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O que impulsiona o crescimento da terceirização de processos de negócios?

Relatórios recentes indicam que o mercado de terceirização de processos de negócios está crescendo rapidamente e deve atingir novos patamares nos próximos anos. A pandemia do Covid-19 levou as organizações a terceirizar funções não essenciais e se concentrar em suas competências essenciais para alcançar um maior crescimento.


As organizações tem adotado soluções terceirizadas para duas áreas principais de trabalho: tarefas de back-office e tarefas de front-office. As atividades não essenciais são consideradas as melhores para terceirização e tradicionalmente incluem folha de pagamento, entrada de dados, conversão de dados, digitalização de documentos, processamento de transações de limpeza de dados, serviços de transcrição, serviços de call center e gerenciamento de pedidos e estoque. Adições recentes ao pacote de BPO incluem liderança e gerenciamento de vendas, operações financeiras, tecnologia da informação e dados, pesquisa de mercado, web design, gerenciamento de recursos humanos e front-ends e atendimento de e-commerce.


Ao longo dos anos, a dependência do BPO continuou a se expandir. A tecnologia e a análise avançada estão permitindo que as empresas de BPO forneçam soluções inteligentes com melhores insights e solução de problemas para questões mais complexas. Vamos dar uma olhada nos principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado BPO hoje:


Foco em melhorar a agilidade dos negócios

Todas as organizações são impactadas por fatores como o estado da economia, mudanças na tecnologia e a dinâmica de uma determinada região geográfica ou mercado. Elas precisam se concentrar em melhorar a agilidade dos negócios para sobreviver às dinâmicas em constante mudança. A agilidade nos negócios é a capacidade de prosperar e competir na era digital. Para isso, as organizações precisam introduzir rapidamente novos produtos e serviços para atender à demanda do consumidor, reduzir custos, medir dados de desempenho e tendências de mercado mais rápido do que nunca e oferecer um atendimento excepcional ao cliente. O BPO oferece acesso a serviços especializados em diversas áreas com maior precisão e agilidade, ajudando as organizações a se manterem ágeis e se adaptarem às necessidades e demandas da era digital.


Mais eficiência com redução de custos operacionais

O novo relatório da Business Wire observa que o foco crescente na redução de custos operacionais será crucial para impulsionar o crescimento do mercado global de terceirização de processos de negócios até 2024. A diminuição das barreiras logísticas e geográficas ajudou a reduzir o custo de terceirização de processos de negócios. As organizações podem obter uma redução de custos significativa de 30 a 40% trabalhando com fornecedores terceirizados. As empresas de terceirização de processos de negócios podem realizar várias tarefas de back office e front office a custos mais baixos. Eles podem economizar o dinheiro da organização eliminando excessos de manutenção de pessoal, espaço de escritório e equipamentos, bem como de outras maneiras, como economia de impostos. O maior benefício da terceirização é permitir que o trabalho seja feito de maneira muito mais eficiente.


Dedicação às competências essenciais

O outsourcing é uma maneira inteligente de melhorar o foco nas competências essenciais ou nas funções mais importantes de um negócio. À medida que as organizações experimentam um crescimento rápido, suas operações de back-end e front-end se expandem e exigem maior investimento. Ao terceirizar funções não essenciais e administrativas, as organizações podem concentrar seu tempo e recursos no desenvolvimento de competências como relacionamento com clientes, melhoria de produtos e vantagem competitiva.


Acesso à tecnologia avançada e recursos qualificados

O BPO oferece às empresas o acesso a recursos tecnológicos inovadores que dificilmente seria alcançado de outra forma. As empresas têm precisado responder de forma mais rápida, com produtos baseados em novas tecnologias, atendendo às necessidades dos clientes, antes dos concorrentes, atualizando e modificando produtos após o lançamento inicial. As empresas de BPO apoiam esses objetivos, buscando constantemente aprimorar seus processos adotando as melhores tecnologias, permitindo que clientes aproveitem as vantagens e se mantenham competitivos. Com a disponibilidade de mão de obra qualificada na empresa de BPO, as organizações podem economizar em recrutamento, treinamento e certificação, integração e rescisões. Também podem desfrutar dos serviços de consultores de processos de negócios e especialistas a custos mais baixos.


Serviços baseados em nuvem

Os dados baseados em nuvem tornam as soluções terceirizadas acessíveis de qualquer lugar do mundo, e isso revolucionou o BPO. O Gartner define o processo de negócios como um serviço (BPaaS) como a entrega de serviços de terceirização de processos de negócios (BPO) originados da nuvem e construídos para multilocação. Os provedores de serviços BPaaS fornecem plataformas e soluções de TI para atender às necessidades do sistema do cliente, bem como suporte completo para ajudá-los a gerenciar todas as suas operações de back-office. O BPaaS fornece acesso imediato à mão de obra treinada que os clientes precisam para realizar operações.



Caminho para a diversificação

Outra razão para a crescente popularidade do BPO é a possibilidade de atingir objetivos de diversificação e mitigar riscos. Ao fornecer acesso a novas tecnologias e habilidades, o BPO permite que as organizações desenvolvam novos produtos ou serviços complementares ao negócio principal e com potencial para atrair seus clientes.


De acordo com a Grandview Research, espera-se que o tamanho do mercado global de BPO, avaliado em US$ 232,32 bilhões em 2020, registre uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,5% até 2028. Empresas de todos os tamanhos estarão, portanto, colhendo os múltiplos benefícios do outsourcing e gerando inovação para o mercado e seus clientes.


Por Marcelo Carreira, vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access.

Fonte e imagem: InforChannel

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