SENAI apresenta novidades em feira do setor de calçados
top of page
  • Foto do escritorBR40

SENAI apresenta novidades em feira do setor de calçados

SENAI vai participar da Fábrica Conceito, com alunos do curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados. Também vai levar novidades dos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia


Durante a FIMEC, alunos do SENAI serão responsáveis pela montagem e acabamento de nove modelos de calçados

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estará na 44ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), de 10 a 12 de março, em Novo Hamburgo (RS). Além da Fábrica Conceito, que terá a participação de 56 alunos do curso de Aprendizagem Confeccionador de Calçados, do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Calçado e Logística Industrial, de Novo Hamburgo, haverá um espaço para apresentar as novidades dos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia.


Uma das novidade é o Programa de Proficiência em Substâncias Restritas (PPSR), para melhorar a competitividade da cadeia de calçados para exportação, com apoio da Assintecal, CICB e Abicalçados. O programa, lançado recentemente, é para promover e comprovar a conformidade dos materiais quanto aos limites de substâncias restritas da legislação e normas nacionais e internacionais. O PPSR também viabiliza o processo de análise dos insumos utilizados pela indústria calçadista com custos reduzidos. O Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, em Estância Velha, responsável pelo PPSR, vai apresentar o programa em palestras durante a feira e terá um espaço para divulgação no estande.


O Insituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica também estará no evento mostrando a Deep Digital Manufacturing, e o IST do Calçado e Logística, o Footscanner. No espaço de educação haverá a apresentação do Inova SENAI, das Unidades Móveis e dos cursos técnicos.


A programação de palestras inclui também a transformação digital do curtume, a Indústria 4.0, Kind Leather: Ajudando a construir o futuro do couro, Lean Manufacturing: Eficiência para competitividade, Desenvolvimento de coleção – Exclusividade Atemporal e Alternativa para uma Produção mais limpa no Processo de Ribeira.


Na Fábrica Conceito, os alunos vão viver na prática o funcionamento de uma indústria calçadista. Eles serão responsáveis pela montagem e acabamento de nove modelos. Todo o processo do produto foi realizado pelos profissionais e mais de cem alunos do SENAI/RS.


Além do Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial, responsável pela maior parte dos processos, participam o IST em Couro e Meio Ambiente, que realizou a etapa de desenvolvimento técnico do modelo; o Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, de São Leopoldo, que desenvolveu as matrizes de solado, e o Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros, que produziu o solado. Esta é a quinta vez que o SENAI/RS participa da Fábrica Conceito.


Fonte: Agência CNI de Notícias

Texto e foto: FIERGS



160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page