Caminhões elétricos e-Delivery produzidos em Resende, no Rio de Janeiro, são carregados com família de equipamentos SICHARGE UC;
Novos modelos de negócios da companhia visam o fortalecimento de suas metas de descarbonização e sustentabilidade
A Siemens, líder em automação industrial e software, infraestrutura, tecnologia predial e transporte, amplia sua parceria com o primeiro e-Consórcio do país, idealizado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus e que deu origem à fabricação de caminhões elétricos em Resende, no Rio de Janeiro -- o e-Delivery. Atualmente, após a montagem dos veículos e-Delivery na linha de produção da VWCO, eles são carregados com o equipamento SICHARGE UC da Siemens, antes de serem enviados para os clientes na América Latina. Além disso, a Siemens já forneceu a linha Sicharge UC para diversos clientes que usam o e-Delivery em suas frotas.
O projeto do e-Consórcio e do e-Delivery se iniciou em 2019 e nasceu para prestar consultoria especializada em mobilidade elétrica, tendo como diferencial iniciativas que abrangem todo o ciclo de vida do veículo, da montagem na fábrica à infraestrutura de recarga. Inovação está no DNA da Volkswagen Caminhões e Ônibus e, em conjunto com parceiros de peso mundial para o negócio, passa a oferecer uma verdadeira consultoria para a viabilização da mobilidade elétrica.
“A Siemens está focada em oferecer tecnologia com propósito. Estamos muito felizes com essa ampliação da parceria com a Volkswagen, que se alinha à nossa estratégia de descarbonização e à visão estratégica sobre sustentabilidade. Incentivar a mobilidade elétrica dentro de nossos clientes contribui para a transformação do mundo em que vivemos”, diz Paulo Antunes, gerente de desenvolvimento de negócios de e-Mobility da Siemens.
Os carregadores de alta potência têm a capacidade de alimentar os caminhões com 100 kW ou 150kW de potência, de acordo com a sua configuração. Podem ainda recarregar múltiplos veículos sequencialmente com o fornecimento de equipamentos que se adaptam à estrutura do local, oferecendo inclusive todo o ajuste do sistema elétrico do local para permitir uma recarga segura e eficiente dos veículos.
Sobre a Smart Infrastructure:
A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.
No ano fiscal de 2021, encerrado em 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receita de € 62,3 bilhões e lucro líquido de € 6,7 bilhões. Em 30 de setembro de 2021, a empresa contava com aproximadamente 303.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.
No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.
Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa - InPress Porter Novelli
Comments