Observatório Sistema Fiep e Celepar lançam e-book sobre tendências de governo digital
top of page
  • Foto do escritorBR40

Observatório Sistema Fiep e Celepar lançam e-book sobre tendências de governo digital

Estudo tem o objetivo de auxiliar no processo de digitalização de administrações e serviços públicos


Em um trabalho conjunto entre o Observatório Sistema Fiep e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), foi lançado nesta quarta-feira (23) o e-book “O Futuro do Governo Digital”. Elaborada como parte do processo de planejamento estratégico da empresa estatal, a publicação apresenta as principais tendências globais em termos de transformação digital e como elas podem ser aplicadas pelos governos para melhorar os serviços prestados aos cidadãos.


O governador em exercício e o presidente do Sistema Fiep apresentam a publicação (Fotos: Mariana Fachini)


O e-book foi apresentado oficialmente durante reunião no Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado, em Curitiba, com participação do governador em exercício Darci Piana e do presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. Ambos destacaram a importância do estudo para ajudar nas tomadas de decisão da administração estadual em relação a seus serviços digitais. “Fico feliz por essa parceria e pela estrutura do trabalho apresentado”, disse Piana. “Precisamos fazer com que tudo isso seja colocado em prática o mais rápido possível”, completou.


Para Carlos Valter, o trabalho conjunto contribui para que o governo seja mais assertivo em seus projetos e investimentos nessa área. “O Estado precisa caminhar para essa organização digital, que não é o futuro, é o presente”, afirmou. “A parceria do Sistema Fiep com a Celepar vem demonstrar o interesse que temos de que o governo faça a melhor gestão possível para o bem do Paraná, de sua indústria e de seus cidadãos”, acrescentou.



Diretor-Presidente da Celepar, Leandro Victorino de Moura ressaltou que o e-book é resultado de um processo de planejamento iniciado há um ano, com apoio técnico do Observatório e envolvendo diversas áreas da empresa, além de secretários responsáveis por várias pastas da administração estadual. “Precisávamos saber como estava no mundo a questão do governo digital, esse foi nosso primeiro passo. Agora, esse e-book vai trazer uma virada de chave não somente para o Paraná, mas para outros estados que também vão se beneficiar desse trabalho”, disse.


A reunião desta quarta contou ainda com a presença do secretário chefe da Casa Civil do governo estadual, João Carlos Ortega, que afirmou que a parceria é mais um passo no processo para tornar o Estado mais ágil, moderno e inovador.


A gerente do Observatório explicou o trabalho conjunto de construção do estudo


Sobre o estudo

A gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza, explicou que o e-book “O Futuro do Governo Digital” é a síntese de uma grande reflexão sobre os desafios da transformação digital no âmbito dos governos. Inicialmente, o estudo apresenta 10 macrotendências, que são os grandes movimentos globais que indicam transformações na sociedade para os próximos anos e que devem impactar a operação dos governos digitais.


Em seguida, detalha 39 tendências que devem ditar o futuro da transformação digital dos governos. Elas estão divididas em cinco grandes categorias: cultura e educação digital; governança e gestão; regulamentações; segurança digital; e serviços digitais.


A publicação aponta, ainda, 13 vetores tecnológicos, que são as tecnologias que devem balizar os caminhos para a digitalização dos governos. Por fim, apresenta dez drivers de futuro, que são os grandes direcionadores de transformações que devem exercer maior influência e indicar direções para o futuro do governo digital.


“Toda essa organização é resultado de um processo reflexivo para tentar ir abstraindo o que a transformação digital significa para os governos”, afirmou a gerente do Observatório. “O objetivo é entender os grandes movimentos globais que influenciarão os governos em todas as partes do mundo, depois especificamente quais tendências fazem sentido para a nossa realidade, que podem impactar ou devem ser consideradas nas tomadas de decisão e investimentos aqui”, completou.


A publicação completa está disponível para download no site do Observatório.

Fonte: Agência Sistema FIEP

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page