O programa de descarbonização visa economia significativa de energia e redução de 50% de CO2 em mais de 15 cervejarias e casas de malte da HEINEKEN em todo o mundo até 2025
Apoio à estratégia global da HEINEKEN com o objetivo de alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2 até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2040
Contrato de serviço de desempenho e monitoramento de cinco anos da Siemens para garantir a otimização contínua do projeto
A solução é escalável e foi projetada usando um gêmeo digital, otimizando os requisitos de aquecimento e resfriamento nos processos de produção e embalagem
Matthias Rebellius, membro do Conselho de Administração da Siemens AG e CEO da Smart Infrastructure e Dolf van den Brink, CEO da Heineken e Presidente do Conselho Executivo. Foto: Divulgação
A HEINEKEN, a cervejaria mais internacional do mundo, selecionou a Siemens como parceira para seu roteiro global de produção Net Zero, como parte das ambições da HEINEKEN de alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2 em todos os locais de produção até 2030.
As duas companhias trabalharão juntas em um programa de descarbonização de longo prazo que fará com que a Siemens implemente soluções de seu portfólio Siemens Xcelerator para reduzir o uso de energia em mais de 15 locais de produção de cerveja e malte da HEINEKEN, abrangendo instalações na Ásia, Américas e Europa. Locais adicionais serão incluídos em uma segunda fase.
A HEINEKEN e a Siemens colaboraram em um projeto inicial de consultoria e auditoria, usando um gêmeo digital para simular e analisar uma cervejaria da HEINEKEN no mundo virtual, identificando onde economias significativas de energia poderiam ser feitas. A simulação mostrou que aproximadamente 70% do uso de energia estava ligado ao aquecimento e resfriamento necessários para o processo de fabricação de cerveja. Ao otimizar e monitorar esses sistemas por meio de um programa de ponta a ponta, a Siemens estima economia de energia entre 15-20% e uma redução média de 50% no CO2 emitido em cada planta.
Dolf van den Brink, CEO da HEINEKEN e Presidente do Conselho Executivo, disse: “À medida em que continuamos a nos concentrar na nossa jornada para alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2, sabemos que devemos fazer movimentos ousados e ambiciosos para descarbonizar nossas operações globais. Assumir esse desafio com parceiros como a Siemens nos permite trazer conhecimento técnico e do setor para inovar rapidamente e em escala. Estamos animados por continuar esta jornada com parceiros que estão empenhados em ser pioneiros e em encontrar soluções de próxima geração, para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos de Net Zero.”
Para alcançar reduções direcionadas ao uso de energia e CO2, a Siemens implantará um programa de ponta a ponta de soluções e serviços que são escaláveis e replicáveis nas unidades de produção da HEINEKEN. Usando dados operacionais em combinação com o gêmeo digital em cada local, a Siemens projetará e implementará um sistema para eletrificar a produção de calor e resfriamento usando bombas de calor alimentadas por energia renovável, reduzindo a dependência de vapor gerado por combustíveis fósseis. O sistema será monitorado, controlado e otimizado usando algoritmos Siemens, que utiliza análises integradas para verificar dados da planta para reduzir os custos de energia e garantir a eficiência operacional.
"Estamos orgulhosos de ser um parceiro da estratégia Net Zero da HEINEKEN; uma jornada ambiciosa para alcançar a neutralização de gases de efeito estufa até 2040", disse Matthias Rebellius, membro do Conselho Administrativo da Siemens AG e CEO da Smart Infrastructure.
“Trabalhar com a HEINEKEN como parceira demonstra uma abordagem completamente nova para a descarbonização baseada em dados. Ao colaborar em um programa de ponta a ponta, podemos combinar hardware, software e análises para prever e entregar os resultados de longo prazo que são cruciais para todos os setores."
Como parte do acordo de parceria de longo prazo, a Siemens também fornecerá um contrato de desempenho e monitoramento de cinco anos, conectando as cervejarias aos sistemas da Siemens que usam dados para monitorar remotamente os locais de produção, garantindo que as melhores decisões sejam tomadas durante a operação.
Da cevada ao bar, a HEINEKEN continua a se concentrar em ações concretas para reduzir suas emissões de carbono, trabalhando em estreita colaboração com clientes, consumidores e fornecedores. Entre 2018 e 2022, a HEINEKEN já havia reduzido as emissões totais de carbono nos escopos 1 e 2 em 18%. Para conseguir isso, em 2022 ela aumentou seu consumo de eletricidade renovável para 58% e atualmente está investindo em soluções de calor renovável para suas cervejarias.
Em 2023, as metas de zero líquido e FLAG - Floresta (Forest), Terra (Land) e Agricultura (Agriculture) da HEINEKEN - foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), tornando-se a primeira cervejaria global a superar esse marco de sustentabilidade. Para obter detalhes completos sobre as metas baseadas na ciência da HEINEKEN, consulte o site da SBTi .
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Combinando os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.
No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de € 77,8 bilhões e lucro líquido de € 8,5 bilhões. Em 30 de setembro de 2023, a empresa contava com aproximadamente 320.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.
No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.
Sobre a Smart Infrastructure:
A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.
A HEINEKEN é a cervejaria mais internacional do mundo. Ela é a principal desenvolvedora e comerciante de marcas de cerveja e sidra premium e não alcoólicas. Liderado pela marca Heineken®, o Grupo possui um portfólio de mais de 300 cervejas e sidras internacionais, regionais, locais e especiais. Com os mais de 90.000 colaboradores da HEINEKEN, criamos a alegria da verdadeira união para inspirar um mundo melhor. Nosso sonho é moldar o futuro da cerveja e além para conquistar os corações dos consumidores. Estamos comprometidos com a inovação, investimento de marca a longo prazo, execução de vendas disciplinada e gestão de custos focada. Através do "Brew a Better World", a sustentabilidade está incorporada no negócio. A HEINEKEN tem uma presença geográfica bem equilibrada, com posições de liderança em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento. Nós operamos cervejarias, malterias, fábricas de sidra e outras instalações de produção em mais de 70 países. As informações mais recentes estão disponíveis no site da nossa empresa e siga-nos no LinkedIn,Twitter e Instagram
*Definido pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) como um mínimo de 90% de redução de emissões. As emissões residuais de 10% que não podem ser eliminadas de outra forma devem ser cobertas com soluções permanentes de remoção e armazenamento de carbono.
Fonte: Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli
Comments