top of page
  • Foto do escritorBR40

Seis tecnologias imersivas que podem ser aplicadas aos negócios hoje

Desde 2021, muito se fala sobre o “Metaverso” e o que esta tecnologia pode trazer para o presente e futuro em termos de revolução tecnológica. Mas uma dúvida permanece: como você e sua empresa podem se preparar para essa nova realidade?


Embora existam algumas etapas a serem vencidas antes que o Metaverso se torne amplamente acessível, a boa notícia é que já existem tecnologias relacionadas ao Metaverso disponíveis e que podem ser aplicadas a muitos setores de negócios com ganhos significativos em produtividade, segurança e redução de custos. Das soluções simples e mais acessíveis a outras mais complexas e custosas, apresentamos seis exemplos que demonstram diferentes oportunidades de investimento em novas tecnologias para diferentes vertentes do negócio.


Reuniões, eventos e onboarding imersivos

A implementação de plataformas que permitem reuniões imersivas com até mais de mil pessoas já é uma realidade. Hoje já é possível realizar reuniões customizadas em ambientes virtuais que permitem apresentações de filmes, shows, espetáculos e palestras com som imersivo, em qualquer device e sem necessidade de dispositivos de Realidade Virtual (RV). Eventos assim podem reduzir custos com deslocamento e aumentar o engajamento dos colaboradores, principalmente dos que exercem funções remotas ou híbridas. As possibilidades do formato incluem ainda hologramas interativos, tours virtuais de ambientes corporativos em 360°, entre outros recursos que podem ser aplicados em projetos de Modern Workplace com o objetivo de melhor a experiência do colaborador e ajudar os clientes a atingir novos níveis de produtividade, engajamento e colaboração.


Treinamentos e simuladores virtuais 3D

Com a aplicação de treinamentos e simuladores virtuais em 3D, as empresas podem economizar recursos e equipamentos, além de reduzir o risco à segurança dos colaboradores em procedimentos de alto risco. Recentemente, ajudamos a Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, a melhorar a eficiência em saúde e segurança na produção de trabalho, por meio do desenvolvimento de um ambiente de Realidade Virtual para capacitação de funcionários. Em apenas quatro meses de operação, a plataforma trouxe impactos positivos na produtividade da empresa com redução de 30% no uso de máquina em treinamentos, além de contribuir para reduzir o período de aprendizagem em 17%.



Assistência remota com Realidade Mista

Apesar de não ser tecnicamente uma aplicação do Metaverso, equipamentos de Realidade Mista (RM) como Hololens e o Magic Leap podem ser utilizados para realizar atendimentos de assistência técnica remota de forma mais imersiva. Esse tipo de solução já é utilizado por alguns dos nossos clientes no Brasil e na América Latina, com ganhos expressivos em indicadores de performance, otimização de recursos e mão de obra especializada e redução de custos de deslocamento. Setores como Indústria, Saúde e Finanças podem se beneficiar dessa solução, bem como empresas que possuem filiais distribuídas por mais de um estado ou região.


Montagem e manutenção guiada

Outra aplicação para os devices de Realidade Mista é a de guias para profissionais em tarefas complexas. Aliando óculos de RM com Inteligência Artificial, é possível desenvolver processos de manutenção e verificação de falhas com suporte ao operador, mostrando por meio de holografias o passo a passo das tarefas que devem ser executadas. Além disso, é possível gravar e armazenar todo o processo, facilitando a consulta futura. A tecnologia, já aplicação em clientes na América Latina, impacta diversos indicadores, incluindo redução de riscos e ganhos produtivos e qualitativos na performance da empresa.


Analytics com Realidade Aumentada

Um ponto crucial para a inovação é a convergência entre tecnologias. A junção da Internet of Things (IOT), que captura sinais, indicadores e logs dos equipamentos conectados, com soluções de Machine Learning é uma das novas ofertas no segmento de Analytics. A solução, recentemente implementada em um projeto para um dos nossos clientes da indústria brasileira, permite entregar in-loco e com mais eficiência os indicadores e previsões de ruptura, desgaste, parada e de risco para o equipamento ou operação. Óculos de Realidade Aumentada (RA) ou Realidade Mista (RM) são usados para distribuir informações e indicadores, alertas e predições de forma geo-localizada. Desse modo, é possível entregar informações estratégicas de forma direta e em tempo real, o que é valioso, por exemplo, para empresas dos setores do Agronegócio, Varejo e Finanças.



Metaverso industrial

O Metaverso Industrial é a convergência do Digital Twin – por sua vez, a junção entre IOT, Analytics e Modelos 3D – com a imersão das reuniões virtuais, possibilitando atividades de planejamento, operação e manutenção em um ambiente virtual. A solução permite, por exemplo, que especialistas acessem um ativo remotamente, trazendo melhorias nos indicadores de produção, e redução de riscos e custos de deslocamento. A solução vem sendo utilizada por clientes da área de Saúde, em estudos para a criação do “Gêmeo Digital” do paciente, que pode ser acessado e analisado por profissionais de diversas áreas e localidades.


Tendo em vista a ampla gama de tecnologias e aplicações potenciais, empresas que desejam explorar o potencial do Metaverso e suas soluções relacionadas precisam antes realizar uma análise cuidadosa por parte de um corpo técnico especializado e dotado de vasta expertise, que consiga avaliar os prós e contras de cada solução tecnológica, de acordo com os desafios específicos do negócio. Somente por meio dessa avaliação e de uma visão estratégica é possível empreender um processo orquestrado, seguro e sustentável de implementação das soluções que listamos neste artigo.


Por Alexandre Gonçalves Vasques, executivo de Tecnologias Inovadoras da DXC Technology.

Fonte e imagem: InforChannel



Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page