Siemens e Embeddo criam solução de inteligência artificial para operadora logística
top of page
  • Foto do escritorBR40

Siemens e Embeddo criam solução de inteligência artificial para operadora logística

Parceria entre a Siemens e a startup mostra a evolução dos novos contratos dentro do mercado de tecnologia


Monitoramento de passagens de nível em três estados brasileiros datava de décadas e precisava migrar para a digitalização


O SIMATIC IOT2050 conecta o sistema interno de TI e a nuvem, unindo dados de várias fontes em um único dispositivo


Mercado de mobilidade também faz parte da construção da infraestrutura de cidades inteligentes sendo o primeiro passo para uso da Inteligência Artificial (IA)


Empresa focada em inovação e digitalização, a Siemens uniu-se à Embeddo, startup de soluções baseadas em Internet das Coisas Industrial (IIoT) para a criação de uma solução de inteligência artificial para uma operadora logística que administra malhas ferroviárias em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Dentro dos processos do cliente, havia uma necessidade urgente para modernizar o monitoramento de passagens de nível, ou seja, um cruzamento entre uma ferrovia e uma estrada ou até mesmo um caminho mais simples.

SIMATIC IOT2050, da Siemens, foi a solução usada para digitalizar informações de cliente do setor de mobilidade. Foto: Divulgação


Em inúmeras localidades do país, as passagens de níveis têm décadas de existência e utilizam de mecanismos defasados como avisos sonoros, luminosos e barreiras físicas para o controle da passagem de veículos e transeuntes. Na maioria dos casos, a automação se fazia necessária, para uma operação mais segura e controlada e interligada a outros sistemas, como o de tráfego e o de segurança da cidade.


Seguindo seu propósito de impulsionar a próxima geração da transformação digital e da manufatura avançada na indústria, a Embeddo oferece tecnologias e soluções avançadas de IIoT que auxiliam a indústria na redução de custos, ganho de eficiência e melhoria de qualidade de processos e produtos. Trabalhando com a equipe da Siemens, foi possível oferecer uma solução completa de mobilidade para a concessionária.


Combinando o poder da Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, a Embeddo concebeu uma solução completa para o monitoramento de passagens de nível e prevenção de acidentes, integrando em sua arquitetura o gateway SIMATIC IOT2050 da Siemens. Esta combinação de hardware e software traz o caminho para o mundo digital de uma maneira fácil e de baixo custo. “Precisávamos de tecnologia de automação (TA) e tecnologia da informação (TI) e o SIMATIC IOT2050 tem os dois, o controle e o processamento em apenas um único equipamento. O mercado não tem isso, apenas a Siemens”, diz Maria Beatriz Ramos, Tech Lead da Embeddo.


O gateway inteligente IoT torna fácil o retrofit, aquisição, processamento, armazenamento de dados ou processo de múltiplas máquinas diferentes, assim como o envio desses dados para um sistema de TI ou baseado em nuvem. É extremamente simples de conectá-lo ao MindSphere ou qualquer outra nuvem. A solução de IoT da Siemens é ainda aberta e extremamente flexível para as mais diversas soluções. Dessa forma, foi possível a Embeddo desenvolver as mais diversas aplicações como, por exemplo, o uso de Inteligência Artificial para análise e classificação de imagens a fim de prevenir acidentes nas passagens de níveis junto ao controle inteligente do tráfego.


O hardware do novo gateway SIMATIC IOT2050 tem um design compacto e é baseado em tecnologia industrial robusta, confiável e de longa duração. O dispositivo é adequado tanto para a montagem da parede quanto da grade padrão, é equipado com um ARM 6548 (+Secure Boot), 2 GB de RAM DDR4 e várias interfaces, incluindo duas LAN Gbit, duas USB e uma interface serial e Arduino. Ele vem com o SIMATIC Industrial OS já instalado. O SIMATIC IOT2050 pode ser facilmente expandido para soluções sob medida com Shield Arduino e mini cartões PCIe, podendo ser usado expansores de comunicação 4G, CAT-M, NB-IoT, LoRaWAN, entre outras Ele também suporta Linux baseado no Debian. Há também muitas outras opções para programação em idiomas de alto nível.

SIMATIC IOT2050 é hardware e software para digitalização da indústria. Foto: Divulgação


“O SIMATIC IOT2050 abre o caminho para a digitalização das indústrias e das cidades inteligentes. E a partir do trabalho em conjunto com empresas de inovação, como a Embeddo, soluções disruptivas e de alto impacto podem ser desenvolvidas”, diz Bruno Moitrel, engenheiro de desenvolvimento de negócios da Siemens.


Sobre a Digital Industries:

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2021, encerrado em 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receita de € 62,3 bilhões e lucro líquido de € 6,7 bilhões. Em 30 de setembro de 2021, a empresa contava com aproximadamente 303.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website


Sobre a Embeddo:

A Embeddo é uma startup deeptech que tem como propósito impulsionar a próxima geração da transformação digital e da manufatura avançada na indústria, oferecendo tecnologias e soluções avançadas de Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e computação aplicada que auxiliam a redução de custos, ganho de eficiência e melhoria de qualidade de processos e produtos. Mais informações estão disponíveis na internet aqui


Fonte: Asssessoria de Imprensa - In Press Porter Novelli


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page