Pesquisa aponta que 60% das empresas entendem que a adaptação das atividades presenciais para o ambiente digital é o maior desafio no home office
Por Zenilda Zanardini
O sentimento é coletivo, vivemos a transformação digital que adiamos por muito tempo, e com isso um novo normal surgiu em nossa sociedade. Uma pesquisa da Betania Tanure Associados (BTA), envolvendo 359 empresas brasileiras apontou que 60% delas entendem que a adaptação das atividades presenciais para o ambiente digital é o maior desafio no home office, enquanto 45% enxerga que o gerenciamento das pessoas a distância é o obstáculo mais difícil.
Mas a tecnologia pode ser uma aliada para que, tanto o RH, quanto a TI possam ajudar a melhorar experiências. É um momento que pede compreensão dos gestores e maior capacitação dos funcionários, afinal, pessoas devem ser o foco das empresas. É fundamental oferecer ajuda para o uso de ferramentas de comunicação corporativa.
Usar tecnologias digitais é uma arma competitiva fundamental para atrair e reter talentos, e ainda melhorar a experiência dos funcionários.
Além desse suporte tecnológico, é fundamental que a empresa mantenha constante contato com os funcionários, tanto para que eles entendam qual o seu papel nesse momento, quanto para que saibam quais resultados são esperados de suas atividades.
Esse momento não deve ser visto como ameaça para gestores e funcionários, e sim uma alternativa, que só reforça que o mais importante não é quanto tempo se leva em determinada atividade e sim qual o resultado que se atinge.
Comunicação que une pessoas
A comunicação está desenvolvendo um papel fundamental nos dias de hoje. E algumas empresas saíram na frente quando o assunto é a realização de uma integração eficiente. A Microsoft, por exemplo, conta com o Teams, que possibilita fazer conferências para até 10 mil pessoas simultaneamente.
Além disso, outras melhorias estão sendo feitas. Antes, o software mostrava somente quatro participantes de uma reunião ao mesmo tempo na tela, e agora passará a mostrar nove. Outro recurso que chegará em breve são as tags, que poderão ser usadas para identificar grupo de pessoas. Dessa forma, usuários marcados em determinada tag, serão notificados com novas menções.
A Microsoft afirma que o número total de videochamadas cresceu 1.000% em março, e que recentemente atingiu a marca de 2,7 bilhões de minutos de chamadas diárias, sendo que no mês anterior a marca foi de 900 milhões de minutos. Esses números só reforçam a importância de ferramentas de comunicação e colaboração neste novo momento.
Tecnologia que traz segurança
Segundo a Kaspersky, existem erros comuns que alguns negócios cometem, mas que poderiam evitar para reforçar a segurança da informação nos dias de hoje:
O primeiro é sobre a maneira com que os funcionários compartilham ou elaboram as senhas. Alguns compartilham suas senhas de maneira aberta, e outros elaboram senhas simples demais. Todos esses problemas podem ser resolvidos com um gerenciador de senhas e autenticação de dois fatores. Dessa forma, será mais fácil reforçar a proteção das informações. O segundo é sobre armazenamento de dados. Falhas podem acontecer a qualquer momento, seja no HD ou com a presença de um malware, que pode bloquear todos os arquivos da empresa. Para evitar isso, é importante fazer backups regulares. Por fim, a ausência de proteção antivírus é um dos grandes perigos da atualidade. Ameaças como phishing e golpes crescem a cada dia com a chegada das fake news. Portanto, obter uma solução de segurança forte e confiável, trará mais tranquilidade para o trabalho remoto. Sob os pilares corretos – comunicação, tecnologia, empatia, confiança e colaboração – será possível estabelecer uma relação de motivação em toda a equipe e o aumento da qualidade do trabalho. Os resultados poderão ser surpreendentes, afinal trabalhar em casa é o futuro do trabalho. *Zenilda Zanardini é Executiva de Recursos Humanos da Solo Network
Fonte: IT Forum 365
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