• Brasil 4.0

O Grupo Tigre usa o Opcenter APS para reduzir o estoque em quase 50%

Fabricante brasileiro melhora consideravelmente os processos de programação com solução da Siemens


O Grupo Tigre é líder no Brasil na fabricação de materiais plásticos para construções e um dos maiores do mundo em sua área. O Grupo Tigre atua em 40 países por meio de nove fábricas no Brasil e 12 fábricas em outros países, incluindo Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai.


No segmento de tubos e conexões, o Grupo Tigre produz cerca de 4.500 produtos, em sua maioria injetados ou extrusados. Com um número tão alto de unidades em estoque para gerenciar e manter, o sequenciamento da produção é uma tarefa demorada.


As atividades de injeção/extrusão envolvem muitas variáveis, difíceis de gerenciar sem o software apropriado, incluindo moldes alternativos, restrições de mão de obra, limitações de equipes de troca de molde (configurações), requisitos de matéria-prima e componentes. Com tantas variáveis em um ambiente tão dinâmico para o departamento de planejamento e programação da produção, o Grupo Tigre e o parceiro NEO formaram uma aliança para implementar o software Opcenter™ Advanced Planning and Scheduling (APS) da Siemens Digital Industries Software. O Opcenter APS melhora o processo do Grupo Tigre para gerar e regerar programações de produção, reduzir o trabalho em processo, otimizar configurações e fornecer análise dinâmica dos materiais.


A solução

O Opcenter APS, que faz parte do Xcelerator, um portfólio abrangente e integrado de software e serviços da Siemens Digital Industries Software, é fundamental para as unidades que fabricam tubos e conexões. O processo de programação do Grupo Tigre é realizado semanalmente. Assim que os dados são carregados no Opcenter APS, as ordens de produção planejadas são geradas, explorando todos os níveis da lista de materiais (BOM) e considerando os estoques de produtos semiacabados. Com base nesses pedidos, são analisadas as matérias-primas necessárias, indicando quais materiais estão faltando.


O Opcenter APS oferece digitalização de alto nível que acelera os processos de produção e ajuda os fabricantes a responder rapidamente a mudanças inesperadas. O Opcenter APS foi projetado especificamente para atender a essa necessidade, usando algoritmos avançados que equilibram a demanda e a capacidade de gerar programações de produção viáveis.


O sequenciamento de pedidos considera as restrições da fábrica, como disponibilidade de mão de obra e moldes, além de considerar o número de trocas de moldes resultantes. Devido à complexidade das combinações de máquinas e moldes, o NEO desenvolveu uma regra de programação personalizada para automatizar e gerar planos mais precisos para o Grupo Tigre. Esse algoritmo foi possível devido à capacidade e flexibilidade da interface de programação de aplicativos (API) do Opcenter APS, que minimiza as trocas de molde e equilibra os recursos para criar o carregamento uniforme das máquinas.


Os resultados


Antes de introduzir o Opcenter APS em seu processo, as ordens de produção eram criadas manualmente. Hoje, elas são criadas automaticamente no software de enterprise resource planning (ERP) SAP®, aumentando significativamente a eficiência da programação. A solução também fornece benefícios ao gerenciamento de suprimentos, que passou a receber um relatório semanal de situação de faltas de materiais e suas prioridades para ajudar nas consultas aos fornecedores.


Por meio de um algoritmo de programação específico, o Opcenter APS agrupa pedidos que possuem as mesmas características, minimizando as trocas de moldes e aumentando a produtividade da máquina. O sequenciamento considera todas as restrições de manufatura, resultando em um cronograma viável. Com isso, houve um aumento significativo na adesão à programação (planejado versus realizado) de 47% para 95%.


Além disso, os relatórios configurados para o projeto realizam análises e auxiliam na tomada de decisões. Agora é possível observar a carga de cada máquina por turno e definir a quantidade certa de funcionários e os tempos de preparação. Isso gera mais informações precisas sobre a manufatura.


Com uma visão geral otimizada das máquinas e processo simplificado de geração de pedidos, além de outras ações internas, o Opcenter APS permite ao Grupo Tigre reduzir os níveis de estoque em quase 50%.


Perspectivas futuras


O Grupo Tigre continua buscando melhorias em seus processos e metodologias de trabalho, contando com o NEO e o Opcenter APS. Hoje, as fábricas internacionais do Grupo Tigre em toda a América do Sul estão implementando o Opcenter APS. Com isso, a programação será integrada e os resultados multiplicados por meio da expansão global.


A Siemens Digital Industries Software promove a transformação para empresa digital, onde os projetos de engenharia, manufatura e eletrônicos serão elaborados em conjunto no futuro. O portfólio X celerator ajuda empresas de todos os portes a criar e implementar gêmeos digitais, que fornecem às organizações novas informações, oportunidades e níveis de automação para criar inovações. Para obter mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens Digital Industries Software, visite http://www.sw.siemens.com ou siga-nos no LinkedIn , Twitter , Facebook e Instagram . Siemens Digital Industries Software - Where today meets tomorrow.


Para saber mais sobre as soluções de CI da Siemens, visite: http://www.siemens.com/mentor.


A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, a DI promove a transformação digital nas indústrias de processo e produção discreta. Com seu portfólio de soluções para a empresa digital, a DI fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter maior produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. A Digital Industries da Siemens tem sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, e tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.



A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência global em tecnologia e sinônimo de excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. A empresa está presente em todo o mundo, com foco nas áreas de geração e distribuição de energia, infraestrutura inteligente para edifícios e sistemas de energia distribuída, automação e digitalização nos setores de manufatura e processos. Por meio da empresa gerenciada separadamente Siemens Mobility, fornecedora líder de soluções de mobilidade inteligente para transporte ferroviário e rodoviário, a Siemens molda o mercado mundial de serviços de transporte de passageiros e mercadorias. Com sua participação majoritária nas empresas de capital aberto Siemens Healthineers AG e Siemens Gamesa Renewable Energy, a Siemens também é fornecedora líder mundial de tecnologia médica e serviços de saúde digital, além de soluções sustentáveis de geração de energia eólica onshore e offshore. No ano fiscal de 2019, encerrado em 30 de setembro de 2019, a Siemens gerou a receita de € 86,8 bilhões e lucro líquido de € 5,6 bilhões. No final de setembro de 2019, a empresa tinha cerca de 385 mil funcionários em todo o mundo. Mais informações são fornecidas em http://www.siemens.com.


Obs.: A lista de marcas comerciais relevantes da Siemens pode ser visualizada aqui. As outras marcas comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.


Fonte e imagens: LLYC - Alice Moraes

banner-siemens-plm-160x600-pt.jpg
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br