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Quais os pilares da transformação digital nas Indústrias

A transformação digital é um conceito que, nos dias atuais, já deveria estar presente no dia a dia das indústrias. Em minha experiência, trata-se de uma tendência que vem crescendo em ritmo acelerado devido à crise financeira e de saúde pública nas quais estamos inseridos.


Carlos Boechat - Diretor Associado de Industry X na Accenture e Especialista em Transformação Digital

Grandes empresas já declararam que acreditam que o digital revolucionará o cenário industrial, entretanto, apenas uma pequena parcela destas indústrias está preparada para isso. A transformação digital necessita de adaptação constante de modelos de negócios e a mudança de mindset é essencial para que seja incluída na rotina das empresas como algo natural e para que isso aconteça de forma adequada, existem os quatro pilares que devem ser trabalhados:

  • Tecnologia;

  • Processos;

  • Pessoas; e

  • Modelos de Negócios.


Fonte da imagem: Milestones in the digital evolution – Roland Berger – Trend Compedium 2030 – October 2017


1- Tecnologia


A digitalização de negócios é o meio para alcançar os objetivos e resultados de negócios responsáveis por fornecer benefícios no mercado e tornar as empresas mais produtivas, inovadoras e competitivas.


A tecnologia garante maior agilidade e eficiência nos processos. Sem ela, a baixa produtividade nas indústrias é garantida e em um mercado cada vez mais concorrido, agilidade e eficiência são primordiais.

À medida que ela evolui, a cadeia de processos voltada para atendimento, fornecimento de informações e todas as outras cadeias relacionadas ao cliente precisam ser mais ágeis, mantendo alta qualidade.



Por meio da tecnologia, os procedimentos manuais são substituídos e a divisão de trabalho é melhor gerenciada, contribuindo para a eficiência dos colaboradores e elevando a qualidade de entrega.


Além de todos estes benefícios, acredito que seja importante dizer que este tipo de tecnologia não está restrita a grandes indústrias. Independentemente do porte, todas elas podem ter acesso a soluções tecnológicas capazes de realizar o gerenciamento da rotina do trabalho.


2- Processos


Em um cenário cada vez mais dinâmico, aqueles que não conseguem entregar os resultados de acordo com as novas demandas podem ficar para trás, obsoletos e sem competitividade.


O pilar de processos refere-se a estruturação a qual envolve a análise de todos os possíveis impactos da tecnologia para entender, antecipar e minimizar os efeitos colaterais indesejados.


Para isso, é necessário investir em tecnologias e ferramentas, objetivando que tarefas manuais sejam executadas com rapidez, desafogando a rotina da empresa. Além de acelerar os resultados, a automatização de processos propicia maior tempo para os colaboradores se dedicarem às atividades estratégicas que conferem retornos maiores em longo prazo para o negócio.


Digitalizar processos internos permite maior fluidez e dinamismo para o trabalho.



3- Pessoas


Pessoas são o elemento central da transformação digital e estão diretamente relacionadas ao sucesso desta ação.


Isto porque, de acordo com minha experiência, a adequação dos processos é imprescindível e o aspecto humano é responsável pelo avanço tecnológico que não ocorrerá de maneira satisfatória sem que ele seja considerado. Além disso, grande parte dos projetos de análise de dados envolve experiência dos clientes ou dos colaboradores.


Em paralelo à transformação digital, existe uma tendência mundialmente conhecida que aborda a humanização da tecnologia, evidenciando a relevância do aspecto humano em toda a cadeia produtiva, começando pela interação com o colaborador e terminando na experiência do consumidor final.


Atualmente, quem domina o mercado são os clientes e eles têm um grande impacto na reputação de uma empresa.


4- Modelos de Negócios


Que a tecnologia trouxe rapidez para todos os negócios, não é novidade. O mercado acompanhou essa mudança e se tornou, também, mais ágil. Desta forma, é possível identificar frequentes mudanças no cenário em uma velocidade nunca experimentada anteriormente.


Partindo deste princípio, as empresas precisam contar com um modelo de negócio que permita ser possível tomar decisões com agilidade e sensatez, prever e se adaptar rapidamente aos possíveis impactos que possam prejudicar ou trazer grandes oportunidades para a empresa.



O objetivo da transformação dos Modelos de Negócios é garantir mais inteligência, rapidez e garantir visões mais estratégicas para todo o empreendimento. Assim é possível aprimorar processos, prever movimentação no mercado e observar necessidades apenas utilizando informações para então lançar novos produtos ou modificar o segmento para que aconteça de maneira mais fluida.


Levando em consideração os quatro pilares da transformação digital nas indústrias, é possível identificar que essas se reinventam a cada dia, alinhando seus processos a seus modelos de negócios, buscando por inovação e conquistando seus espaços no mercado.


Carlos Eduardo Boechat

Diretor Associado de Industry X na Accenture | Diretor Executivo | Empreendedor | Conselheiro | Consultoria | Estratégia | Tecnologia | Inovação | Transformação Digital | Indústria 4.0 | Mentoria | Palestrante | Mestrado Publicado • 1 a

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