A plataforma P-50, que opera no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, ganhará um gêmeo digital (digital twin). Trata-se de uma maquete virtual da plataforma, a partir da qual pode-se aplicar remotamente ideias e ações com potencial para redução de custos e aumento da eficiência e segurança nas operações. Em vez de atuarem em alto-mar, porém, os empregados da companhia estarão no prédio administrativo de Vitória (ES).
Com o desenvolvimento da ferramenta será possível acessar os dados da plataforma em tempo real, visualizar e navegar pelos módulos da unidade e realizar treinamentos virtuais. A interação com ativos virtuais, em vez de usar suas contrapartes reais, evita riscos para o trabalhador e para os equipamentos.
Conexões para Inovação
Essa é mais uma ação do programa Petrobras Conexões para Inovação que é composto por uma série de iniciativas voltadas à inovação por meio do estímulo ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de petróleo, gás e energia. O primeiro módulo lançado em julho último, em parceria com o Sebrae, tem como objetivo estimular o ecossistema de inovação das startups, pequenas empresas inovadoras e instituições de ciência e tecnologia.
As ferramentas que servirão de base para a experiência são: Plataforma Integrada de Desenvolvimento de Projetos de Engenharia - Base de Dados 3D e Fluxogramas de Processo e Plataforma Unificada do Ativo Digital em Realidade Virtual e Aumentada.
Saiba mais sobre a tecnologia digital twins:
Fonte: Agência Petrobrás
Kommentare