top of page
  • Foto do escritorBR40

Qual a importância de gerar Cadeias de Suprimentos sustentáveis?

Falar em sustentabilidade já deixou há muito tempo de ser um diferencial. Hoje, se trata de uma obrigação. Vemos cada vez mais empresas empenhadas em fazer jus ao comprometimento com a causa ambiental impulsionadas pelo ESG (Environmental, Social and Governance), que ganha cada vez mais relevância. Por sua vez, mais do que entender e apoiar o conceito, é fundamental aplicá-lo em todos os aspectos organizacionais, sobretudo nas cadeias de suprimentos, uma vez que são elas que indicam o desempenho da empresa.


Antes de tudo, é importante destacar que o conceito de sustentabilidade no que condiz a cadeia de suprimentos vai muito além do aspecto fiscal e ambiental, tendo em vista que é necessário abranger todo o seu processo. E, justamente, esse é o ponto que gera dificuldades para líderes e gestores, no ato de aplicar novas metodologias e sistemas na execução dos trabalhos de forma eficiente.


Como prova disso, uma pesquisa realizada pela EY, que contou com 525 grandes empresas oriundas da Argentina, Brasil, Canadá, México e Estados Unidos, acerca das abordagens da Cadeia de Suprimentos sustentáveis, apontou que mesmo que os executivos tenham metas de sustentabilidade intrínsecas, poucos detém de visibilidade e tecnologia para mensurar os processos na prática.


Não à toa, esse é o principal desafio a ser superado nas organizações. Afinal, mais do que ter em mente a importância desses aspectos, é crucial que, para que uma empresa obtenha uma cadeia de suprimentos sustentável, é preciso ter em mente a importância de conhecer a fundo todo o seu processo logístico desde a produção até a distribuição, para que, assim, possam ser identificados pontos críticos que inibem a aquisição da inovação no processo produtivo.



Contudo, para que esse objetivo seja conquistado, é fundamental que haja ações internas antes de partir para o externo. Ou seja, enfatizar a importância de uma comunicação clara com o time e o envolver em todo o processo e abordagem. Até porque, são os colaboradores que irão ajudar no monitoramento e mapeamento do processo produtivo, com o intuito de localizar pontos de erros e falhas para saná-los.


Mas, a pergunta que não quer calar é: por que é tão importante gerar Cadeias de Suprimentos sustentáveis? A resposta é simples: a sociedade vem mudando a velocidade da luz. Se antes havia apenas a preocupação de se manter competitivo no mercado focando na melhor entrega, atualmente, as empresas devem se preocupar também com a ampla fiscalização do público que busca averiguar se, de fato, a organização está cumprindo aquilo que afirma estar realizando.


Sendo assim, além da melhor reputação perante o público em relação a sua conduta, as organizações que instauram uma Cadeia de Suprimentos sustentável também obtém benefícios como a otimização de tempo, redução de custos e processos, e a mitigação de perdas e desperdícios. E o resultado disso tudo? Aumento da produtividade, engajamento e maior vantagem competitiva.


Obviamente, esses ganhos brilham os olhos de líderes e gestores da área que buscam constantemente tais resultados. Porém, essa não é uma jornada fácil, considerando que o seu sucesso dependerá exclusivamente da mentalidade dos responsáveis pela organização estarem dispostos a mudarem a sua forma de gestão, de forma que não se moldem apenas no rápido retorno, mas nos trunfos a longo prazo.



E, considerando que a cadeia de suprimentos engloba toda a gestão produtiva da empresa, logo o seu uso abre margem para a importância da utilização de ferramentas que auxiliem na jornada rumo a sustentabilidade. Nesse aspecto, a tecnologia pode ser considerada a principal aliada, por gerenciar Dados e registros importantes da companhia a fim de dar um melhor direcionamento nas tomadas de decisões.


Mas, ninguém faz nada sozinho, e nenhum resultado aparece da noite para o dia. Por isso, para a empresa que busca transformar o processo logístico, ter a ajuda de uma consultoria especializada que guie as etapas de transição também é um ponto favorável, de forma que tenha respaldo de uma equipe que já está imersa nesses pilares e que poderá agregar em muito no desenvolvimento da organização.


Assim, podemos fazer mais um questionamento importante: por que aderir a cadeia de suprimentos sustentáveis agora? A resposta será com outra pergunta: por que não aderir? Os impactos da pandemia revelaram o quão essencial é olhar a fundo e administrar os processos logísticos para sobreviver em meio à uma crise. Hoje, mais do que produzir em larga escala, as organizações precisam estar atentas acerca de suas condutas e quais os impactos irá causa. E, para isso, implementar desde já a sustentabilidade nos processos é o que vai garantir o sucesso de amanhã.


Por Alêssa Ramos, gerente de negócios da SPS, uma das consultorias do mercado SAP Business One.

Fonte e imagem: InforChannel



160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page