• Brasil 4.0

Sesi no Paraná orienta indústrias para este momento de retomada das atividades

Orientações atualizadas incluem medidas de segurança nos deslocamentos dos funcionários e em locais de grande concentração de pessoas


Nesse momento em que diversos setores da economia estão retomando suas atividades, após algumas semanas de paralisação por conta da pandemia de COVID-19, o Sesi no Paraná lançou novos materiais online com recomendações para auxiliar as indústrias paranaenses, elencando medidas que devem ser implantadas durante esse processo de retorno, para garantir a segurança de seus funcionários. “Como as orientações sobre saúde e segurança dos trabalhadores repassadas pelos órgãos competentes estão sendo atualizadas de forma muito rápida, estamos acompanhando esse movimento, atualizando também as nossas cartilhas e materiais, com recomendações para as indústrias paranaenses. Vale lembrar que cada município do Estado tem sua própria regulamentação e está estabelecendo uma rotina diferente de retomada das atividades, mas, de forma geral, as orientações são as mesmas e têm como principal destaque a obrigatoriedade do uso de máscaras, mesmo que caseiras, em ambientes públicos e com grande concentração de pessoas”, comenta Rosangela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep.

Para ela, o uso da máscara não deve ficar restrito ao ambiente de trabalho, mas também no deslocamento do trabalhador, tanto na ida quanto na volta para casa e, quando necessário a sua circulação na cidade. “A segurança dos funcionários também passa pelo momento de deslocamento. Com mais pessoas na rua e no transporte público, é preciso que a máscara seja utilizada durante o percurso de casa para o trabalho e do trabalho para casa, para evitar riscos para sua saúde, de sua família e também dos colegas de trabalho. Além disso, é preciso um cuidado para que essa máscara esteja sempre higienizada da forma correta, estando adequadamente limpa e conservada para que não haja contaminação”, completa.

Outras recomendações

Os novos materiais elaborados pelo Sesi no Paraná foram divididos por ramo de atividade das indústrias – alimentos e bebidas, construção civil, frigorífico, madeireira, metalmecânica e indústria geral -, trazendo recomendações específicas para cada uma delas, trazendo, inclusive, checklists com as medidas que cada uma delas pode – e deve – adotar neste momento. “Algumas das orientações valem para todos os ramos industriais, como evitar a aglomeração locais com maior concentração de pessoas, como os refeitórios. Além disso, independentemente de qual seja a área de atuação da indústria, é preciso ter uma atenção especial com a implantação dos planos de retomada para continuidade dos trabalhos em segurança”, conclui Rosangela. A gerente ainda lembra que o Sesi no Paraná tem uma central de saúde para atendimento dos funcionários das indústrias do Estado, que funciona por e-mail (centraldeinformacoes@sistemafiep.org.br) e Whatsapp (41 99602-6727). Todos os materiais podem ser consultados pelo site de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do Sesi no Paraná.


Fonte e créditos de imagem: Agência Sistema FIEP

25 visualizações
banner-siemens-plm-160x600-pt.jpg
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br