top of page
  • Foto do escritorBR40

Siemens e Microsoft trabalham juntas para impulsionar a adoção da IA em todos os setores

  • As empresas apresentam o Siemens Industrial Copilot, um assistente generativo operado por IA, projetado para aprimorar a colaboração entre homens e máquinas e aumentar a produtividade;

  • As empresas trabalharão em conjunto para montar copilotos adicionais para os setores de manufatura, infraestrutura, transporte e hospitalar;

  • Empresa líder no setor automotivo, a Schaeffler AG, foi uma das primeiras a adotar o Siemens Industrial Copilot;

  • O aplicativo Siemens Teamcenter para Microsoft Teams estará disponível em dezembro de 2023 e acelerará a inovação em todo o ciclo de vida do produto.


Siemens

Siemens e Microsoft fazem parceria para impulsionar a adoção da IA em todos os setores. Foto: Microsoft


A Microsoft e a Siemens estão aprofundando sua parceria, trazendo os benefícios da IA generativa para indústrias em todo o mundo. Como primeiro passo, as empresas estão apresentando o Siemens Industrial Copilot, um assistente desenvolvido em conjunto, alimentado por IA, que visa melhorar a colaboração entre homens e máquinas na produção. Além disso, o lançamento da integração entre o software Siemens Teamcenter para gerenciamento do ciclo de vida do produto e o Microsoft Teams abrirá ainda mais o caminho para viabilizar o metaverso industrial. Isso simplificará a colaboração virtual de engenheiros de projeto, colaboradores da linha de frente e outras equipes da empresa.


“Com esta próxima geração de IA, teremos uma oportunidade única para acelerar a inovação em todo o setor industrial”, disse Satya Nadella, Presidente e CEO da Microsoft. “Estamos desenvolvendo nossa colaboração de longa data com a Siemens e reunindo os avanços da IA na nuvem da Microsoft com a experiência da Siemens em domínio industrial para capacitar os trabalhadores da linha de frente e de TI com novas ferramentas alimentadas por IA, começando com o Siemens Industrial Copilot.”


“Junto com a Microsoft, a nossa visão compartilhada é capacitar os clientes com a adoção da IA generativa”, afirmou Roland Busch, CEO da Siemens AG. “Isto tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas projetam, desenvolvem, fabricam e operam. Tornar a colaboração entre homens e máquinas bem mais disponível permite que os engenheiros acelerem o desenvolvimento de códigos de software, aumentem a inovação e resolvam a escassez de mão de obra qualificada.”


Siemens

Uma nova era de colaboração entre homens e máquinas


O Siemens Industrial Copilot permitirá que os usuários administrem, otimizem e depurem rapidamente códigos de automação complexos e reduzam significativamente os tempos de simulação. Isso reduzirá uma tarefa que antes demorava semanas, agora para minutos. O copiloto recebe informações de automação e simulação de processos da plataforma de negócios digital aberta da Siemens, o Siemens Xcelerator, e as aprimora com o Azure OpenAI Service da Microsoft. Os clientes mantêm total controle sobre seus dados e estes não serão usados para treinar modelos de IA subjacentes.


O Siemens Industrial Copilot promete aumentar a produtividade e a eficiência em todo o ciclo de vida industrial. Usando linguagem natural, a equipe de manutenção pode ser auxiliada com instruções detalhadas para reparo e aos engenheiros com acesso rápido a ferramentas de simulação.


A visão: copilotos para todos os setores


As empresas preveem copilotos de IA auxiliando profissionais em diversos setores, incluindo manufatura, infraestrutura, transporte e hospitalar. Muitos copilotos já estão sendo planejados em setores industriais, como automotivo, bens de consumo e construção de máquinas.


A Schaeffler AG, empresa líder no setor automotivo, está entre os primeiros a adotar a IA generativa na fase de engenharia. E ajuda seus engenheiros a gerar código confiável para programar sistemas de automação industrial, como robôs. Além disso, a empresa pretende incorporar o Siemens Industrial Copilot durante suas próprias operações, visando reduzir significativamente os tempos de paradas e em seus clientes, em uma fase posterior.


“Com este piloto conjunto estamos entrando em uma nova era de produtividade e inovação. Este Copiloto Industrial da Siemens ajudará nossa equipe a trabalhar com mais eficiência, reduzir tarefas repetitivas e liberar a criatividade. Estamos entusiasmados com a parceria com a Siemens e a Microsoft neste projeto”, disse Klaus Rosenfeld, CEO do Schaeffler Group.


Siemens

A IA generativa facilita a colaboração virtual


Para levar a colaboração virtual entre equipes para o próximo patamar, o Teamcenter para Microsoft Teams estará disponível a partir de dezembro de 2023. Este novo aplicativo usa os avanços mais recentes em IA generativa para conectar funções em todo o ciclo de vida do projeto e fabricação de um produto, como trabalhadores da linha de frente às equipes de engenharia. Ele conecta o software Teamcenter da Siemens para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) com a plataforma de colaboração Microsoft Teams para tornar os dados mais acessíveis para os trabalhadores de fábricas e de serviço em campo. Isto permitirá que milhões de trabalhadores que hoje não têm acesso às ferramentas de PLM contribuam mais facilmente para o processo de projeto e fabricação como parte do seu trabalho diário.


A Siemens compartilhará mais detalhes sobre o Siemens Industrial Copilot na exposição SPS em Nuremberg, na Alemanha, em novembro de 2023.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagem: InPress Porter Novelli - Assessoria de Imprensa


Maturidade 4.0

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page