top of page
  • Foto do escritorBR40

Siemens e SENAI assinam acordo de cooperação para projetos de educação, inovação e tecnologia

Siemens e SENAI assinam acordo de cooperação para projetos de educação, inovação e tecnologia com propósito


  • Parceria amplia relacionamento de longa data entre a empresa e a instituição e foca na formação profissional e transformação digital;

  • Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia terão acesso a tecnologias para acelerar a transformação digital;

  • Digital Experience Center irá receber professores e colaboradores para imersão em equipamentos, softwares e tecnologias da Siemens.


A Siemens, líder em tecnologia com propósito, assinou um acordo de cooperação com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para incentivar o intercâmbio de experiências com foco em educação e inovação, envolvendo os profissionais da companhia e colaboradores e alunos da instituição.


A reafirmação desta parceria, que nasce com a assinatura de um MoU (Memorandum of Understanding – Memorando de Entendimento) hoje em Salvador (BA), prevê desde a realização de treinamentos à criação de um calendário de visitas ao Digital Experience Center da Siemens (DEX) e apoio à transformação digital das escolas SENAI e dos Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia (ISI e IST) com o uso de tecnologias que aceleram a transformação digital. Durante este processo, haverá um acompanhamento de indicadores para avaliar a evolução das ações propostas.


O memorando foi assinado por Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens, e por Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI, durante a reunião de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) no SENAI CIMATEC, que reúne mais de 300 lideranças empresariais. O encontro tem por objetivo estimular a estratégia inovadora das empresas brasileiras e ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação. Para isso, realiza a interlocução entre iniciativa privada, academia e setor público. Portanto, não poderia haver ocasião melhor para a confirmação desta parceria.


O foco do memorando são treinamentos, fóruns de discussão e de troca de informações sobre tendências em tecnologias, como internet das coisas, edge computing, cloud computing, 5G, gêmeos digitais, entre outras. O acordo também estabelece a aplicação dessas tecnologias nos laboratórios SENAI e, possivelmente, em projetos desenvolvidos pelos Institutos SENAI de Inovação.


Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens, assina acordo de cooperação para projetos de educação, inovação e tecnologia com propósito com o SENAI. Foto: Divulgação/SENAI

“A assinatura do MoU celebra e consolida uma parceria de longa data entre a Siemens e o SENAI e traz uma nova perspectiva no âmbito da Inovação, com os ISIs (Institutos SENAI de Inovação) e os ISTs (Institutos SENAI de Tecnologia)”, diz Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens.


“A transformação digital da indústria e das rotinas de trabalho, que impactam diretamente os profissionais que precisamos qualificar, já é uma realidade e tende a se intensificar. Com a parceria com a Siemens, o SENAI fortalece sua atuação na formação de profissionais e na incorporação de tecnologias nas escolas e nas indústrias. É a união de esforços de duas instituições que são referências no Brasil e lá fora”, destaca o diretor-geral do SENAI e diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi.



DEX – Digital Experience Center

O DEX – Digital Experience Center apresenta o conceito de Empresa Digital (Digital Enterprise) em um ambiente com tecnologia de ponta. O objetivo é que os visitantes possam entender os benefícios que a digitalização traz para a indústria, sendo possível acessar conteúdos interativos para cada solução apresentada, como o Gêmeo Digital e o MindSphere, por meio de tecnologias complementares como modelagem 3D e realidade virtual.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.



No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagens: Assessoria de Imprensa - InPress Porter Novelli

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page