top of page

Quais as principais tecnologias na Indústria e como impactam o setor

Que o avanço da tecnologia revolucionou o mercado e trouxe mais competitividade às empresas não é mais uma novidade, certo? Afinal, trata-se de uma ferramenta essencial para agilizar processos, automatizar a rotina industrial e evitar a necessidade de mão de obra humana em trabalhos inseguros e/ou insalubres.


Carlos Eduardo Boechat
Carlos Eduardo Boechat

Em um mercado tão competitivo, é fundamental usar os dispositivos tecnológicos para se destacar perante a concorrência. Indústrias que não investem na tecnologia dificilmente permanecerão ativas no mercado.


Neste artigo vou falar das principais tecnologias utilizadas na indústria.


Internet das Coisas (IoT)


O conceito do IoT trata da conexão entre objetos físicos por meio do uso de sensores e softwares que permitem reunir e transmitir dados. A comunicação entre as máquinas e dispositivos pode ser realizada através de radiofrequência (RFID), Bluetooth, Ethernet, WiFi, entre outros.


Isto possibilita a interconexão de dados e sistemas, permitindo formar o ecossistema cibernético, no qual conseguimos obter a interoperação completa e total da planta industrial, que podemos chamá-la de planta digital.


Existem muitas possibilidades de aplicação desta tecnologia na indústria. No Brasil e no mundo, já estão sendo implementadas aplicações como:

  • controle de estoque;

  • controle de máquinas;

  • otimização de operações;

  • acompanhamento em tempo real da entrega de matéria-prima;

  • monitoramento de equipamentos;

  • dentre várias outras.


Webinar: Transformação Digital na Indústria

Hoje, a IoT pode ser aplicada tanto no processo de produção auxiliando na previsão de demanda, quanto no processo de logística possibilitando a criação de um estoque dinâmico e o acompanhamento da entrega dos produtos, por exemplo.


Adoção de tecnologias da indústria 4.0 vs Quadro de funcionários na pandemia - Fonte da Imagem: Portal da Indústria

Adoção de tecnologias da indústria 4.0 vs Quadro de funcionários na pandemia - Fonte da Imagem: Portal da Indústria


Cloud Computing


Cada vez mais, as indústrias estão sendo transformadas digitalmente — seja pela inserção da automatização com o uso de robôs, a implementação de conceitos de Internet das Coisas (IoT) ou até mesmo pela utilização de sistemas de gestão.


Contudo, manter toda essa evolução é algo caro e demanda um investimento constante por parte das empresas.

Dessa forma, o cloud computing surge como uma solução, permitindo que as indústrias possam usufruir de sistemas de gestão e ferramentas de administração sem a necessidade de criar infraestruturas de TI internas. Os sistemas em nuvem são muito mais baratos que manter o ambiente de tecnologia localmente.


A “nuvem” chegou para revolucionar completamente o modo como usamos a computação e armazenamos os nossos dados.


Utilizar a nuvem torna os processos produtivos ainda mais otimizados, uma vez que não é preciso preocupar-se com questões específicas ao hardware e focar nas próprias operações com velocidade e agilidade.


Intermach 2023 - Feira e congresso

5G - Conectividade


Possibilitando uma maior conectividade aos processos, a nova geração de rede deve impulsionar, no setor industrial, o uso de máquinas inteligentes e uma maior conexão entre os equipamentos e o armazenamento de dados.


Obstáculos para a empresa inovar - Fonte da Imagem: Portal da Indústria

Obstáculos para a empresa inovar - Fonte da Imagem: Portal da Indústria


Com uma velocidade estimada de 10 a 20 vezes maior do que a rede 4G, a tecnologia 5G chega para conectar tudo, em qualquer lugar, o tempo todo.


No entanto, a evolução dessa tecnologia não representa apenas mais velocidade, mas acima de tudo, uma mudança de paradigma nas comunicações, que possibilita a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio.

Assim, a utilização do 5G no setor industrial certamente irá acelerar inovações tecnológicas, que levará a indústria a uma nova era.


Webinar - A Jornada Rumo à Maturidade 4.0 - Um estudo de caso brasileiro

Quais os benefícios do uso da tecnologia na indústria?


Entre os benefícios da tecnologia na indústria mais comentados no ramo, pode-se destacar:

  • Maior velocidade nos processos: com a alta velocidade do 5G nas indústrias, as máquinas inteligentes poderão executar suas operações com dados armazenados na nuvem. Aumentando a eficiência dos equipamentos e compartilhamento de informações em tempo real.

  • Maior conectividade e estabilidade: com o tempo de resposta de internet próximo a zero, será possível conectar mais equipamentos e dispositivos ao mesmo tempo sem gerar instabilidade ou comprometer a eficiência dos processos.

  • Mais segurança e conformidade: com todas as informações relevantes de produção na nuvem e transitando de uma máquina à outra, é crucial que a internet esteja bem protegida, a fim de garantir a integridade das informações. A rede 5G promete vir com um protocolo avançado de segurança que irá dificultar o vazamento de dados e a invasão da rede.

As inovações tecnológicas são diferenciais que devem ser aproveitadas pela indústria de maneira planejada e eficiente. Quanto mais rápida for a adaptação às novas ferramentas, mais fácil será obter resultados positivos.


Carlos Eduardo Boechat

Carlos Eduardo Boechat

Diretor Associado de Industry X na Accenture | Diretor Executivo | Empreendedor | Conselheiro | Consultoria | Estratégia | Tecnologia | Inovação | Transformação Digital | Indústria 4.0 | Mentoria | Palestrante | Mestrado Publicado • 1 a

Linkedin - Youtube - Colunista BR40



Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page