• Brasil 4.0

Petrobras desenvolve robô para pintura de plataformas


A Petrobras desenvolveu, em parceria com o Instituto Senai de Inovação de Joinville, um robô para pintar grandes superfícies planas verticais, como cascos de navios e plataformas. O sistema é pioneiro no mundo, em termos de conceito e produtividade, e está em fase de licenciamento para se tornar um produto comercial. Os testes realizados pela companhia no casco da P-35, localizada na Bacia de Campos, possibilitaram a redução da exposição humana ao risco em 88% e a diminuição dos custos de manutenção em 84%.


O robô tem potencial para realizar a pintura de uma superfície de 300 m² em uma hora, enquanto uma pessoa é capaz de pintar 20 m² no mesmo período. Durante o projeto piloto, o uso do robô permitiu à Petrobras reduzir o tempo de serviço de 35 dias (com andaime) para 14 dias (com robô) e o número de executantes da atividade de 20 para 6 pessoas, considerando o tempo real de embarque e de mobilização dos equipamentos.


“Com a simplificação da operação, além de maior produtividade, há ganhos em segurança, meio ambiente e saúde. O serviço executado por robô evita acidentes de trabalho, uma vez que o sistema é operado por meio de um painel de controle, localizado no convés da unidade. A atividade robotizada depende menos das condições de mar, por isso, no futuro, o potencial de ganho em produtividade poderá ser ainda maior do que o observado na fase de teste”, destaca o consultor André Koebsch, um dos idealizadores do projeto.

O desenvolvimento da tecnologia gerou três patentes, cujos pedidos foram depositados pela Petrobras no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em janeiro deste ano. Com isso, a companhia espera transferir a tecnologia para os fornecedores e possibilitar máxima aplicação em manutenção de plataformas.


Assista aqui a um vídeo do robô em operação.


Fonte: Agência Petrobras

20 visualizações
banner-siemens-plm-160x600-pt.jpg
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br