identificar padrões e tendências.


Metalurgia 2023 - Feira e Congresso

Na robótica, por exemplo, a Cloud pode ser usada para controlar e monitorar robôs à distância ao mesmo tempo em que a IA permite a tomada de decisões. Já na cibersegurança, a Nuvem propicia o armazenamento e o processamento de Dados de forma segura ao passo que a IA identifica e impede ataques cibernéticos em tempo real. Bancos já estão usando cloud e IA para melhorar o atendimento ao cliente, detectar fraudes e gerenciar riscos; empresas de saúde estão utilizando a combinação para desenvolver novos tratamentos, melhorar a precisão dos diagnósticos e fornecer atendimento mais personalizado aos pacientes. E, de acordo com o “8º Relatório anual do estado da produção inteligente: edição especial para o setor automotivo”, produzido pela Rockwell Automation, 31% dos fabricantes automotivos pretendem investir ou já investiram em tecnologias de IA e aprendizado de máquina. Ou seja, a Nuvem fornece a infraestrutura e os recursos necessários para hospedar e executar modelos, enquanto a IA fornece a inteligência para analisar e processar os Dados.


A Inteligência Artificial está impactando o mundo dos negócios de formas múltiplas e profundas. Além de possibilitar a criação de conteúdos impressionantes por meio da IA generativa e permitir a personalização da experiência do cliente com sistemas de recomendação, esse avanço tecnológico confere mais assertividade e velocidade às análises de Dados, otimizando processos e aprimorando o atendimento ao cliente. Sem dúvidas, a Inteligência Artificial está abrindo caminhos para novos modelos de negócios e tornando as empresas mais ágeis e eficientes.


Artigo Siemens

Em resumo, a IA é uma força transformadora que redefine a maneira como os negócios operam e interagem com seus consumidores.


À medida que a tecnologia continua a evoluir, ainda podemos esperar ver a Nuvem e a IA serem usadas para resolver alguns dos desafios mais importantes do mundo moderno. É impossível voltar no tempo: os profissionais e as empresas que usarem bem esta tecnologia terão uma vantagem absurda no mercado. Os retardatários perderão oportunidades de crescimento, inovação e renovação. Basta a cada um escolher em qual grupo quer estar.


Por Rafael Marangoni, especialista em Cloud e diretor da BRLink.

Fonte e imagem: InforChannel


Maturidade 4.0

Comentarios


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page