• Brasil 4.0

Plataforma P-50 ganhará gêmeo digital

A plataforma P-50, que opera no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, ganhará um gêmeo digital (digital twin). Trata-se de uma maquete virtual da plataforma, a partir da qual pode-se aplicar remotamente ideias e ações com potencial para redução de custos e aumento da eficiência e segurança nas operações. Em vez de atuarem em alto-mar, porém, os empregados da companhia estarão no prédio administrativo de Vitória (ES).

FOTO FERNANDO CÉSAR / AGÊNCIA PETROBRAS

Com o desenvolvimento da ferramenta será possível acessar os dados da plataforma em tempo real, visualizar e navegar pelos módulos da unidade e realizar treinamentos virtuais. A interação com ativos virtuais, em vez de usar suas contrapartes reais, evita riscos para o trabalhador e para os equipamentos.


Conexões para Inovação


Essa é mais uma ação do programa Petrobras Conexões para Inovação que é composto por uma série de iniciativas voltadas à inovação por meio do estímulo ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de petróleo, gás e energia. O primeiro módulo lançado em julho último, em parceria com o Sebrae, tem como objetivo estimular o ecossistema de inovação das startups, pequenas empresas inovadoras e instituições de ciência e tecnologia.


As ferramentas que servirão de base para a experiência são: Plataforma Integrada de Desenvolvimento de Projetos de Engenharia - Base de Dados 3D e Fluxogramas de Processo e Plataforma Unificada do Ativo Digital em Realidade Virtual e Aumentada.

Saiba mais sobre a tecnologia digital twins:

https://nossaenergia.petrobras.com.br/pt/energia/o-que-sao-digital-twins-e-como-podem-aumentar-a-eficiencia-operacional/


Fonte: Agência Petrobrás

13 visualizações
banner-siemens-plm-160x600-pt.jpg
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br