O que falta para a indústria 4.0 decolar?
top of page
  • Foto do escritorBR40

O que falta para a indústria 4.0 decolar?

Levantamento realizado pela CNI indica que empresas de menor porte estão mais atrasadas no processo de implantação da indústria 4.0


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A insuficiência de recursos próprios e de financiamentos adequados é um dos principais entraves para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil. A indústria 4.o tem como uma das principais características a incorporação da digitalização à atividade industrial, integrando tecnologias físicas e virtuais. Essa é a conclusão de estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com empresas de diversos portes, divulgado pela Agência Brasil.


O levantamento indica que empresas de menor porte estão mais atrasadas no processo de implantação da indústria 4.0. Entre as grandes o quadro não é muito diferente, revela o estudo: 42,1% das entrevistadas não haviam iniciado o processo de incorporação de tecnologias aos seus processos.


Segundo a publicação, a origem do capital das empresas não é fator determinante para a implementação de tecnologias da indústria 4.0. O percentual das estrangeiras que não implementaram projetos da indústria 4.0 (40%) está muito próximo do registrado nas empresas nacionais (50%). Entre as empresas multinacionais entrevistadas, foi comum encontrar aquelas que não tinham autonomia decisória e que consideravam sua situação tecnológica atrasada em relação a outras unidades do grupo.


Novas tecnologias para a indústria 4.0


Com base nas restrições apontadas pelos executivos entrevistados para a implementação da indústria 4.0, os especialistas recomendam a sensibilização dos empresários e a disponibilização de linhas de crédito especiais para a implementação de novas tecnologias no setor produtivo.


Entre as ações objetivas recomendadas está, entre outros pontos, a concessão de financiamento de baixo custo para a demanda de soluções tecnológicas no padrão da indústria 4.0 e a divulgação de cases de adoção das tecnologias habilitadoras dessa indústria, para mostrar aos empresários os ganhos concretos com o investimento.


Por: Redação IT Forum 365

Fonte: IT Forum 365



160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page