• Brasil 4.0

Parque Tecnológico cria metodologia para transformação digital de pequenos negócios

Pesquisa para Inovação – O Parque Tecnológico São José dos Campos, junto com empresas de tecnologia da informação associadas ao APL TIC VALE, criou uma trilha de transformação digital para ser aplicada de forma objetiva e otimizada em pequenos negócios. O projeto-piloto teve como alvo lojistas das Galerias do Empreendedor, um programa de empreendedorismo social gerido pelo Parque nas periferias de São José dos Campos (SP). Sabe-se que os micro e pequenos empresários foram os mais impactados pela crise, pois não tinham infraestrutura nem caixa para se adaptar ao mercado on-line.


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A trilha considera a inserção do estabelecimento em redes sociais, Google meu negócio, marketplaces e Whatsapp business. Para o piloto, foram selecionados seis estabelecimentos comerciais: duas óticas, uma loja de roupas, uma loja de produtos de limpeza, uma doceria e uma papelaria.


As empresas criaram também robôs virtuais para cumprir as atividades operacionais, com o objetivo de multiplicar o alcance a milhares de empresários. Os robôs auxiliaram o time executando atividades repetitivas como: cadastro de produtos nas redes sociais, criação de relatórios de acompanhamento e apresentações com evidências de tudo o que foi realizado durante o processo, como listagem e cadastro de produtos, além das apresentações e catálogos virtuais.


Dessa forma, o tempo das equipes de atendimento e criativa ficou liberado para elaborar e produzir a melhor estratégia de marketing e venda para os empresários. Além de aumentar a produtividade e o valor agregado dos times, o uso de robôs virtuais agregou mais assertividade e segurança na execução dos trabalhos, em especial na guarda de informações sensíveis das empresas atendidas.


O APL TIC Vale, um dos principais clusters de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Brasil, é coordenado pelo Parque Tecnológico São José dos Campos. Tem 81 empresas associadas que oferecem soluções em TIC para quatro segmentos: cidades inteligentes, agronegócio, varejo e indústria 4.0. Saiba mais em www.pqtec.org.br/aplticvale.


Fonte: FAPESP



39 visualizações0 comentário