top of page
  • Foto do escritorBR40

Sergio Jacobsen, VP da Siemens Smart Infrastructure, assume como co-CEO da Micropower Energy no BR

  • Sergio Jacobsen se junta à Micropower após trajetória de sucesso na Siemens de mais de duas décadas iniciada como estagiário;

  • Na Micropower, o executivo seguirá aplicando a tecnologia para transformar a maneira como gerenciamos e consumimos energia;

  • O mercado demanda infraestrutura digitalizada, o uso de energias renováveis e a adoção de soluções sustentáveis, eficientes e competitivas de armazenamento de energia limpa;

  • Na Siemens, William de Almeida Pereira assume a liderança da Smart Infrastructure cumulativamente ao seu atual escopo de Head da área de Electrical Products (SI EP).


Sergio Jacobsen assume como co-CEO da Micropower Energy a partir de 1º de novembro. Foto: Divulgação Siemens

Após 22 anos como colaborador da Siemens Smart Infrastructure, Sergio Jacobsen assume como co-CEO da Micropower Energy no Brasil, a partir de 1º de novembro de 2022. Na Siemens, onde iniciou como estagiário, Sergio ocupou os cargos de Gerente de Vendas, Gerente de Smart Grids, Diretor, até se tornar Vice-presidente da Siemens Smart Insfrastructure, segmento da Siemens que foca em infraestrutura inteligente.


A mudança se dá em um momento de transformação do setor elétrico, que clama por modernização com a chegada de novas soluções digitais, a presença cada vez maior de energias renováveis no cenário, a demanda por melhor qualidade de energia e diminuição de emissões de carbono.


“Tenho total confiança que o mercado de storage irá crescer nos próximos anos, deslocando o consumo na ponta, reduzindo o consumo de diesel para geração de energia elétrica e agregando baterias à geração solar. Também vejo como promissor o mercado de leilões de reserva de capacidade que vão permitir o uso de soluções muito mais sustentáveis, eficientes e competitivas”, diz Sergio Jacobsen.



Na Siemens, Sergio usou a tecnologia para transformar a maneira como gerenciamos e consumimos energia, nos mercados de concessionárias de geração, transmissão e distribuição, assim como em indústrias. Desde o início, Sergio participou ativamente da evolução dos negócios com foco em cidades inteligentes brasileiras. E, à frente da Siemens Smart Infrastructure, trouxe soluções inovadoras, contribuindo para a transição energética brasileira.


"Para nós é uma grande conquista contar com Sergio Jacobsen à frente da Micropower. Ele é um executivo com o know-how necessário para potencializar a atuação da Micropower no segmento “as a service” e com os leilões de reserva de energia, os quais devem dar mais segurança e confiabilidade para o setor elétrico brasileiro", diz Marcelo Ávila, Vice-presidente de Soluções em Energia do Grupo Comerc.


Quem dividirá a função de co-CEO da Micropower com Sergio é seu atual CEO e cofundador, Peter Conklin. “Fico muito feliz e orgulhoso de ver a trajetória trilhada e grandeza que a Micropower alcançou nestes cinco anos de existência. As parcerias, clientes e excelência na entrega dos projetos nos qualificaram para atrair negócios cada vez maiores, assim como executivos altamente capacitados no setor, como é o caso com Sergio Jacobsen”, avalia Peter.


Na Siemens, William de Almeida Pereira assumirá a liderança da SI cumulativamente ao seu atual escopo de Head da área de Electrical Products (SI EP) no país. Com longa carreira na companhia, tendo passado por áreas de service, vendas e diferentes unidades de negócio, liderando importantes desafios nos últimos anos, com muito êxito, William de Almeida Pereira celebra sua nova posição em um cenário desafiador. “Estamos oferecendo tecnologia com propósito para nossos clientes. Neste momento em que a companhia completa 175 anos de existência, temos soluções que transformam a maneira como usamos nossos recursos, buscando eficiência energética, net zero e digitalização de dados”, diz o executivo.


Siemens detém 20% da Micropower Energy


Em meados de 2019, a Siemens Financial Services (SFS) – braço de investimentos da Siemens - adquiriu uma participação de 20% da Micropower Energy. A empresa disponibiliza aos clientes bateria para armazenamento como serviço (“bSaaS – Battery Storage as a Service”), que reduz os custos com eletricidade para os clientes e fornece energia muito mais rápida e limpa do que os geradores a diesel. Não há a necessidade por parte dos clientes de realizar investimentos em equipamentos e instalação, e o serviço é custeado pela economia gerada pelo armazenamento de energia.


Grandes consumidores de eletricidade como lojas de varejo, shopping centers, hotéis e plantas industriais podem reduzir significativamente os gastos com energia usando o armazenamento para substituir o consumo de energia nas horas de pico, momento em que os custos com eletricidade são maiores. Além disso, o serviço da Micropower Energy melhora a eficiência energética ao reduzir oscilações e evitar perdas causadas pelas interrupções da rede de distribuição.


Além de introduzir o conceito de armazenamento de energia no mercado brasileiro, o novo serviço reforça o uso de energia limpa no país, já que o Brasil utiliza anualmente mais de 2 bilhões de litros de diesel e derivados do petróleo para gerar eletricidade durante as horas de pico no consumo. Com a implementação dos sistemas de armazenamento, os clientes reduzirão a emissão de CO2 e poluentes, além de incentivar o uso de recursos renováveis no país. Grandes corporações fizeram das metas ambientais uma prioridade em suas atividades. Vale ressaltar que a ativação da bateria para gerar energia leva menos de 1 segundo em caso de queda na rede de distribuição, enquanto um gerador a diesel esse tempo fica entre 30 e 90 segundos.



Sobre a SI:

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.

No ano fiscal de 2021, encerrado em 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receita de € 62,3 bilhões e lucro líquido de € 6,7 bilhões. Em 30 de setembro de 2021, a empresa contava com aproximadamente 303.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Sobre a Micropower Energy

Fundada em 2017, a Micropower Energy é fruto de uma joint venture entre Micropower USA, Grupo Comerc Energia, Siemens e Equinor. A empresa atua no desenvolvimento, fornecimento e implantação de projetos que envolvam sistemas de baterias, como micro redes, sistemas isolados e sistemas híbridos, oferecendo energia de melhor qualidade e redução de custos de todos os segmentos da indústria, do comércio e do mercado agropecuário. Foi a primeira empresa no Brasil a oferecer Armazenamento de Energia como Serviço (Battery Storage as a Service - BSaaS) e faz parte do conjunto de soluções do Grupo Comerc Energia, maior plataforma de energia elétrica do Brasil. Hoje, a companhia também está estruturada para atender o mercado regulado no fornecimento de potência e energia.


Fonte e imagens: Asssessoria de Imprensa In Press Porter Novelli (Siemens)


Komentáře


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page