top of page

Oportunidade para Startup desenvolver tecnologias sustentáveis na produção de soja

  • Foto do escritor: BR40
    BR40
  • 26 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Parceria internacional promove seleção para conectar o ecossistema do agronegócio e soluções inovadoras. Inscrições vão até dia 12 de abril


ree
Imagem de Voggacom por Pixabay

Estão abertas as inscrições para startups participarem do 1º ciclo do programa “Soja Sustentável do Cerrado – fomentando o empreendedorismo e a inovação para a produção de soja livre de desmatamento”. Com o objetivo de aproximar o mundo Agro 4.0 das questões ambientais, a iniciativa pretende estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, tornando-as viáveis técnica e economicamente para o setor.


O programa é resultado da parceria internacional entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), o hub de inovação AgTech Garage, e o LandInnovation Fund – fundo internacional criado com aporte inicial da Cargill e sob gerenciamento da Chemonics International para fomentar iniciativas em prol da soja sustentável e livre de desmatamento.


Os interessados podem se inscrever clicando aqui e participar do Roadshow no próximo dia 23, às 11 horas, para tirar dúvidas sobre o programa. Mais informações em: bit.ly/Roadshow_SojaSustentavel


As startups selecionadas terão acesso a mentorias estratégicas e técnicas, conexões com executivos da comunidade do AgTech Garage, troca de experiências com empreendedores e participação em eventos. Além disso, elas contarão com o acompanhamento de um time de especialistas composto por integrantes de empresas parceiras com foco no desenvolvimento e escala de soluções que contribuem com os objetivos do Land Innovation Fund em fomentar a sustentabilidade na cadeia de suprimento da soja. Startupsque se destacarem poderão receber apoio financeiro para o desenvolvimento das soluções.


ree

A EMBRAPII será responsável por realizar a ponte entre startups e empreendedores com os centros de pesquisas (Unidades EMBRAPII), que irão oferecer infraestrutura de ponta e competências técnicas para desenvolver os projetos selecionados, além de cofinanciar o projeto com recursos não reembolsáveis.


O programa – O programa será desenvolvido em quatro ciclos e conta com recurso inicial de cerca de R$2.2 milhões para apoio às startups, com a possibilidade de aumento a partir da entrada de novos parceiros interessados em apoiar o ecossistema de inovação pela sustentabilidade do agronegócio.


As inovações podem envolver desenhos, testes e implementação de soluções tecnológicas que tragam inteligência, segurança e sustentabilidade à agricultura da soja no bioma Cerrado. Entre os temas de interesse do programa, estão ações e soluções que combatam o desmatamento e valorizem a geração de renda a partir da floresta em pé na região; uso sustentável da terra; serviços ambientais; ferramentas e metodologias de monitoramento ambiental.


Em paralelo, também serão selecionados até dez pesquisadores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) para um programa de fellowship voltado para o desenvolvimento de projetos de inovação agrícola em cooperação com startups.


Sobre o Land Innovation Fund:

O Land Innovation Fund pretende trabalhar na Argentina, na Bolívia, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai por meio do financiamento, da prestação de assistência técnica e da construção de parcerias que garantam que a soja utilizada na região seja produzida de forma responsável. O Land Innovation Fund apoiará inovações que gerem aumento de produtividade por meio de práticas sustentáveis, mecanismos e abordagens que incentivem produtores a conservar e restaurar florestas. O Fundo foi criado com o aporte inicial da Cargill e opera sob administração da Chemonics International.


ree

Sobre o AgTech Garage:

O AgTech Garage é um hub de inovação especializado no agronegócio. Criado em 2017, conta hoje com mais de 40 grandes empresas parceiras, líderes em seus segmentos, e mais de 700 startups conectadas em sua comunidade virtual. Pioneiro em fomentar a prática da inovação aberta no agronegócio, suas iniciativas, práticas e ferramentas são responsáveis por impulsionar a competitividade de seus parceiros na construção de produtos e serviços inovadores para uma cadeia agroalimentar cada vez mais digital e sustentável.


Fonte: EMBRAPII

Comentários


bottom of page