O crescimento da indústria na receita do mercado de IoT em 2023: Perspectivas e desafios
top of page

O crescimento da indústria na receita do mercado de IoT em 2023: Perspectivas e desafios

Em todo o mundo, a perspectiva é que a base total de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT) some 30,9 bilhões de unidades integradas até 2025. O número representa um salto marcante na comparação com os 13,8 bilhões de pontos ajustados à tecnologia em 2021.


Os dados são da Statista, plataforma on-line especializada em informações de mercado e consumidores, que diz, em seu relatório, que essas conexões incluem carros conectados, dispositivos domésticos e empresariais inteligentes e equipamentos industriais.


Como resultado, a receita do mercado de IoT, somente no que diz respeito à conexão das fábricas, crescerá em 6,5% em 2023. No próximo ano, a projeção é de 7,5%. Em 2025, 8,6%, e assim sucessivamente, até chegar à margem de 15,5% em 2030.


Perspectiva é que a base total de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT) some 30,9 bilhões de unidades integradas até 2025

De acordo com a Statista, o cenário promissor é consequência do desenvolvimento de redes mais rápidas e confiáveis, especialmente com a extensa implantação do 5G, e a exigência mundial por produtividade, sem a perda da qualidade, com mais transparência e eficiência, reduzindo a margem de erros e falhas.


Mercado de IoT industrial atingirá U$ 276 bilhões até 2029


O aumento do investimento em tecnologias relacionadas à indústria 4.0, a exigência de alta produtividade e eficiência e o incentivo oferecido pelos governos para promover a automação industrial são os principais fatores que vão impulsionar o crescimento do mercado global de internet das coisas no setor de manufatura nos próximos anos. A expectativa é de que, até 2029, o valor dos sistemas de IoT industrial instalados atinja 276 bilhões de dólares.



Essas estimativas fazem parte do relatório “Mercado de IoT industrial por componente, indústrias verticais e geografia – Previsões globais para 2029”, produzido pela consultoria Research and Markets. O estudo analisou o mercado de IoT industrial em cinco regiões do mundo e destacou as tendências atuais, a participação das empresas, os desenvolvimentos recentes e as previsões para os próximos seis anos.


De acordo com os analistas, a IoT industrial para manutenção preditiva deverá oferecer oportunidades significativas para a expansão do mercado, aliada ao aumento expressivo no número de data centers. Porém, a falta de padronização e os altos custos de investimento e operação podem restringir esse crescimento.


O relatório segmentou o mercado de IoT industrial em hardware, plataformas, serviços e conectividade. “Espera-se que o segmento de hardware represente a maior participação, enquanto fatores como o engajamento consistente do setor industrial na melhoria da eficiência, a redução de custos e o acesso a informações em tempo real vão colaborar para o crescimento dessa área”, avaliou o documento. “A crescente adoção de plataformas de IoT industrial pelos vários setores verticais da indústria, para melhorar a eficiência operacional, juntamente com a crescente necessidade de tecnologias de monitoramento superiores, está impulsionando o crescimento desse segmento”, acrescentou.


Em relação ao tipo de atividade, o mercado de IoT foi dividido em agricultura, manufatura, varejo, energia e serviços públicos, petróleo e gás, aeroespacial, transporte e logística, telecomunicações e outras indústrias verticais. O setor de manufatura deve representar a maior participação no mercado de IoT industrial, devido à crescente necessidade de monitoramento centralizado e de manutenção preditiva de ativos, ao aumento do número de fábricas inteligentes, ao advento da indústria 4.0 e à adoção de robôs autônomos para automação industrial.



A Research and Markets também destacou o crescimento do número de sensores em rede nas cadeias de produção e suprimentos, que permitem que as indústrias passem a contar com uma nova geração de sistemas capazes de promover interações automáticas em tempo real entre máquinas, sistemas, ativos e dispositivos. Do lado negativo, o relatório apontou a existência de problemas de vulnerabilidade nos dispositivos de IoT e a carência de profissionais qualificados.


Principais desafios para o IoT industrial


Muitas organizações de manufatura já estão realizando pilotos de iniciativas digitais em IoT. Porém, apesar dos aspectos favoráveis da queda nos custos de energia e das melhorias na integração de IoT, na conectividade e na usabilidade e gestão de plataformas, poucas conseguiram gerar escala para seus casos de uso de IoT de forma a atingir benefícios operacionais ou financeiros significativos.


A causa normalmente é uma combinação de desafios organizacionais. Do ponto de vista técnico, muitas organizações ainda estão enfrentando problemas antigos, como a forma de competir com sistemas heterogêneos e cenários de aplicações ou de como determinar quais funções (por exemplo, gestão de supply chain, gestão de operações de manufatura, manutenção de plantas ou gestão de ativos) devem ser apoiadas por certas aplicações e sistemas técnicos (por exemplo, ERP ou plataformas de IoT). Outra pergunta que se faz é onde esses sistemas precisam ser implementados – na ponta, no local de produção ou na nuvem, uma pergunta que tem sua origem na governança entre TI e áreas de tecnologia operacional (TO) corporativas e de plantas.


Do ponto de vista organizacional, as empresas costumam falhar ao modificar processos de negócio ou ao otimizar soluções de IoT para permitir uma aplicação mais ampla, deixando um valor significativo na mesa.


Pessoas e processos precisam mudar para capturar os benefícios que os insights sobre dados podem gerar e assim maximizar o valor da tecnologia.


Essa mudança requer o comprometimento da liderança para garantir que o IoT não seja apenas uma iniciativa de TI ou TO, mas que seja um esforço de toda a organização.



IOT industrial aplicações: 5 para conhecer mais!


Até o momento, já ficou bem claro o potencial que a IoT Industrial possui.


Mas, e como essas inovações são implementadas na realidade? Veja a seguir algumas das principais aplicações da IoT na indústria brasileira.


1. Monitoramento de máquina


Sensores inteligentes podem ser adicionados ao maquinário já existente de uma fábrica, ou incorporados a novos projetos. A partir disso, eles conseguem monitorar fatores externos, como a vibração dos equipamentos ou o uso de ar condicionado.


Isso é feito por meio do escaneamento, que visa detectar falhas em peças que precisam de manutenção.


Outro exemplo são as esteiras transportadoras; os sensores podem coletar informações e transmiti-las para uma central de controle, indicando qual falha ocorreu ou pode acontecer em breve.


2. Monitoramento da qualidade do ar interno


Alguns estabelecimentos investem na análise da qualidade do ar no ambiente interno. Essa medição costuma ser realizada em locais que precisam manter a boa circulação de ar, como clínicas e hospitais.


Sendo assim, fazer esse monitoramento fica bem mais prático e simples por meio da IoT industrial. Sua tecnologias ajudam a reduzir despesas em um procedimento que, muitas vezes, possui requer um alto investimento para a implementação.



3. Monitoramento das condições ambientais


Existem organizações que fabricam mercadorias sensíveis, a exemplo de indústrias agrícolas. Por isso, é fundamental que elas monitorem as condições de determinado ambiente, especialmente aqueles planejados para o plantio e colheita.


Nesse aspecto, a IoT industrial auxilia no gerenciamento do espaço, o tornando mais eficiente. Também ajuda a reduzir gastos com energia elétrica.


4. Localização de mercadorias


Com a IoT Industrial, fica mais prático fazer uma análise geral do estoque e armazenamento da fábrica. Saber onde cada material está localizado é essencial para agilizar os processos de produção.


Quando mais cedo forem identificados erros de estocagem, mais rápido as mudanças serão implementadas, evitando que erros de fabricação aconteçam.


5. Conexões feitas em fábricas mais antigas


Devido à sua fácil implementação, as tecnologias IoT industrial podem ser aplicadas a ambientes industriais mais antigos, sem que o maquinário existente seja prejudicado.


Indústrias com mais de 30 anos de atividade, por exemplo, podem atualizar seus procedimentos de coleta de dados para algo mais eficiente sem problemas.


Os sensores inteligentes utilizam as redes antigas para “escutar” as conexões existentes e, a partir disso, criar novos canais de comunicação.


Como implementar o IoT em sua manufatura


É emocionante ver o crescimento acelerado do mercado de IoT no Brasil e a diversidade de empresas trabalhando para impulsioná-lo.


Entre elas, destaca-se a Sigmais IoT Company, uma startup de Vitória que está revolucionando o mercado com soluções inovadoras e eficientes de IoT.


Recentemente, a Sigmais foi reconhecida como a empresa que melhor trabalha com IoT no Brasil, na categoria de Eficiência Operacional, pelo Prêmio ABINC Melhores do Ano 2021.


Essa conquista é mais um exemplo do talento e da dedicação da equipe Sigmais IoT Company para ajudar empresas de diversos setores a otimizarem seus processos e se destacarem no mercado.


Se você quer saber mais sobre a Sigmais e suas soluções de IoT, não deixe de visitar o site e entrar em contato através do link https://sigmais.com.br/contato/.


Conclusão


Viu com a IIoT é fundamental para que as indústrias atualizem seus processos e aumentem sua produtividade? Contar com inovações tecnológicas ajuda a expandir a performance e aproveitar ao máximo os recursos do negócio, otimizando suas operações.


Dessa forma, fica mais simples mapear os procedimentos e identificar possíveis gargalos. Consequentemente, também será menos complicado encontrar soluções para superar os obstáculos.


Por: Rodrigo Portes

Diretor de Vendas | Diretor Comercial | Gerente Nacional de Vendas | Gerente de Vendas Sênior | Mentor | Palestrante | Autor | Transformação Digital | Indústria 4.0

Fonte: Linkedin Rodrigo Portes - BR4.0

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page