top of page
  • Foto do escritorBR40

Siemens acelera digitalização da MWM com soluções Brownfield e Insights Hub

  • Plataforma baseada em nuvem para a Internet das Coisas Industrial (IIoT) abre a possibilidade de acelerar a digitalização dos processos fabris;

  • Extração de dados de máquinas ferramentas é direta, transparente e ocorre em tempo real, o que gera mais eficiência e insights para as operações;

  • Tempo de parada de máquina diminuiu 19%; inspeções de rotina, 30% e a necessidade de emissão de relatórios, 92%;

  • Ganhos já são percebidos em economia de custos, menos paradas na linha de produção e otimização de tempo.

Os serviços de conectividade Brownfield oferecem uma solução transparente, segura e padronizada para extração de dados de máquina. Foto: Divulgação Siemens
Os serviços de conectividade Brownfield oferecem uma solução transparente, segura e padronizada para extração de dados de máquina. Foto: Divulgação Siemens

Uma das mais importantes fabricantes de motores, geradores e torres de iluminação do Brasil, a MWM, recém-adquirida pela Tupy, está acelerando sua transformação digital com as soluções da Siemens. Os serviços de conectividade Brownfield, que integram máquinas e equipamentos, estão transformando os processos operacionais da empresa por meio da tecnologia. A coleta de dados é realizada com o uso deste gateway e são enviados ao Insights Hub, plataforma baseada em nuvem para a Internet das Coisas Industrial (IIoT), onde são transformados em informações pertinentes.


Para conhecer o vídeo que mostra o projeto, clique aqui.


“Temos a coleta de dados em tempo real e a cada minuto. Com isso, reduzimos o tempo de parada da linha e conseguimos assertividade por meio da manutenção preditiva. Essa solução abriu os nossos olhos para o futuro”, diz Luiz Braggio, Gerente de Manufatura, Qualidade e Lean da MWM.


Artigo Siemens

Em termos de números, o uso das soluções diminuiu a parada dos equipamentos em 19%; inspeções de rotina, 30%. O tempo necessário para emissão de relatórios para análise de modo e efeito de falha foi reduzido em 92%, o que comprova que a digitalização é o caminho para a indústria, gerando mais eficiência e produtividade, transparência da operação, agilidade nas manutenções custos otimizados.


A MWM optou pelas soluções da Siemens para conseguir coletar dados de máquinas de diferentes fabricantes dentro de sua planta localizada em São Paulo. Com o uso do Brownfield, o cliente consegue conectar equipamentos novos e legados de maneira segura e centralizada em um servidor central. Essa solução dá ainda mais transparência aos dados da planta, e pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada cliente em relação à coleta das informações.


“Os serviços de conectividade Brownfield oferecem uma solução transparente, segura e padronizada para extração de dados de máquina. Após a coleta, estes são disponibilizados de forma criptografada, em diversos protocolos de alto nível. As informações podem ser utilizadas pelas equipes de manutenção ou de processos para diversas finalidades, gerando análises que trazem múltiplos benefícios, tais como a redução de paradas desnecessárias dos equipamentos, planejamento de manutenção e processo da linha, até indicadores que podem apontar o nível de eficiência e capacidade de produção das máquinas conectadas”, indica André Braga, Especialista em Soluções Digitais da Siemens.


White Paper Siemens

Com a solução, as equipes podem navegar em um aplicativo de Realidade Aumentada para monitoramento em tempo real dos equipamentos visando a manutenção preditiva. Outro recurso é focado nas informações de eficiência de cada máquina para aumentar a transparência em toda a operação da fábrica.


O caminho para a digitalização das organizações exige conhecimento, metodologia, priorização e o desenvolvimento de soluções personalizadas para cada indústria. “A nossa escolha com Siemens foi por um parceiro que já tem experiência nesse ramo”, afirma Michael Ketterer, Diretor da Unidade de Negócios de Contratos de Manufatura – Operações & Qualidade da MWM.


Sobre a Digital Industries:

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.


Metalurgia 2023 - Feira e Congresso

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Sobre a MWM

A MWM, recém adquirida pela TUPY - multinacional brasileira dedicada ao desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais para bens de capital, é fabricante de motores, geradores de energia e torres de iluminação. Há mais de sete décadas no Brasil, atende a diversos segmentos e exporta para mais de 45 países. A Empresa oferece soluções completas em descarbonização para o campo e para a cidade, possui um extenso portfólio de peças de reposição, e é referência em operações de contratos de manufatura. Seus clientes contam com uma renomada e capacitada rede de distribuição e serviços com mais de 1.300 pontos no Brasil e no mundo.

Acesse para mais informações aqui ou aqui.


Sobre a Tupy

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG e Joinville/SC, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México.

Acesse aqui.


Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli


Maturidade 4.0

Comentários


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page