top of page

Próximos Passos da Indústria 4.0: Destaques do Relatório da KPMG

A KPMG publicou a pesquisa “Transformação do modelo de negócios: a próxima etapa da Indústria 4.0” (do inglês Business model transformation: The next stage of Industry 4.0), que apresenta uma análise dos principais fatores que impulsionam a transformação do modelo de negócios e as diferentes abordagens à elaboração e execução de mudanças operacionais de grande alcance.


Rodrigo Portes: Executivo, Palestrante e Mentor de Vendas B2B Industriais

O relatório apresenta uma abordagem ampla sobre como aplicar uma série de tecnologias para mudar a maneira pela qual uma empresa como um todo faz acordos.


O levantamento traz também os prinicpais benefícios potenciais que podem ser mensurados através aceleração da digitalização através da Indústria 4.0.


Indústria 4.0 - Principais Benefícios


  • Potencial aumento de Receita obtida de serviços;

  • Aumento integração digital da cadeia através da Indústria 4.0. pode ampliar receita obtida dos canais digitais e das assinaturas nos serviços;

  • Eficiência operacional pela digitalização traz impactos na redução de custos operacionais;

  • Maneiras diferentes de monetizar dados operacionais;

  • Eficiência nas decisões proporcionadas pela digitalização e dados operacionais de tarefas que podem ser reduzidas como resultado da transformação;

  • Modelo com maior maturidade digital, tendem a agilizar o modelo de atendimento comercial, aumento, por exemplo, o número de clientes atendidos por vendedor.


Metalurgia 2023 - Feira e Congresso

“Ao fazê-lo, a empresa pode desenvolver uma relação mais profunda e rica com os clientes e por um período contínuo. Como resultado disso, a relação torna-se menos transacional e mais mutuamente benéfica. Os fabricantes industriais devem ser capazes de engajar projetos de inovação que possam levar a melhores produtos, tanto para o usuário final quanto para o produtor”, disse o sócio-líder da área de consultoria da KPMG no Brasil e na América do Sul, Dustin Pozzetti.


“A verdadeira transformação passa necessariamente pela digitalização. Proporcionando perenidade, agilidade e resiliência. A digitalização empurrar para naturalmente a organização planejar novos modelos de negócios, especialmente baseado no valor dos dados que vem da operação.” disse o sócio-líder da área de consultoria da KPMG no Brasil e na América do Sul, Dustin Pozzetti.


Indústria 4.0 - Novos Modelos de Negócios


Alguns exemplos de transformação do modelo de negócios apontados incluem os seguintes:

  • Construção de infraestruturas de dados completamente novas;

  • Mudança radical nas abordagens de vendas do preço por peça para os modelos como serviço;

  • Separação de compartimentais na empresa e, por exemplo, diminuição da discrepância entre o desenvolvimento de produtos e o marketing e vendas;

  • Refinamento dos processos de gestão de relacionamento com o cliente e de serviços para o desenvolvimento de uma relação contínua com o cliente.


Artigo Siemens

Segundo o documento, os fabricantes industriais estão entrando em uma nova fase da jornada de transformação digital que é maior em termos de escopo e complexidade do que antes. A partir disso, o texto explicita como eles devem enfrentar essa próxima etapa da indústria 4.0 e quais oportunidades provavelmente surgirão se fizerem isso de maneira bem-sucedida.


“As empresas enfrentam várias dificuldades-chave para se transformar. Os líderes corporativos devem começar cedo a desenvolver habilidades em toda a organização e todo funcionário precisa estar digitalmente consciente e capaz de utilizar as tecnologias necessárias no trabalho. Isso é algo que a gerência deve prever para que elas possam elaborar um processo de mudança na força de trabalho", destaca o sócio-líder de manufatura industrial da KPMG no Brasil, Luiz Sávio.


O DNA da Indústria 4.0 é a busca pela digitalização fim a fim da cadeia de valor do modelo de negócio.

“O tema central da Indústria 4.0 não é a aplicação de determinada tecnologia. Ela sempre é e será um meio, nunca um fim. O DNA da Indústria 4.0 é a busca pela digitalização fim a fim da cadeia de valor do modelo de negócio. Portanto, é muito relevante que o conhecimento tecnológico aplicado às operações é central para a verdadeira transformação digital das organizações. A partir daí falar também em novos modelos de negócios – baseado nos dados da operação por exemplo – passa a ser um movimento absolutamente natural para as indústrias.” destaca o sócio-líder de manufatura industrial da KPMG no Brasil, Luiz Sávio.


white paper siemens

Colete dados e introduza à Indústria 4.0 em sua empresa


A coleta de dados é o primeiro passo para obter insights valiosos sobre a operação de uma manufatura. E é aí que entra a Sigmais IoT, uma empresa especializada em soluções de Internet das Coisas (IoT) que pode ajudar os clientes nessa jornada.


Através da implementação de sensores e dispositivos inteligentes, a Sigmais possibilita a captura de dados em tempo real em toda a linha de produção. Esses dados são transmitidos para uma plataforma em nuvem, onde são processados e transformados em informações acionáveis.


A Sigmais oferece um modelo de negócio inovador, conhecido como HaaS (Hardware as a Service), que permite às indústrias usufruir de soluções completas de IoT sem a necessidade de criar ou construir uma estrutura própria de energia ou conectividade. Com o HaaS da Sigmais, as indústrias podem adquirir uma solução completa que inclui dispositivos inteligentes, conectividade embarcada e plataforma em nuvem.


A participação da Sigmais no setor industrial tem sido significativa, com a empresa oferecendo soluções inovadoras e eficientes para empresas desse segmento. Um exemplo disso são os sensores Sigmeter Pulse e Sigmeter 4 a 20MA, que têm sido utilizados com sucesso em diferentes aplicações industriais.


Rodrigo Portes

Por: Rodrigo Portes

Diretor de Vendas | Diretor Comercial | Gerente Nacional de Vendas | Gerente de Vendas Sênior | Mentor | Palestrante | Autor | Transformação Digital | Indústria 4.0

Fonte: Linkedin Rodrigo Portes - BR4.0


Maturidade 4.0

コメント


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page