Petrobras assina contrato de comercialização para uso de robô, desenvolvido em parceria com startup
top of page
  • Foto do escritorBR40

Petrobras assina contrato de comercialização para uso de robô, desenvolvido em parceria com startup

Petrobras assina contrato de comercialização para uso de robô inédito no país, desenvolvido em parceria com startup


Robô foi criado com especialistas do Centro de Pesquisas da Petrobras e recebeu três prêmios


Foto: Divulgação Petrobras
Foto: Divulgação Petrobras

A Petrobras assinou o primeiro contrato de cotitularidade de sua história com a startup Unidroid Robótica, para uso de um robô de combate a incêndio em unidades industriais. A máquina foi desenvolvida com apoio dos especialistas do centro de pesquisas da Petrobras, o Cenpes, e de profissionais da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), por meio do programa de inovação da companhia. A assinatura desse novo instrumento contratual define os royalties sobre a exploração comercial e habilita a comercialização da tecnologia desenvolvida para a Petrobras, permitindo que a startup forneça este produto ao mercado.


“A assinatura desse contrato, que é um marco a ser celebrado, é a evidência objetiva que o processo de gestão da inovação adotado pela Petrobras associado às diversas conexões permitidas pelo nosso programa “Conexões com a inovação” é um caminho que traz robustez ao nosso processo decisório e ao mesmo tempo um canal de acesso amplo às ideias inovadoras, afirma Carlos Travassos, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação”.


Com algumas adaptações, como o tipo de esteira e materiais utilizados, o robô, que inicialmente foi idealizado para atuar em ambientes industriais como refinarias, está em validação para operar em áreas offshore, como plataformas, e poderá ser usado para combate a incêndios em áreas urbanas e florestais. A implantação da tecnologia na Petrobras está prevista para o início de 2024.


Intermach 2023 - Feira e Congresso

Foto: Divulgação Petrobras
Foto: Divulgação Petrobras

“A Petrobras tem um papel importantíssimo no estímulo à inovação e desenvolvimento de pesquisas no país. Nos orgulhamos de ser a empresa brasileira que mais deposita patentes, com diversos prêmios nacionais e internacionais, e é fundamental que a gente compartilhe nossa expertise, contribuindo para o desenvolvimento de novos produtos e para que eles cheguem ao mercado e ganhem escala, movimentando a economia e beneficiando a sociedade”, afirma a gerente executiva do Cenpes, Maíza Goulart.


Tecnologia


A Unidroid Robótica foi selecionada no edital de 2020 do Programa Petrobras Conexões para Inovação – módulo Startups. O equipamento, resistente a altas temperaturas, possibilita acesso a locais onde não é possível o uso das unidades de combate a incêndio tradicionais e pode ser controlado a distância de até 300 metros, reduzindo a exposição dos brigadistas durante o combate às chamas. O robô também realiza monitoramento das atividades por meio de câmeras de alta definição e térmicas, que permite a visualização em 360° do cenário onde atua.


Case de sucesso


A CEO da startup, Fernanda Morelli, conta que o projeto recebeu um “upgrade tecnológico” devido às diversas interações com o corpo técnico da Petrobras. “Temos muito orgulho deste contrato com a Petrobras. Todos os nossos esforços valeram a pena porque sabemos do peso do nome Petrobras no mercado brasileiro e internacional. Ano passado, tivemos a oportunidade de participar da Gitex Dubai 2022 e ficou claro que a Petrobras é referência mundial em tecnologia”, afirma.


Segundo Fernanda, a assinatura do contrato viabilizou uma rodada de investimentos para que a empresa se estruture para início da operação industrial e abertura ao mercado.

“Com o sucesso do projeto, muitas portas estão se abrindo, tanto aqui no Brasil como no mercado internacional. Isso também nos proporcionou bastante exposição, inclusive ganhamos três prêmios com o produto desenvolvido neste edital: Prêmio Ibrachina 2022, que nos levou como expositores para a Gitex Dubai 2022; Prêmio Sebrae for Startups, e Prêmio da startup mais inovadora do setor, no Congresso de O&G 2020”, comemora.

White Paper Siemens

Fernanda lembrou ainda o suporte de negócios recebido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro da Petrobras no módulo Startups, e está de olho nas próximas etapas. “Estamos muito ansiosos para iniciar a produção. Em seguida, focaremos na nossa estratégia em ganhar escala e abrir novos mercados”, antecipa.

Conexões para Inovação


O programa Petrobras Conexões para Inovação conecta a companhia com todo o ecossistema inovador, desde startups, universidades, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) até empresas. O investimento direcionado às empresas contempladas com o programa visa atender demandas mapeadas na companhia e o desenvolvimento ágil de soluções com possibilidade de implantação na indústria de óleo e gás. Dividido em módulos, ele reúne diferentes formas de desenvolver, testar ou comercializar tecnologias com a Petrobras. No módulo startups, as empresas contam com a parceria dos especialistas da Petrobras para desenvolvimento do produto ou tecnologia e do Sebrae para desenvolvimento do modelo de negócios. Só no ano passado, foram lançados mais de 100 desafios por meio do portal do programa e firmadas mais de 60 novas parcerias, superando o valor de R$ 140 milhões em investimento contratado.


Fonte e imagens: Assessoria de Imprensa Petrobrás



160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page