O que são mentorias e por que sua empresa deve aderir?
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O que são mentorias e por que sua empresa deve aderir?

A CNI oferece dois programas de mentoria em Promoção de Negócios Digitais e Impacto Positivo para MPEs. As inscrições estão abertas até 20 de julho


Mentorias empresariais são atendimentos individuais que podem ter entre 3 e 30 horas

Quando falamos de mentoria, um ditado popular pode simplificar o conceito: “alguém precisou andar para que outros pudessem correr”. Isso porque essa iniciativa é uma técnica de desenvolvimento profissional na qual o conhecimento que o mentor transmite, para impulsionar e acelerar a carreira do mentorado, é resultado de anos de vivência, erros e acertos.


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) está com inscrições abertas para dois programas de mentoria até o dia 20 de julho. Os temas são Promoção de Negócios Digitais e Impacto Positivo para micros e pequenas empresas.


A instituição reuniu especialistas nos temas e promove iniciativas para empresários brasileiros com capacitações virtuais, estudos e mentorias. A ação tem parceria com o Sebrae. Mas por que uma empresa deveria procurar esse serviço e quais são os benefícios? A Agência de Notícias da Indústria te explica a seguir!



Atendimento personalizado e humanizado


Como mencionado acima, as mentorias são uma técnica de desenvolvimento profissional no qual uma pessoa com mais experiência em determinada área ou tema transmite o conhecimento que possui para alguém com menos experiência. E não tem nada a ver com idade.


Diferente de um curso ou treinamento, a mentoria é personalizada. O profissional costuma ser um guia para questões específicas do mentorado, auxiliando na resolução de problemas e incentivando a busca por novos aprendizados.



Geralmente, o conhecimento é passado adiante por meio de conversas. Portanto, mesmo que o mentor seja a figura com mais experiência, o mentorado tem pleno espaço para tirar quaisquer dúvidas e os tópicos discutidos sempre serão referentes ao momento profissional específico.


Inclusive, vale ressaltar que uma mentoria pode acontecer em apenas uma conversa ou se estender para uma série de encontros.


Conhecimentos colocados em prática com mais rapidez


Muitas empresas bem-sucedidas notaram insuficiência dos programas de treinamento convencionais e, por isso, fogem da regra de aprimorar as habilidades dos funcionários por meio de cursos e treinamento.


Desde startups até grandes corporações passaram a utilizar a mentoria para preparar as equipes para os desafios do cotidiano empresarial porque os conhecimentos são colocados em prática de imediato.


A CEO e cofundadora da Alumna Mentoria, Larissa Ushizima, destaca que o método, além de outros benefícios, incentiva a igualdade e a liderança dentro das empresas.


“É uma metodologia que tem sido muito buscada pelos comitês e iniciativas de diversidade e inclusão, por entender que grupos minorizados, como mulheres, LGBTQIA+, pretos ou pardos, podem se beneficiar do processo para fortalecer a sua rede de relacionamento dentro da companhia, além de desenvolver habilidades e competências necessárias para a liderança. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 70% das empresas listadas na Fortune 500 têm um programa ativo de mentoria”, explica a mentora.


Segundo um estudo conduzido por Wharton, uma das principais escolas de negócio dos EUA, funcionários mentorados foram promovidos cinco vezes mais e mentores seis vezes mais se comparados a funcionários não mentorados. Isso acontece porque mentoria impacta positivamente na autoconfiança, no autoconhecimento e na capacidade de aprender a partir da experiência e lições do mentor ou mentora.



Larissa ainda explica, que com apoio de outras ferramentas, as mentorias se tornaram mais acessíveis. “Hoje, utilizamos a tecnologia e a inteligência artificial para escalar programas de mentoria e assim, conseguimos atender mais de 400 pessoas em um mesmo ciclo. É uma forma de democratizar essa metodologia, que no passado, era restrita para altas lideranças e não envolviam a base da pirâmide”, defende Larissa, que atua com mentorias desde 2019.


"Recomendo contar com um mentor ou mentora em qualquer momento de carreira" - Larissa Ushizima

Ela conta que não existe momento ideal para buscar um mentor ou mentora, mas que pode ser fundamental em momentos de transição de carreira. "É uma técnica que pode ser procurada em qualquer fase, mas também entendo que pode ser um grande apoio em momentos de incerteza, como uma fase de transição de carreira ou ao assumir uma posição de liderança. Contar com o conhecimento e experiência de um mentor nos ajuda a diminuir as dúvidas e entender as alternativas possíveis em momentos como esses", indica a especialista.


Mentorias da CNI tem foco no comércio exterior e impacto social


Com as mudanças promovidas pela pandemia de Covid-19, novas formas de fazer negócios no exterior e a contribuição de uma empresa para a sociedade se tornaram temas importantes para debater com as empresas brasileiras.



Este ano, a CNI promoveu dois programas de capacitação sobre Promoção de Negócios Digital e Impacto Positivo para MPEs. As aulas estão disponíveis na plataforma Exporta Flix.


A novidade é que, para dar continuidade no assunto, a instituição oferece o serviço de mentoria. Os inscritos terão 12 horas de atendimento individual em formato virtual, com especialistas que auxiliarão a identificar dificuldades e como superá-las, além de colocar em prática ações de transformação. As inscrições estão abertas até o dia 20 de julho no site da CNI.



O Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.


Por: Giovanna Chmurzynski

Fonte e Imagens: Agência de Notícias da Indústria

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