top of page
  • Foto do escritorBR40

Revista da FIESC destaca a educação de excelência para uma nova indústria


Nova edição foi lançada nesta sexta-feira, dia 18, durante reunião de diretoria da entidade. Publicação mostra ainda a movimentação econômica e o potencial existente na Baía da Babitonga, a retomada do setor naval, além de trazer uma entrevista com Jorge Nemr, presidente da Diamante Geração de Energia, gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda.


Para ler a nova edição clique aqui


Florianópolis, 18.3.2022 - Uma transformação profunda na agenda de educação da FIESC se materializa na construção e inauguração de escolas e laboratórios didáticos, na implantação de novas tecnologias e metodologias e na abertura de milhares de vagas em novos cursos. Este é o tema da matéria de capa da revista Indústria & Competitividade de março, que mostra a essência do Projeto 20/30, o plano que orienta o reposicionamento. A publicação foi lançada nesta sexta-feira, dia 18, durante reunião de diretoria da FIESC.


Alguns dos pontos principais são a integração das entidades SESI/SC e SENAI/SC na área de educação, a oferta de jornadas formativas completas, desde a pré-escola até a pós-graduação, por meio de um projeto pedagógico integrado, a estruturação de um centro universitário voltado para a indústria e a criação da Escola de Negócios, dentre outras iniciativas. O objetivo é se antecipar às demandas do mercado e formar profissionais com os atributos requeridos pela chamada quarta revolução industrial.


A revista destaca ainda a movimentação econômica e o potencial existente na Baía da Babitonga, no Norte do Estado. Com investimentos bilionários em terminais portuários e de energia e em estruturas de apoio, o complexo caminha para se tornar uma das principais plataformas logísticas da América do Sul, mas há desafios a superar. Dentre eles estão a ampliação da logística terrestre de acesso à baía, incluindo ferrovias e rodovias, e obras de adequação para permitir a entrada de grandes navios.

A Construção Naval é retratada em reportagem que mostra a retomada do setor em Santa Catarina, com a construção de fragatas para a Marinha e a volta de encomendas de navios para o setor de Óleo e Gás. Já a Construção Civil é abordada em matéria que conta a história de todo o intrincado processo que permitiu a importação de aço da Turquia durante uma das maiores crises da história do setor, garantindo insumos para que os canteiros de obras não parassem.


A inovação é destacada na edição em diversas reportagens. Uma delas detalha o processo de criação do robô snake pela General Motors e o Instituto de Inovação do SENAI de Joinville, que começou inspirado pelos braços mecânicos do vilão dos filmes do Homem Aranha. Já o empresário Miguel Abuhab, destacado no perfil, é um inovador nato, criador das empresas de tecnologia Datasul e Neogrid. Matéria sobre o empreendimento dos irmãos Juliano e Bruno Mendes conta como eles desenvolveram um tipo de queijo semiduro com características únicas em Pomerode, que valeu a medalha de ouro em um dos principais concursos do mundo.


A entrevista principal da edição é com Jorge Nemr, presidente da Diamante Geração de Energia, gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. Ele conta como pretende conduzir o complexo a carvão até 2040 e também os projetos de geração a gás natural, que poderão mais do que duplicar a energia atualmente produzida pela empresa. No artigo, o presidente do Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados de SC, José Antônio Ribas Júnior, explica como o setor busca se posicionar no xadrez global de alimentos, especialmente diante da disposição da China em se tornar menos dependente de importações.



Fonte e Imagens: FIESC

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page