top of page
  • Foto do escritorBR40

Potencializando as capacidades humanas por meio da Inteligência Artificial Generativa

A Inteligência Artificial (IA) tem avançado rapidamente nas últimas décadas, transformando diversos aspectos da nossa sociedade. Um dos ramos mais promissores e que tem crescido exponencialmente é o de Inteligência Artificial Generativa. E nesse cenário de constante evolução, as discussões sobre o impacto da IA Generativa têm ocupado um lugar central em todos os mercados. Há diversos questionamentos e teorias sobre a probabilidade de essa nova onda de IA, em breve, “substituir” empregos tradicionais. Na minha visão, a realidade é mais complexa e promissora do que isso. Em um mundo no qual a inovação tecnológica caminha lado a lado com as aspirações humanas, a IA Generativa traz consigo o conceito de “capacidade aumentada”, uma perspectiva que impulsiona as habilidades humanas por meio da colaboração com a tecnologia.


Inteligência Artificial Generativa

A IA Generativa não é uma substituta para os trabalhos humanos. Ela é uma ferramenta que possibilita oportunidades de elevarmos nossas habilidades a novos patamares e de potencializarmos a nossa capacidade de realizar alguma ou mais tarefas. W. Chan Kim e Renée Mauborgne comentam no livro Beyond Disruption que, ao longo da história, muitas profissões foram transformadas ou mesmo desapareceram devido aos avanços tecnológicos, mas as pessoas sempre encontraram maneiras de se adaptar e se recolocar.


Por exemplo, a chegada da Internet, dos celulares e do wi-fi causou muita estranheza no mundo. Teve gente que resistiu. Hoje, são tecnologias fundamentais em nossas vidas. E é o que também vai acontecer com os modelos de IA Generativa. Eles chegam como aliados e com forte potencial de revolucionar a maneira como trabalhamos e vivemos, permitindo-nos criar, inovar e colaborar de maneiras que antes eram inimagináveis.


Criatividade amplificada pela IA Generativa


A criatividade é uma característica humana fundamental que tem impulsionado a inovação e o progresso ao longo da história. E dentro desse contexto, a IA Generativa pode amplificar essa capacidade ao oferecer novas perspectivas, insights e ideias. Se pensarmos em pessoas que são músicas, por exemplo, elas podem utilizar sistemas de IA para criar novas composições, artistas visuais podem gerar arte única e escritores podem receber sugestões criativas para suas histórias. Essa tecnologia atua, portanto, como uma ferramenta que expande o repertório criativo humano, permitindo a exploração de novos territórios artísticos e expressivos.


Siemens

Apesar de todo o potencial, é importante abordarmos as limitações e desafios éticos associados a esses modelos de IA. A questão da autoria, por exemplo, levanta preocupações sobre a originalidade e propriedade do conteúdo gerado por máquinas. Além disso, o viés presente nos conjuntos de Dados usados para treinar sistemas de IA Generativa pode levar a resultados tendenciosos e preconceituosos.


Atuando na resolução de problemas complexos


A Gen AI também tem demonstrado sucesso na resolução de problemas complexos. Em campos como a ciência e a engenharia, a capacidade de gerar modelos, simulações e designs inovadores por meio da IA pode acelerar a busca por soluções eficientes. Essa ferramenta permite ainda explorar uma ampla gama de possibilidades, otimizando parâmetros e identificando abordagens que podem não ser evidentes para os humanos. E isso é muito valioso se pensarmos o quanto esses modelos podem nos auxiliar no dia a dia, seja na vida profissional ou pessoal.


Falando de uma ferramenta básica que é o Excel: ele facilita diversos processos, aumenta a produtividade de quem o utiliza e, se realmente bem utilizado, ainda oferece baixo risco de erro. Para quem atua com esse editor de planilhas, imagine potencializar o que já é feito ali por um humano, como a quantidade de novos Dados que podem ser gerados e utilizados de forma estratégica em uma companhia. E, vejam, estou falando sobre um trabalho em conjunto. Pessoa humana que atua com o Excel somada às oportunidades que a IA Generativa oferece.


Interplast 2024

Colaboração e Sinergia


Nesse contexto, a Gen AI também pode potencializar a inovação em setores que dependem fortemente de Dados, como marketing e pesquisa de mercado. Ao analisar grandes volumes de informações, modelos de IA Generativa podem identificar tendências, padrões e correlações que escapariam à atenção humana. Contudo, isso só será percebido e compreendido por uma pessoa que entende do negócio. É imprescindível a figura de um humano para interpretar essas informações, pois só ele poderá afirmar se o resultado entregue faz ou não sentido para aquele negócio.


O papel das empresas na revolução tecnológica


As organizações têm um papel fundamental no avanço da IA Generativa de maneira responsável. Na Thoughtworks, estamos trabalhando fortemente para que essas tecnologias se tornem amigáveis, intuitivas, e que sejam utilizadas de modo que se possa aproveitar ao máximo os seus potenciais para que, de fato, causem um impacto social positivo.


Também é de suma importância pensarmos em capacitação. Há uma demanda grande de profissionais qualificados no mercado de tecnologia e, se pensarmos em IA Generativa, que é um modelo de IA que só ganhou um destaque maior, em termos de mídia, nesses últimos meses, temos, como empresa, a responsabilidade de oferecer oportunidades de capacitação não só internamente, mas pensando na sociedade como um todo.


EXSTO

Tecnologia Democrática


Voltando na questão de potencializarmos nossas capacidades como seres humanos, dentre as diversas oportunidades que a Inteligência Artificial Generativa traz a isso, gosto de reforçar o quanto ela é democrática e acessível. Ao contrário de muitas tecnologias que são mais limitadas, os diversos modelos de Gen AI estão se tornando uma ferramenta ao alcance de todos. Com a evolução constante das plataformas e ferramentas de código aberto, bem como o aumento da disponibilidade de recursos online, agora qualquer pessoa com acesso à internet pode explorar e utilizar a capacidade criativa e inovadora desses sistemas. Isso não apenas democratiza a criação de conteúdo, mas também diversifica as vozes e perspectivas que contribuem para o cenário criativo global.


Humanidade Aumentada


Tenho, portanto, uma visão muito otimista em relação ao uso dessa tecnologia e, na minha percepção, com estudos e vivência na área, não creio que ela chegará para substituir as habilidades humanas. Por meio de uma colaboração harmoniosa entre humanos e IA Generativa, podemos criar um futuro em que nossas capacidades sejam ampliadas.


E ao potencializar as capacidades humanas, a Inteligência Artificial Generativa expande possibilidades trazendo o conceito de “humanidade aumentada”. No entanto, é crucial abordar essas tecnologias com um olhar ético e crítico, garantindo que elas sejam usadas para promover o bem-estar humano e a progressão da sociedade. E, ao abraçar essa revolução tecnológica com responsabilidade e visão de futuro, podemos trilhar um caminho que promete não apenas transformar nossas vidas profissionais, mas também enriquecer nossa jornada como seres humanos.


Por Alexandre Klaser, diretor de Transformação Digital & Operações (DTO) da Thoughtworks Brasil.

Fonte e imagem: InforChannel


Eletro Metal Mecânica

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page