• Brasil 4.0

O mundo é das empresas de tecnologia

Hoje, a sociedade como um todo tem suas vidas pautadas em ambientes digitais e uso de dados. E o mesmo acontece com as empresas, que ainda que não vendam softwares, com certeza possuem em seu DNA a inovação. O que significa que com a tecnologia tão presente na maioria dos core business, toda companhia faz parte desse segmento.


Basta olhar em volta para percebermos como a tecnologia está presente em nossas vidas e como as coisas mudam rapidamente com a implementação de novas ferramentas digitais. E é justamente o mercado o responsável por trazer isso até o nosso cotidiano.


Os processos de digitalização – que antes engatinhavam – tiveram que ganhar fôlego e passar a caminhar a largos passos nos últimos meses. O que torna o mercado muito mais competitivo e desafiador para as companhias. Por isso, estar um passo à frente e buscar unir diversas expertises para investir em ferramentas tecnológicas e inovação tem sido o grande “pulo do gato” para se manter em evidência e se destacar ante a concorrência.


Responsáveis por trazer essa inovação, os executivos de tecnologia das empresas, por exemplo os CIOs, ganham os holofotes e a missão de manter essa engrenagem funcionando. Seja gerenciando uma grande equipe interna, ou com parceiros estratégicos, esses profissionais passam a entender cada vez mais a importância dos dados para antever problemas e adiantar mudanças, fazendo com que a tecnologia do futuro seja uma realidade hoje.


Ao passo que algumas companhias entram nessa corrida, outras se colocam como aceleradoras desse processo. Ou seja, mesmo que o mercado se torne mais competitivo, ele também abre oportunidades para novos negócios. Em especial para aquelas que entram como parte importante do processo de apoiar a digitalização de outras empresas.


Mais do que nunca, pensar em como acompanhar as transformações do mercado se torna chave essencial para a sobrevivência das empresas que, a essa altura, já precisam ter em mente que são de tecnologia, independente do que oferecem ao cliente. Estar de olho em inovação e como trazê-la para dentro da sua realidade deve ser o ponto focal de todo os negócios. E a sua empresa, já é de tecnologia?


Por: Fábio Freire - CEO e fundador da FindUP. Formado em Administração, o executivo sempre atuou com tecnologia e em 2008 resolveu se aventurar em seu negócio próprio.

Fonte e imagens: Startupi

37 visualizações0 comentário